• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

projecto hidroponico

Gizmo_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2015
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
olá pessoal,
Estou a fazer um sistema hidroponico, é a minha primeira vez, gostaria de contar com a ajuda dos mais experientes no assunto ;).
Vivo no Luxemburgo, um país frio eheh, tenho o sistema pronto a funcionar numa estufa, mas ainda não o liguei porque as temperaturas têm rondado os -4º de mínima e os 7º de máxima. ( mais logo já posto umas fotos do sistema hidroponico que fiz)
- Com este intervalo de temperaturas surge a primeira duvida, qual a temperatura mínima para por o sistema a funcionar, ainda é muito baixa presumo, não ?
- Já tenho plantas germinadas em espuma fenolica, comprei uns quadrados e aparentemente esta a germinar bem, embora estejam a crescer muito, não furei os quadrados ate ao fim, mas só até meio e dá-me a ideia que a raiz não fura aquilo, será ? (fotos mais logo)
- Tenho visto na net, pessoal que faz a germinação em lã de rocha (rockwool) já experimentaram? qual é o melhor método, espuma fenolica ou lã de rocha ?

Algum conselho para quem esta a começar neste "mundo" ? para evitar os erros de principiantes ...

Cumprimentos
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Ambas sao descartaveis, por isso é uma questao de preferencia pessoal/disponibilidade/preço.

As temperaturas, se dentro da estufa tens temperaturas negativas, nao vale a pena colocar la nada, a agua vai congelar.

Tanto na espuma como na la de rocha, como no mapito, no coco e em todos os substractos proprios para hidroponica, as raizes furam isso com uma facilidade tremenda.
 

Gizmo_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2015
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
em seguida as fotos da minha estufa com o projecto hidroponico
 

Anexos

  • 20160313_110653.jpg
    20160313_110653.jpg
    85.2 KB · Visualizações: 43
  • 20160313_110645.jpg
    20160313_110645.jpg
    97.2 KB · Visualizações: 38
  • 20160313_110637.jpg
    20160313_110637.jpg
    67.9 KB · Visualizações: 42
  • 20160313_110625.jpg
    20160313_110625.jpg
    71.9 KB · Visualizações: 38
Última edição:

Gizmo_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2015
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Boas, Estou um pouco desiludido com o meu sistema hidroponico, as alfaçes nao morreram, mas tambem não cresceram ... apenas chegou hoje o meu medidor de PH e EC, o ph esta com 7 e a CE esta com 1500u .
Pelo que li as plantas precisam de 5.5 a 6.5 de PH e CE de 1000 a 1500u , estão correctos esses valores ? Que outras razoes podem levar a que as alfaces não desenvolvam ?
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Pelas fotografias nao é perceptivel por onde entra e sai a agua dos tubos.

Quais os fertilizantes que esta a usar?
 

tiluis

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2007
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
Olá. Pelas fotos aparenta que as inclinações da tubaria não estão nas melhores opções. Isto é, considerando que a entrada de água é pelo tubo amarelo, a saida deveria estar num ponto mais baixo, para que a água não acumule dentro da tubaria e tudo o que entra volte a sair para o balde. Mesmo que ao longo de todo o comprimento da tubaria esta esteja sempre com inclinação "para a saída" o redutor da saída em PVC (considerando que este seja a saída) deveria estar pela parte de baixo do tubo. Isto é, rodar o redutor para que a saída da àgua nao tenha ali nenhma obstrução e fique acumulada.
Isto é, teoricamente, o ideal é que a àgua desde que entre até sair esteja sempre sobre o efeito da inclinação, para que pela gravidade possa precorrer toda a tubaria até ao reservatório novamente.

Espero ter ajudado, e vá dando noticias do sistema.
TiLuis
 

Gizmo_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2015
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Olá. Pelas fotos aparenta que as inclinações da tubaria não estão nas melhores opções. Isto é, considerando que a entrada de água é pelo tubo amarelo, a saida deveria estar num ponto mais baixo, para que a água não acumule dentro da tubaria e tudo o que entra volte a sair para o balde. Mesmo que ao longo de todo o comprimento da tubaria esta esteja sempre com inclinação "para a saída" o redutor da saída em PVC (considerando que este seja a saída) deveria estar pela parte de baixo do tubo. Isto é, rodar o redutor para que a saída da àgua nao tenha ali nenhma obstrução e fique acumulada.
Isto é, teoricamente, o ideal é que a àgua desde que entre até sair esteja sempre sobre o efeito da inclinação, para que pela gravidade possa precorrer toda a tubaria até ao reservatório novamente.

Espero ter ajudado, e vá dando noticias do sistema.
TiLuis

eu já resolvi esse problema, tinha o detectado logo quando liguei o sistema. Tenho o sistema com uma inclinação de 5% agora e a água sai toda.

houve uma coisa que me esqueci de referir, eu vivo no Luxemburgo, país fresquinho, e nestas duas semanas, na estufa a temperatura tem variado entre os 2º de noite e os 18º durante o dia, tera interferencia na produçao.
 

Gizmo_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2015
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Pelas fotografias nao é perceptivel por onde entra e sai a agua dos tubos.

Quais os fertilizantes que esta a usar?

Estou a usar um kit de 5 sacos de nutrientes que mandei vir da net num site de hidroponia, nutrientes de folhosas. os quais dilui conforme as instruções.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Se esta a utilizar os fertilizantes consoante as indicaçoes, nao deve ser dai o porblema.

Temperaturas de 2 a 18º, tambem nao devia ser problema, mas depende de quais as especies em particular que ai tem, ha umas mais resistentes a temperaturas mais baxas que outras.

O local ond etem isso tem boa exposiçao solar?
 

Gizmo_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2015
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Se esta a utilizar os fertilizantes consoante as indicaçoes, nao deve ser dai o porblema.

Temperaturas de 2 a 18º, tambem nao devia ser problema, mas depende de quais as especies em particular que ai tem, ha umas mais resistentes a temperaturas mais baxas que outras.

O local ond etem isso tem boa exposiçao solar?

Sim desde que haja sol, apanha-o todo. o Ph tb esta bom 6Ph e 1500Up
A especie de alface honestamente não sei, mas amanha ja poderei ver.
 

Gizmo_pt

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 26, 2015
Mensagens
30
Gostos Recebidos
0
Assim está o meu projecto, o tempo melhorou e já se vêm resultados:

13090628_1172921552732730_936360646_o_zpsuh0buy6f.jpg~original

13091710_1172921489399403_1669206819_o_zpsbxugibad.jpg~original

13106701_1172921522732733_1148128674_o_zpsl9vsxntv.jpg~original

13120808_1172921542732731_774686853_o_zpsrqruxckr.jpg~original

13106033_1172921139399438_298019611_o_zpsd3vgzrko.jpg~original
 

r.dealer

GF Bronze
Entrou
Mar 14, 2017
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Também já andei a pesquisar e inclusive tive numa palestra de hidroponia, mas confesso que fiquei um pouco "assuatado" com os principais cuidados a ter. Desde a temperatura da água, dos cuidados com a solução, nutrientes, ph da água etc. Andei a ver uns mini kits para iniciar, mais para o verão ver se consigo começar.
 

lbvp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2018
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
se precisar de ajuda com a hidroponia posso ajudar... sou profissional da area hidroponia em NFT, produzo + de 50.000 alfaces/mês
 
Topo