• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Altice "contra-ataca"

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Parece impossível como ainda, nos tempos que correm e já com esta idade, ser surpreendido e ainda por cima pela positiva! :Espi06:

Ora qual não é o meu espanto quando abro a porta de casa e dou conta que está ser instalada a rede de fibra na "minha rua"!

A "minha rua" não chega aos vinte lares, destes, possivelmente, não usam internet metade... aqui é tudo por sat (tv) para quem subscreveu e não são todos.

À conversa com o subempreiteiro (o empregado), este "confidenciou-me" de que a Altice quer voltar a estar em cima... ora sabemos que a oferta dos outros operadores tem deixado a Altice para atrás....

Parece que a parceria com a Vodafone, pelo menos no que toca a estas novas "passagens" de fibra deixa de existir... se a Vodafone quer ter aqui oferta em fibra terá que a "passar", podendo usar os postes de madeira da Altice, algo que jugo que é imposto pela ANACON... o mesmo se deve passar com a possibilidade de a Nos usar os referidos postes.

O facto da parceria ter acabado é bom para o subempreiteiro, pois terá a possíbilidade de efectuar um novo trabalho de passagem que apenas pecará pela estética... já para o cliente final não se traduz em nada vantajoso, pois fica sujeito a uma oferta.

Exactamente um ano após eu ter migrado para o 4G eis que fico servido com fibra.... ainda tenho mais um ano de fidelização com a Vodafone, mas daqui a um ano " a um paga-se a outro dá-se dinheiro".... quem tiver a melhor oferta, fica.

Pessoalmente estou deveras satisfeito com o 4G... em 4G não existe a possibilidade de postes derrubados, mas logo se verá.
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Tens mais sorte que eu! Onde vivo, existe tanta gente e já estou tão longe, que nem HD por cabo tenho no meu serviço ADSL!!! A minha zona é que devia levar fibra :)
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Pelo "títalo" até pensei que a Meo ia oferecer o triple play a menos de 26 € com 100/100 Mbps de internet ....
 

mirage

GF Bronze
Entrou
Out 18, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Só para esclarecer que nem a altice, nem a vodafone, nem a nos, são detentoras da nenhuma rede de fibra.
A RNG (redes de nova geração) foram e estão a ser instaladas pelas as entidades que ganharam o concurso nacional por zonas e nada tem a ver com as operadoras senão daqui a pouco havia fios por todos os lados.
Outra coisa. a altice não tem postes porque a rede de cobre foi comprada pela a atual NOS e os postes onde há cobre não podem ser usados para passar a fibra mas sim os postes de rede eletrica.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Só para esclarecer que nem a altice, nem a vodafone, nem a nos, são detentoras da nenhuma rede de fibra.
A RNG (redes de nova geração) foram e estão a ser instaladas pelas as entidades que ganharam o concurso nacional por zonas e nada tem a ver com as operadoras senão daqui a pouco havia fios por todos os lados.
Outra coisa. a altice não tem postes porque a rede de cobre foi comprada pela a atual NOS e os postes onde há cobre não podem ser usados para passar a fibra mas sim os postes de rede eletrica.

Acho que estás a fazer confusão... para que quer a Nos o cobre? Postes de madeira com fibra e cobre não existem? Vem à minha rua... Nos postes de madeira não passa a rede eléctrica... se assim fosse existira muito boa gente já "frita"... eu seria um deles!

Então quais são as entidades que ganharam a instalação de redes de fibra óptica? "Fios por todo lado" não falta por este país fora...
 

mirage

GF Bronze
Entrou
Out 18, 2006
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Então quais são as entidades que ganharam a instalação de redes de fibra óptica? "Fios por todo lado" não falta por este país fora...

Na zona norte e alentejo/algarve foi a DSTELECOM. Vê isto
No centro foi a VIATEL
Quanto ao Belmiro querer a rede de cobre da antiga telecom, isso tem a ver com o que cobra mensalmente a quem ainda tem telefone fixo, e olha que não é assim tão pouco, mais ou menos €9 só por usar os fios.
Espero ter esclarecido.
 
Última edição:

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Existe fibra dos operadores. das empresas que instalaram RNG, de um operador que partilha com outro(s) e vice-versa.
Ou seja ... não está assim tão esclarecido!
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Onde vivo, o banco CGD tem fibra nos, e esse cabo vai direto ao banco! Não se ao certo a origem dele, mas pelo que já vi, vem de um sítio com alguns km de diatancia! E desses km, metade são feitos em postes de madeira (só com esse cabo) e outra parte em postes elétricos!

Também a MEO andou a esticar fibra (que diziam ser para reforçar a central, mas não posso confirmar), e na instalação meteu postes de cimento só com aquele cabo! Não usou os postes elétricos!

Cps
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
Mas existe alguma dúvida que os três operadores tem a sua própria rede de fibra?!
 

npgomes

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
93
Gostos Recebidos
0
Boas

Essa dos postes não é bem assim, a NOS ganhou o contrato de serviço universal, ou seja telefone fixo / fax e ligação adsl até 2mb, a manutenção da rede de cobre é da responsabilidade da PT, foi vendida á PT acho que em +/- 2013 e a PT aluga os circuitos a quem precisar... está obrigada a deixar passar "onde hajam condições tecnicas" as restantes redes dos diversos operadores, mediante um pagamento é claro, espaço pago também aos municipios e cobrados nas nossas fatura de tv / internet fixa ou telefone..... quando não possibilidade de utilizar os famigerados postes de madeira (comunicações) é "alugado" o espaço á REN, os postes metálicos ou cimento...

Agora existem áreas (a minha por ex.) tem cobertura de 4 redes fisicas, a antiga TV Tel em coaxial, a NOS em coaxial (penso que uma das redes já foi desativada, mas continua montada nos postes....) Meo (PT) em fibra que os repartidores estão nas caixas subterrâneas e saem cabos diretos ás casas, e a vodafone (a rede fibra foi montada na altura pela optimus e alugada á vodafone, penso que foi comprada na totalidade pela vodafone quando a optimus juntou á NOS) que tem os repartidores fibra montados nos postes e a velhinha de cobre... que os cabos andam literalmente pendurados na estrada....

Agora em muitas zonas as redes, principalmente fibra, são partilhadas pelos operadores para uma contenção de custos, (o prédio onde trabalho tem rede fibra da PT, e passado +/- 2 anos de utilização exclusiva MEO, a vodafone está a utilizar a mesma estrutura de rede para montar o seu serviço.)

Depois temos as redes dedicadas, a um custo exorbitante, que são utilizadas por bancos, grandes empresas que tem linhas seja fibra ou cobre dedicadas... vão diretas das centrais á localização pretendida....
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Pois npgomes será isso assim... aliás eu em cima já tinha feito referência à partilha da rede de fibra entre a Vodafone e a PT que, segundo o empregado do subempreiteiro, deixará agora de ser assim....
 

joaotiago13

GF Ouro
Entrou
Jan 10, 2015
Mensagens
986
Gostos Recebidos
0
No caso que conheço melhor - Vodafone - tem fibra própria que numa pequena parte é partilhada com a PT, aluga fibra à DST, partilha uma pequena parte da fibra da PT e partilha a fibra (da extinta Clix) com a Nos.
Quanto ao Serviço Universal de Telefone fixo da Nos é um serviço que usa a rede móvel e não as estruturas de cobre.
Basta lembrar que uma das condições da fusão Zon/Optimus foi o fim do adsl/iptv da Cilx.
 
Topo