• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

José Eduardo Moniz: «TDT, tal como foi concebida, é uma fraude»

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O consultor de conteúdos e antigo director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, afirmou hoje que a televisão digital terrestre (TDT), tal como foi concebida, é «uma fraude».

José Eduardo Moniz falava num debate onde participava Nuno Artur Silva, vogal do Conselho de Administração da RTP, no âmbito da apresentação do estudo "As novas dinâmicas do consumo audiovisual em Portugal", da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), em parceria com a Universidade Católica e a GfK, que decorreu em Lisboa.

A TDT, tal "como foi concebida em Portugal, é uma fraude", "não há multiplicidade de oferta" nesta plataforma, considerou José Eduardo Moniz.

O consultor de conteúdos alertou que, perante isto, "a cobertura digital deixou de ter o valor que tinha".

Para Nuno Artur Silva, "a história da televisão em Portugal é que todos os grandes arranques não começaram da melhor forma", aludindo à TDT, e lembrou que quem tem a concessão da rede [Meo, da PT Portugal, grupo Altice] é "também um dos interessados que ela não vá para a frente".

Já José Eduardo Moniz disse não saber se ainda "se vai a tempo de transformar a TDT em alguma coisa" no mercado português.

"Acho que não vamos a tempo", considerou o consultor de conteúdos da TVI.

"Qual é a oferta que a TDT vai ter", questionou, salientando que se não houver um "preço módico" para os canais estarem presentes naquela plataforma, o alargamento da oferta será difícil.

"O que importa é que os canais consigam entender-se" relativamente a uma estratégica, "essa é a questão de fundo", considerou.

José Eduardo Moniz rejeitou a ideia de se pressionar o poder político sobre esta matéria, lembrando que os governos são transitórios.

Já Nuno Artur Silva reiterou a posição da RTP, em ter "todos os canais" disponíveis na TDT (em sinal aberto), defendendo que os privados também deveriam estar presentes.

"O que os privados mais querem é deixar as coisas como estão", acrescentou, enquanto José Eduardo Moniz apontou que se a TDT "tiver um custo justo distribuição" todos os operadores vão querer estar na TDT.

Para o consultor de conteúdos, tudo "depende das condições", e sublinhou que o preço a pagar para os canais estarem presentes na televisão digital terrestre "é um esbulho", classificando de "erro brutal" o que se está a passar em Portugal.

As soluções poderão passar, segundo o responsável, ou pelo pagamento de uma taxa por parte dos canais ou então a própria TDT paga um montante para que os canais estejam presentes na rede.

O também antigo diretor-geral da RTP considerou que as televisões têm de ter capacidade de se transformar "numa marca de qualidade" para resistir no futuro.

"Temos de ser bons no que fazemos e temos de ser muito ativos face às novas tendências", considerou.

No que respeita ao papel das televisões generalistas relativamente aos direitos de transmissão desportivos, que actualmente em Portugal são detidos por operadores de telecomunicações e Sport TV, José Eduardo Moniz considerou existir a necessidade de "grande reformulação dos modelos de negócio".

"As regras de jogo estão a mudar", salientou.

Nuno Artur Silva defendeu a importância do serviço público e apontou que se a RTP "saísse de cena deixaria de haver produção regular de documentários, séries", entre outros formatos, algo que "os outros canais privados não poderão fazer", já que estão focados nas receitas publicitárias.

Sobre a publicidade, José Eduardo Moniz defendeu a necessidade de se pensar "de forma diferente" e apontou que a "própria publicidade em Portugal não sabe vender-se", pelo que o problema não são os operadores.

Já Nuno Artur Silva considerou que a oferta televisiva em Portugal "é muito pobre", comparativamente a outros mercados europeus.

fonte
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência já percebeu há 6 anos que a TDT é uma fraude. O José Eduardo Moniz parece que só agora...
Já o Nuno Artur Silva parece-me (aliás, sempre me pareceu) uma pessoa com os pés bem assentes na terra e que não tem medo de "chamar os bois pelos nomes". Se a TDT tiver uma evolução positiva nos próximos tempos será em grande parte devido a ele.

DX2
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
Já sabemos a varios anos que a TDT foi uma fraude .

Que a TDT como esta actualmente interessa aos privados tambem já o sabemos,
os privados naturalmente o que lhes interessa é estar nas plataformas de pago porque ai vão buscar receitas ,mas sendo privados até posso entender.
Agora o que não entendo e é um roubo que estão a fazer aos Portugueses é a RTP não ter todos os seus canais no TDT já que existe uma taxa paga ao longo destes anos por todos,
e quem alem de pagar essa taxa quiser usufruir dos restantes canais RTP tipo RTP3 ou RTP Memoria tem de recorrer a um operador de pago .

Quem já teve acesso a varias plataformas TDT por essa Europa fora nem há explicação para o que temos a não ser os lobbys a funcionar em pleno com a conivência de todos os quadrantes políticos até ao momento.
 

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
37,357
Gostos Recebidos
801
Neste pais 6 canais na TDT chegam porque a Tv Portuguesa para mim é só peixeirada então com o Futebol até a barraca abana esta é apenas a minha opinião
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Agora o que não entendo e é um roubo que estão a fazer aos Portugueses é a RTP não ter todos os seus canais no TDT já que existe uma taxa paga ao longo destes anos por todos,
e quem alem de pagar essa taxa quiser usufruir dos restantes canais RTP tipo RTP3 ou RTP Memoria tem de recorrer a um operador de pago.
Também sabemos há muitos anos que a CAV destina-se em exclusivo aos canais do Serviço Público (RTP1 e RTP2), por isso não vejo onde está o "roubo". A RTP quer pôr a RTP3 e a RTP Memória na TDT não porque os portugueses as estão a pagar mas porque acha que a TDT tem de ter mais canais do que os que tem agora.

DX2
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Neste pais 6 canais na TDT chegam porque a Tv Portuguesa para mim é só peixeirada então com o Futebol até a barraca abana esta é apenas a minha opinião
Eu lido com muitos portugueses que estiveram emigrados em França e na Alemanha mas também com emigrantes de vários países europeus (Espanha, França, Suiça, Itália, Alemanha, Holanda e Reino Unido). Todos eles têm em casa canais dos países onde estiveram ou estão, ou dos seus países de origem, e todos eles têm dezenas ou centenas de canais à disposição. Sabem quantos canais habitualmente eles vêem: não mais de 5 ou 6. E são sempre os mesmos 5 ou 6.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Também sabemos há muitos anos que a CAV destina-se em exclusivo aos canais do Serviço Público (RTP1 e RTP2), por isso não vejo onde está o "roubo". A RTP quer pôr a RTP3 e a RTP Memória na TDT não porque os portugueses as estão a pagar mas porque acha que a TDT tem de ter mais canais do que os que tem agora.

DX2

Isto já aqui foi realçado... então a CAV só é aplicada na RTP1 e 2? Isso é simplesmente irrealista! Mas vamos admitir que sim... então vamos colocar já o canal Memória na TDT... é que este canal, tal como o seu nome o designa, possui a incumbência de "passar" o que já se produziu na RTP1 principalmente!

É mais que evidente que o que a RTP recebe da CAV também é usado para os restantes canais para além dos que estão "reservados" ao Serviço Publico... como se poderia separar as despesas com pessoal e equipamento?
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
como se poderia separar as despesas com pessoal e equipamento?

Já falamos sobre isso na ultima volta a Portugal em Bicicleta quando alguém veio dizer que os meios da RTP1 e RTP3 eram diferentes, e lembro-me de ter dito na altura que segundo essas afirmações então quando a emissão passava da RTP3 para a RTP1 (nos km finais) os helicópteros, motos, jornalistas, etc. eram todos substituídos pela equipa da RTP1, estilo troca de turno!!!!
Claro que todos os meios da RTP1 são usados e abusados nos restantes canais, outro exemplo é o Sexta às 9 que depois passa para a Sexta às 11 na RTP3, e deve ser coincidência o estúdio ter o mesmo design e a apresentadora/jornalista deve ser gémea da que trabalha na RTP1!!!!
Essa gente já nem vergonha têm de dizer o quer que seja.

Infelizmente não vejo um futuro risonho para o TDT, igualando as dos outros países.
É como o DX2 diz, não necessitamos de 20 ou 30 canais no TDT mas os de informação e um ou outro temático de cada operadora (RTP, SIC e TVI) era mais que suficiente, depois complementando com conteúdo online em HBBTV.
A TVI ia logo lá por aquele fantástico dos Reality Shows!!!!! Mas a RTP e a SIC têm vários temáticos que podiam estar presentes na TDT.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Isto já aqui foi realçado... então a CAV só é aplicada na RTP1 e 2? Isso é simplesmente irrealista! Mas vamos admitir que sim... então vamos colocar já o canal Memória na TDT... é que este canal, tal como o seu nome o designa, possui a incumbência de "passar" o que já se produziu na RTP1 principalmente!

É mais que evidente que o que a RTP recebe da CAV também é usado para os restantes canais para além dos que estão "reservados" ao Serviço Publico... como se poderia separar as despesas com pessoal e equipamento?

Já falamos sobre isso na ultima volta a Portugal em Bicicleta quando alguém veio dizer que os meios da RTP1 e RTP3 eram diferentes, e lembro-me de ter dito na altura que segundo essas afirmações então quando a emissão passava da RTP3 para a RTP1 (nos km finais) os helicópteros, motos, jornalistas, etc. eram todos substituídos pela equipa da RTP1, estilo troca de turno!!!!
Claro que todos os meios da RTP1 são usados e abusados nos restantes canais, outro exemplo é o Sexta às 9 que depois passa para a Sexta às 11 na RTP3, e deve ser coincidência o estúdio ter o mesmo design e a apresentadora/jornalista deve ser gémea da que trabalha na RTP1!!!!
Todos sabemos que os meios de produção são os mesmos, não é isso que está em causa. O que eu quero dizer é que ninguém tem legitimidade para exigir a introdução da RTP3 e da RTP Memória na TDT baseando-se nesse pressuposto porque legalmente a CAV é só para os canais que estão abrangidos pelo contrato de Serviço Público. Nem mesmo que a RTP admita isso!

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Todos sabemos que os meios de produção são os mesmos, não é isso que está em causa. O que eu quero dizer é que ninguém tem legitimidade para exigir a introdução da RTP3 e da RTP Memória na TDT baseando-se nesse pressuposto porque legalmente a CAV é só para os canais que estão abrangidos pelo contrato de Serviço Público. Nem mesmo que a RTP admita isso!

DX2

Bem DX2 parece que só tu é que estás preocupado com a "legitimidade".... mas antes referes que todos sabemos que os meios de produção são os mesmos...
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não é estar preocupado ou não preocupado. Só acho que é pura perda de tempo usar o argumento de que os restantes canais da RTP também são pagos pela CAV e que estamos a ser "roubados", etc para exigir a sua introdução na TDT. Só isso. Mas também já não interessa andar a insistir nesse assunto porque eles vão para lá de qualquer maneira. ;)

DX2
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
0
Também sabemos há muitos anos que a CAV destina-se em exclusivo aos canais do Serviço Público (RTP1 e RTP2), por isso não vejo onde está o "roubo". A RTP quer pôr a RTP3 e a RTP Memória na TDT não porque os portugueses as estão a pagar mas porque acha que a TDT tem de ter mais canais do que os que tem agora.

DX2

Mais um pouco e me dizes que a TDT como esta esta muito bem e que nem faz falta mais canais mais parece que tens acções dos canais privados :msnm_com_br007-03:(na brinca)

Te dou varios exemplos porque em questões de trabalho já estive em alguns países tempo suficiente para tirar conclusões :
_Italia
dos países em que estive de longe o melhor em TDT, com varias dezenas de canais libres desde a RAI estatal até aos privados e coabitam sem problema uns ao lado dos outros e alem disso se alguem quer ter muito mais tem a disposição canais de filmes e canais de desporto em premium ou PPV .

_Espanha
dezenas de canais ,
todos os canais da tv estatal TVE estão no TDT e varios foram criados com a inclusão da TDT os privados tem todos os canais nacionais que antes transmitiam em analogico e com a passagem para TDT meteram muitos mais alem de alguns canais premium para subscrição

_Suíça
dezenas de canais, todos os canais estatais estão incluidos alem de privados .

_Belgica
Todos os canais estatais estão incluidos alem dos privados .

De referir que em qualquer destes paises os canais estatais (praticamente todos ) fazem parte das plataformas de pago.

Por isso em Portugal só se entende uma coisa é o lobby dos privados a funcionar
se perguntares a SIC ou a TVI qualquer um deles vai dizer que assim esta muito bem e que Portugal não comporta mais canais no TDT bla bla bla.........que somos um país pequeno bla bla........

Suíça ou Belgica são países tambem pequenos e depois????
talvez vão argumentar que o poder de compra o mercado e tal e mil e uma coisa ........sempre os mesmos argumentos da treta
as Tvs e no caso os privados tinham que se sujeitar ao mercado como qualquer empresa mas como em Portugal não existe concorrencia no sector se acomodam e por isso temos visto a evolução quer de conteudos tipo big brother, novelas da treta as carradas e até por temporadas ,ou Love on Top.
E na vertente tecnologica nem se fala 16/9 ou HD é praticamente uma miragem .

Talvez esta ultima parte pareça um desvio do tema ,mas é só para demonstrar que os privados querem é tudo como esta não vá alguma mudança de fundo na TDT tirar as suas audiencias as suas receitas e o seu comodismo.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
se perguntares a SIC ou a TVI qualquer um deles vai dizer que assim esta muito bem e que Portugal não comporta mais canais no TDT bla bla bla.........que somos um país pequeno bla bla........

(...)é só para demonstrar que os privados querem é tudo como esta não vá alguma mudança de fundo na TDT tirar as suas audiencias as suas receitas e o seu comodismo.
Mas isso não é novidade nenhuma. Já há muito tempo que se percebeu que os privados têm duas caras: não querem saber da TDT para nada mas atacam logo quem quer fazê-la evoluir.

DX2
 

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
É uma vergonha a nossa TDT comparado a outros paises, mesmo na UE, e depois em relação aos PayTV como a meo e outros são os 2ºs mais caros dentro da UE.
Era bom que conseguissem abrir mais canais na TDT mas as operadoras é que acho que vão impedir isso, porque só pensam nos milhões de proveito/lucro. Não pensam que há carenciados neste pais que não conseguem pagar-lhes para ter mais canais, só pensam é em fazer dinheiro, como portugal é um pais rico, enfim é tudo uma cambada de chulos.
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
E tu duvidas que o Bloco e o PCP não consigam tudo e mais alguma coisa deste Governo? Olha que eu não!

DX2
Eu percebi logo em #11 o querias dizer...😂
Estamos à discutir a TDT em Portugal... se esse "tudo" for aplicado nesta questão em particular, então venha de lá ele!
Não deves gostar dos comunistas menos do que... ainda tenho o sacrifício de os aturar todos os dias, pois são a administração onde trabalho... no entanto sou uma pessoa de esquerda..
Isto não significa que pertença ao BE (até poderei), mas não sou radical.
Os partidos, tal como a religião, possuem boas ideias e idealizam um melhor modo de vida para todos... o problema é mesmo as pessoas que os integram... deviam ter nascido sem umbigo de forma a que só olham-se para os que estavam à sua frente!
Isto é mesmo fora de contexto e arrisca-se a ser apagado...
Então vamos é torcer pelo "tudo" venha de onde vier!😂 (já está "on topic".
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
E tu duvidas que o Bloco e o PCP não consigam tudo e mais alguma coisa deste Governo? Olha que eu não!

DX2

Espero bem que sim.
Que este Governo composto por tantos partidos traga de facto algo de bom e mudanças boas e justas para o nosso País. Da forma como está é difícil fazerem o que bem entenderem pois levam com os outros logo em cima.
Não sou de nenhum partido, sou de qualquer um que tenha boas ideias e vontade de trabalhar. Quando vejo algum daqueles debates no parlamento até fico enojado, há lá gente que estão sempre contra tudo e mais alguma coisa mas depois não dão nenhuma alternativa!!
Hoje por exemplo tenho que ver o Sexta às 9, aos anos que sou contra o Estado a pagar o quer que seja privado. Se são privados ou foram privatizados não têm que usar dinheiros públicos. Agora ao vermos uma escola privada com optimas condições e uma pública sem condições quase com o mesmo orçamento então algo está muito errado na gestão publica.
(desculpem o offtopic)
 
Topo