• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Sinal STOP continua a não ser respeitado

andreacfc

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 22, 2015
Mensagens
127
Gostos Recebidos
0
A Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) concluiu que, em média, um em cada seis condutores não respeita o sinal ‘stop’ e força a entrada numa via onde estão outros veículos a circular.

As conclusões da PRP surgem após ter analisado dois cenários distintos de condutores perante o sinal ‘stop’: os que se aproximam do sinal e não têm carros a circular na via onde pretendem entrar e os que se deparam com veículos em circulação.

No caso da aproximação a um sinal ‘stop’ onde não eram visíveis veículos a circularem na via, a PRP constatou que 15 por cento dos 1.181 condutores respeitaram o código da estrada e os restantes automobilistas apenas abrandaram, comportando-se como se estivessem na presença de um sinal de cedência de passagem.

Em situações em que se depararam com veículos em circulação na via onde pretendiam entrar, dos 672 veículos observados, cerca de 120 condutores não cederam a passagem e forçaram a entrada na via, obrigando veículos com prioridade a alterar a sua marcha, reduzir a velocidade ou até mesmo parar.

“Estes comportamentos observados são muito graves e permitem dizer que os portugueses desrespeitam um dos sinais mais importantes do código da estrada”, refere José Miguel Trigoso, Presidente da Prevenção Rodoviária Portuguesa. “Precisamos reeducar os condutores no sentido de evitar graves acidentes que podem ser causados por esta infração”, conclui.

Em dados revelados pela PSP, 3.141 condutores foram autuados em 2015 por infração à paragem obrigatória.
 

newpine

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,963
Gostos Recebidos
3
A propósito , lembro-me dos Açores , quando estive em serviço na base das Lages.

Certo dia , quando passeava , fiquei muito admirado de ver um carro com matrícula americana parar junto a um stop , num cruzamento que não passava viva alma !

É que naquele tempo , ( guerra do Vietname ) , o militar (americano) que fosse apanhado em transgressão rodoviária , era enviado para guerra !

Mas eu acho que não era só por causa da guerra , era o comportamento civilizado destes militares americanos que conviviam connosco na ilha .

Portanto , ontem e hoje , respeito pelo "STOP" é muito importante.

É com este sinal , e neste sinal , que comparamos o civismo de cada um .
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Há dias tive "quase" um acidente , circulava eu na via principal e um condutor, á minha direita com stop não parou , forçando-me a uma travagem brusca para evitar o embate.
Ao chamar a atenção ao outro condutor ainda fui insultado e com o argumento! " Eu estou pela direita!" .... Pois.....realmente ele estava a minha direita, mas com um sinal de stop!

É esta a mentalidade de uma grande percentagem dos "condutores" que se encontram no dia a dia nas nossas estradas!
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,985
Gostos Recebidos
346
Há dias tive "quase" um acidente , circulava eu na via principal e um condutor, á minha direita com stop não parou , forçando-me a uma travagem brusca para evitar o embate.
Ao chamar a atenção ao outro condutor ainda fui insultado e com o argumento! " Eu estou pela direita!" .... Pois.....realmente ele estava a minha direita, mas com um sinal de stop!

É esta a mentalidade de uma grande percentagem dos "condutores" que se encontram no dia a dia nas nossas estradas!

Na estrada ninguém é santo infelizmente.

Todos nós cometemos erros.

Mas... tem condutores que são um autentico perigo!

Abraço
 

euwar

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
37
Gostos Recebidos
0
Há dias tive "quase" um acidente , circulava eu na via principal e um condutor, á minha direita com stop não parou , forçando-me a uma travagem brusca para evitar o embate.
Ao chamar a atenção ao outro condutor ainda fui insultado e com o argumento! " Eu estou pela direita!" .... Pois.....realmente ele estava a minha direita, mas com um sinal de stop!

É esta a mentalidade de uma grande percentagem dos "condutores" que se encontram no dia a dia nas nossas estradas!


e engraçado este tipo de condutores, sabem as regras de transito no que diz respeito a prioridade na cedência de passagem (estou pela direita), mas no que diz respeito a conhecer o que significa o sinal de stop, está quieto....
 

redlight66

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
575
Gostos Recebidos
0
ja me bateram na scooter por eu parar num stop e a pessoa como nao deve estar habituada pensou q nao ia parar e bateu-me, e tenho apanhado muitos sustos a ponto de agora na aproximaçao ser ainda mais lenta e com o pe com antecedencia quase no chao pra pessoas verem q vou parar, mas tenho ouvido muitas buzinadelas. o que tenho visto pra mim é que so 1 em 6 é que para.
 

nferreira9

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 28, 2008
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
Tem gente que mais parece que tirou a carta pela internet......
 
Topo