• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Euro 2016

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O primeiro jogo de Portugal no Euro realiza-se no dia 14 de Junho, frente à Islândia.

Para quem só possui TDT não vai poder ver este jogo em HD...

Quem é assinante de um pacote de tv na plataforma por satélite, ainda não sabe se terá a RTP 1 em HD durante o evento....

Este primeiro jogo de Portugal irá ser transmitido em sinal aberto em alguns operadores europeus, via satélite, em HD... para quem possuir meios capazes de os sintonizar, será uma alternativa... apesar de ser uma alternativa, não deixa de ser "aberrante" que alguns contribuintes tenham que sintonizar um operador de fora para poder ver o jogo da selecção em HD.

Seremos, de certeza, o único país presente no Euro (e mesmo outros que lá não estejam) nestas tristes condições..... atrevo-me mesmo a afirmar que a maioria poderá não ter possibilidade de visualizar o jogo(s) de Portugal em HD se estes não passarem, também, nos habituais canais premium.

Assim, sugiro que voltemos a "incomodar" alguns "iluminados/organizações"....

O envio de um protesto para o PR, ANACON, PT, partidos com assento parlamentar, RTP e o seu Provedor do Telespectador, julgo serem alguns dos "alvos" deste protesto.....

Tente-se explanar a situação tal como está é, de momento (será o que acima descrevi), realçando que existindo vontade, a mais de 3,5 meses do jogo, se poderia colocar o canal HD da TDT em funcionamento, pelo menos para o cobrir os encontros onde entra a nossa selecção...

Não tenham receio que eles não "mordem"! :espi28:
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Ainda bem que o único problema deste país é ver ou não o Euro em HD.
Já que a emissão é da RTP eu preferia que eles fizessem verdadeiro serviço público mesmo que até possa considerar o futebol da selecção nesse contexto.
O protesto (na minha opinião talvez em contramão) devia ser ao contrário.
Se não existe versão HD na TDT que acabem com ela nos operadores Cabo/IPTV.
Assim ficamos todos nivelados por baixo como é tradição e eu até perderia um canal HD mesmo que raramente o veja.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Ainda bem que o único problema deste país é ver ou não o Euro em HD.

Quase pareces um dos muitos deputados, independentemente da bancada, que se encontram sentados na AR.... é evidente que este não é o único problema por cá, aliás sendo um problema, está num outro contexto que não permitirá "comparações" com os muitos outros problemas existente no país.

Já que a emissão é da RTP eu preferia que eles fizessem verdadeiro serviço público mesmo que até possa considerar o futebol da selecção nesse contexto.
O protesto (na minha opinião talvez em contramão) devia ser ao contrário.
Se não existe versão HD na TDT que acabem com ela nos operadores Cabo/IPTV.
Assim ficamos todos nivelados por baixo como é tradição e eu até perderia um canal HD mesmo que raramente o veja.

Há muito que a transmissão de encontros a este nível, no que concerne à selecção de futebol portuguesa se enquadram no que se entende por "serviço publico"... pena é que mais modalidades não se enquadram nesta designação. A questão de que a RTP tenha uma mau "serviço publico", que também concordo, é um outro assunto... envia a tua opinião sobre isto para os "interessados".

Quanto à ideia de se acabar nos operadores com a RTP 1 HD só porque esta não existe na TDT, sinceramente acho-a, de todo, ridícula... não só devem ter esta emissão como deveria ser estendida a outros canais como a RTP 2 ou RTP 3 e, porque não (não estão na oferta dos operadores), a RTPI! Deve é, efectivamente, estar presente na TDT...

Acho que "nivelar por baixo" não é uma boa ideia... é uma forma de retrocesso!

Pois eu visualizo, muitas vezes, a RTP1 e usando a TDT apesar de possuir por cada televisor um receptor DVB-S2... todos os dias uso a TDT!
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Ridículo, não saindo do tema futebol, é eu ver o Novo Banco que sobrevive à nossa custa (pelo menos de quem paga impostos) continuar a patrocinar a FPF porque recuso-me a chamar aquilo de selecção nacional.
Retrocesso?!
Porque razão eu posso ver a RTP1 em HD e outros não?
Teria lógica se fosse um canal premium mas não é ...
Já ver muitas vezes a RTP1 tendo mais opções é apenas uma questão de gosto e isso não se discute mas até a informação, que era "o menos mau", tem perdido qualidade porque imparcialidade nunca teve.
Já enviei opinião e sugestão e é muito simples:
- Acabar com um dos canais e deixar de ser um canal comercial para ser um canal de serviço público sem a quantidade impressionante de "proxenetas" que existem lá e os que por lá gravitam.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Bom já "vais" no Novo Banco, falta "trazer" Cavaco Silva, Ricardo Salgado e os seus comparsas, Zeinal Bava... são tantos! Onde é que a má gestão deste banco, com custas para todos nós, se enquadra nesta questão?

Porque vês a RTP1 em HD e eu não (por exemplo)? Porque tens acesso a um operador por uma ligação física (IPTV)... um pacote de tv nesta plataforma não é idêntico ao do satélite (é o caso da RTP1 e da Benficatv, por exemplo) em que o cliente sat paga o mesmo do o que está em IPTV e não usufrui do mesmo... mas esta desigualdade é praticada por empresas que, naturalmente, são "donas e senhoras" de gerirem como bem entendem a oferta aos seus clientes.

Talvez o queiras referir é que os meios que são usados para produzir a RTP1 HD são pagos por todos mas estes todos não usufruem... para usufruir terão que pagar a um operador, e mesmo assim pode não ser possível... agora, por causa desta "aberração", não vamos acabar com a RTP 1 HD... vamos pelo caminho mais difícil: colocar este canal na TDT!

Canal HD tem que ser premium? Olha vou ver o 1º jogo de Portugal por um canal em FTA HD... mas também o posso ver num conhecido canal da TDT francesa uma vez que possuo um cartão desta.... deves saber que por esta Europa fora, em cada pais, a respectiva TDT possui mais que um canal em HD não premium....

Não existe informação isenta... é uma profissão, os profissionais trabalham para uma empresa e esta possui um dono(s) que, obviamente, controla o que é para ser publicado... uns mais outros menos. Pessoalmente gosto da informação da RTP, entre outros programas como o Sexta às Nove...

Qual canal é gostavas que se acaba-se? A RTP tem vários... quanto aos "proxenetas" se existissem apenas na RTP estava a gente bem....

Mas isto nada tem a ver com o que sugeri... eu irei o fazer como já o fiz noutras ocasiões, sempre nesta questão do TDT... e até por cá publiquei as respostas que recebi.
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Não posso criticar os privados porque não me vão ao bolso para se financiarem da mesma forma que a RTP para a qual, quer queira ou não, tenho que contribuir.
Para mim a RTP podia e deveria reorganizar os canais de forma a ser um complemento da oferta comercial privada e não um competidor nessa área.
Quanto à TDT ...
... basta olhar para os números para ver quer os canais chegam em quantidade e qualidade para o que o povo quer ver.
O resto, programação diferente e para minorias, é da responsabilidade da RTP e que bem que o faz!
E o jornalismo?
Espero não estar a ser demasiado ingénuo por acreditar que ainda existe isenção.
Claro que analisamos sempre as coisas usando como bitola os nossos próprios valores éticos e morais.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Conforme o que tinha escrito em #1, enviei a todos os grupos com assento parlamentar o seguinte:

Em breve irá começar o Euro 2016 em que Portugal participa, por mérito próprio, esperando todos nós um bom resultado. O primeiro jogo de Portugal será frente à selecção da Islândia, que se realizará no dia 14 de Junho.

Este evento terá a cobertura da RTP, no seu canal 1 (RTP 1), um dos canais que tem a missão de assegurar o Serviço Público de Televisão, serviço este que é financiado pela CAV (Contribuição Áudio Visual).

Ora há muito que se sabe que a difusão/conteúdos da TDT em Portugal é absolutamente “pobre”… não é, agora, minha intenção explicar esta definição até porque se sabe bem o que se passou com a introdução da TDT em Portugal… já não será a primeira vez que faço chegar a minha insatisfação a todos os partidos com assento parlamentar

Efectivamente é preciso um empenhamento pessoal para resolver determinados problemas, como este, que existem fruto de poderosos interesses económicos que, naturalmente, não levam em conta o interesse maior dos portugueses.

Há muito que eventos desta natureza (o Euro 2016 é um exemplo flagrante) são transmitidos usando o que de melhor a tecnologia no momento pode proporcionar… este evento será transmitido em Alta Definição por toda a Europa, existindo já agendada ainda transmissões em Ultra Alta Definição (4k).

Em Portugal um português para poder visualizar os jogos de Portugal no Euro 2016 em HD terá que subscrever uma assinatura de tv…. e mesmo neste universo possivelmente os que estão na plataforma por satélite não terão esta oportunidade.

A TDT portuguesa possui um canal “negro”… é um canal que está em Alta Definição mas sem conteúdo (sem emissão). Se existisse boa vontade por parte dos responsáveis, os jogos de Portugal poderiam ser emitidos por aí… mas não existe, desde sempre, “boa vontade”!

É aqui que peço a intervenção dessa força politica no sentido de tentar com que seja possível a transmissão dos jogos de Portugal na TDT em HD… agora que se vem “tocando” no assunto TDT no Parlamento, seria uma boa oportunidade para dar um “empurrão” nas mentalidades.

Eu verei os jogos de Portugal em HD, felizmente posso o fazer. Não é por nenhum dos operadores de televisão em Portugal!

Usarei o canal ZDF HD (alemão) que emite em canal aberto ou pela TF1 HD (canal da TDT francesa)… ou seja, usarei recursos de outros países porque o meu país, apesar de eu contribuir com os meus impostos, nomeadamente a CAV, não me proporciona!

Apresento os mais respeitosos cumprimentos.

nota: este texto foi escrito sem observar as normas do “Novo Acordo Ortográfico”


Para o PR foi algo semelhante, resta agora enviar um ao Provedor do Telespectador mas terá que conter, no máximo, 1500 caracteres... terei que reformular isto de outra forma.

Uma das situações que infelizmente já tinha "previsto" será o facto de um cliente, ao pedir um receptor 4k ou trocar por um que já possua, ser iniciado um novo período de fidelização ou criado um, se já não estiver nesta condição. A ser verdade (ainda não apurei), parece-me que a RTP fica muito mal nisto pois passa a ser um meio para que o operador faça o seu negócio como entender....

Apelo a que os membros aqui possam, também, manifestar a sua indignação a quem pode mudar o que está mal... e volto a lembrar: eles não mordem!
 

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Mensagens
278
Gostos Recebidos
0
Nestas coisas todas, o que acho mais esquisito é porque é que nos dados que a PT envia, em resposta aos pedidos de informação, o canal HD ocupa o espaço disponível, como se faça parte do bouquet disponível para aquele mux. A legislação para aquela aberração acabou em 2013. Aquele espaço já devia estar livre, pois os canais não chegaram a acordo em como o usar, não existiu mais nenhuma discussão e a legislação que tinha aquele canal no mux, já está extinta.
Acho estranho é ver partidos como o CDS e o PSD a apoiarem que aquele canal é necessário (devem ser deputados que nunca viram canais na TDT, só lêem relatórios enviados pelas operadoras de cabo onde se diz que 91,2% do país tem contratados serviços de televisão por cabo)... talvez porque um canal que só ocupa espaço de transmissão e não tem lá nada, é necessário para alguma coisa não explicada.

Acerca do Euro, há o problema da RTP ter vendido direitos à Sportv... onde as 2 maiores operadoras de cabo a operar em Portugal, possuem 25% cada uma. Como estes acordos são feitos por baixo da mesa, suponho que as operadoras pagam o valor e obrigaram a RTP a ceder os direitos dos conteúdos em 4k ou HD, a custo zero. Já que, não são usados para a emissão geral dos canais.
Infelizmente, para a TDT, era necessário serem legislados e feitos acordos para que o fantasma pudesse transmitir os jogos, algo que a PT e os operadores privados nunca iriam permitir.
Quem tem acesso a satélites estrangeiros, poderá ver os jogos em HD. Quem paga ás operadoras de cabo poderá ver os jogos em HD. Quem só pagar a CAV, vê pela RTP1 e "já vai com muita sorte" (comentário com direitos de autor ao conselho directivo de uma operadora de cabo). :6_15_221:
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Será quase isso menos ...
Acerca do Euro, há o problema da RTP ter vendido direitos à Sportv... onde as 2 maiores operadoras de cabo a operar em Portugal, possuem 25% cada uma.
Porque só a Nos tem participação na SPTV (50%)
 
Topo