• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Aquário de água doce com micro sistema de aquaponia

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Como o prometido é devido, aqui fica o meu micro projeto de aquaponia!

O sistema conta atualmente com um aquário com 7 peixes de água doce/fria de 20 litros, uma bomba de 350l/h, um filtro, um tabuleiro com argila expandida, uma planta e 5 alfaces. O tabuleiro que serve também de filtro biológico está estrategicamente posicionado para criar uma mini cascata para oxigenação da água.

O sistema está a funcionar à uma semana e como esperado ainda não tem as bactérias necessárias para o bom funcionamento, logo as plantas ainda não tem o alimento necessário ao seu desenvolvimento.

8cbfab95019c28a6220a85aa6c9fec89.jpg
 

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Mensagens
1,617
Gostos Recebidos
0
projeto para 7 peixes

verdadeira obra de arte . maar

já estou imaginar 1 planta 5 esfalfes serem queimadas pelo esquentador ,assim que maquina de lavar começar trabalhar lá se vai Aquário pelo chão :naodigas:
vida de peixe e difícil
------------
esta muito bom micro sistema :espi28:
fica bem
bom 2016
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
O aquario esta pousado na banca da cozinha, nao na maquina de lavar, pelo que a maquina nao influi, e o esquentador tambem nao.

O que me preocuparia nesse sistema é a falta de luz.
A foto foi tirada a noite?
é que me parece nao ter luz natural.

Eu tenho um sistema semelhante, embora tenha sido construido de raiz para o proposito, e tive dois problemas:

1 - Luz
Nao tenho luz natural onde ele esta, pelo que tive de la colocar uma iluminaçao artificial
2 - Espaço superior, nao pude deixar por baixo do armario da cozinha porque o pimenteiro estava a crescer muito, tive de andar com ele para o lado e subir a iluminaçao.

Nao havendo nenhum destes dois problemas, os peixes nunca tiveram agua tao boa como vao ter agora e o desperdicio de agua passa a ser 0 porque nao se muda mais agua :)
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Cable-man, mesmo antes de ler os teus comentários já tinha passado o sistema para o peitoral da janela. No entanto foi um cuidado que tive logo à partida... Neste momento parece que já tenho o eco sistema a funcionar quase na plenitude.

Se esta experiência der certo, vou com certeza avançar para um projeto maior para tentar suprir na totalidade as necessidades cá de casa.

Cumprimentos
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
O sistema esta a arrancar, nao podes epsrar para jaa grandes resultados, maas mesmo assim, no inverno, em 17 dias essas alfaces ja deram um salto consideravel.

Esses morangeurios foram invernados?
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Quais são as plantas que você tem lá?
parece que você tem um bum pomar :36_2_51::espi28:

Neste momento tenho 6 pés de alfaces, 2 morangueiros, uma planta que tinha cá em casa (não sei o nome) e à dias deitei algumas sementes de coentros e espinafres que já está germinadas...

Cable-man, não efectuei isso...
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Estava a perguntar porque os morangueiros precisam passar por um periodo de invernaçao para depois começarem a dar.
Se foram comprados sem a invernada feita, e foram para dentro de casa onde é smepre relativamente quente, ha uma forte possibilidade de nao darem ou darem muito pouquinhos morangos.
 

ilenaferr

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 25, 2016
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
se agora é em invernaçao quanto ir a crescer quando chegam primavera ?!

o.o!!
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
cable-man por acaso não tinha conhecimento de tal factor.

Vamos lá ver se eles vão produzir.

Cumps
 

xacazulu

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 23, 2009
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas,

Eu tenho um aquario de 150 lt e também vou colocar um mini sistema aquapónico.
 
Topo