• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Bateria secou...

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Boas

Desculpem, preciso de ajuda por favor


Em 30000km já troquei 2 vezes de bateria, e sim, como fui operado o carro passa muito tempo parado, para terem uma ideia, o carro é de 2009 e tem 31000km.
Nestes intervalos, eu tenho um carregador especial que "lê" quando precisa debitar e começar a carregar... Faço isto em carga lenta sempre e talvez uma vez por mês.
O problema que eu acho, e vou dizer porque acho: Fiz uma viagem longa, cerca de 900km e sempre nos 140 130kmh, por aí...
Depois o carro esteve parado 4 dias sensivelmente e teve dificuldade em pegar, como é das daquelas baterias "blindadas", cortei o autocolante e retirei a tampa superior (que dá acesso aos elementos da bateria)... E estavam secas.
Como tenho conhecimento de electrónica, adquiri electrolise e coloquei nos elementos e voltei a por em carga lenta cerca de 24H
Ontem ainda pegou, mas hoje de manhã queria ir para uma consulta e tive de chamar um táxi... A Bateria foi-se.

Bom! Andei a pesquisar sobre C2 e encontrei o seguinte:

CIRCUITO DE CARGA - ALTERNADOR COM REGULADOR MONO-FUNÇÃO
1: Alternador.
Controlo do débito de um alternador
Realizar a ligação ao lado, utilizando um amperímetro (A),
um voltímetro (V), e um reóstato ( R ) ou um combinado, composto pelos três aparelhos
mencionados.
Consultando a classe do aparelho, regular o regime do motor (tabela de equivalências
(na página seguinte) e regular a carga do reostato para obter U=13,5 volts, ler intensidade.
Nota: Se o alternador for iniciado pela corrente que atravessa o avisador, certificar-se de que este se acende, ligando a ignição; o avisador deve apagar-se após o arranque (acelerar ligeiramente).
Controlo do regulador de tensão.
Colocar o reostato a zeros e suprimir todos os consumidores.
Visualizar 3000 rpm alternador U> 14,7 volts o regulador está defeituoso.
Nota: Estes ensaios devem ser realizados com o motor quente e a bateria bem
carregada.
Método de leitura da velocidade do alternador
Montar uma pastilha reflectora na poli do alternador.
Regular um estroboscópio para a frequência equivalente à velocidade de controlo
(ex : 2000 rpm = 2000/60 = 83 Hz)
Regular o regime do motor para que a pastilha pareça fixa.


Bom! com estes parâmetros eu através de 2 multímetros (não fosse 1 estar a dar informação errada), obtenho a tensão de 14.50Volts = 14.5Volts às 3000RPM ao ralenti tenho 14.3Volts

Acham normal a tensão debitada do alternador... Eu não queria mandar outra bateria para a sucata.

Qual a Vossa opinião?

Cumprimentos
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
sim a tensão do alternador esta boa....
com o carro ao ralentin deves ter entre 13 a 13,8 voltes.

Como tens o carro parado muito tempo o teu problema pode ser os terminais oxidados, e não apenas os da bateria mas os de massa e até mesmo os que vão do alternador a bateria e motor de arranque.
Para fazeres as medições devem ser feitas no terminal mais e menos da bateria, e deves verificar todos os terminais e ligações do alternado á bateria , até ao motor de arranque e os que vão ligar a massa ( negativos) e o carro estando parado muito tempo sem circular deves po-lo a trabalhar pelo menos uma vez por semana e deixa-lo a trabalhar entre 5 a 10 minutos.
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
sim a tensão do alternador esta boa....
com o carro ao ralentin deves ter entre 13 a 13,8 voltes.

Como tens o carro parado muito tempo o teu problema pode ser os terminais oxidados, e não apenas os da bateria mas os de massa e até mesmo os que vão do alternador a bateria e motor de arranque.
Para fazeres as medições devem ser feitas no terminal mais e menos da bateria, e deves verificar todos os terminais e ligações do alternado á bateria , até ao motor de arranque e os que vão ligar a massa ( negativos) e o carro estando parado muito tempo sem circular deves po-lo a trabalhar pelo menos uma vez por semana e deixa-lo a trabalhar entre 5 a 10 minutos.

Olá

Grato pela resposta

Sim, tenho o cuidado de volta e meia colocar o carro a trabalhar.

Quantos à tensões ao ralanti, negativo, a tensão é de 14.3volt, medidos nos bornes da bateria

Nada de verdetes e ou oxidações, tenho extremo cuidado nisto, isso é garantido.
 

boxcar

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Abr 5, 2007
Mensagens
943
Gostos Recebidos
25
Ola
Na minha opinião também deves ter alguma coisa a consumir a bateria, podes fazer o teste com o multímetro na escala de Amp. no máximo tipo 10A ou 20A se o teu suportar, em série com o borne negativo bateria e o cabo de massa com tudo desligado ( Atenção chave fora da IGNIÇÃO ) mesmo a luz interior desligada, o valor não deve ultrapassar os 0.5A se ultrapassar alguma coisa esta a descarregar a bateria.
Os 0.5A são normais pois é o valor necessário para alimentar centralinas, e relógio se o carro tiver.
Qualquer duvida também podes pesquisar este teste na net, há muita informação
 

Paulo Girão

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 19, 2008
Mensagens
279
Gostos Recebidos
0
Grato pelo cuidado e detalhe de informação... Irei proceder como sugerido. O meu receio seria mesmo o excesso de tensão, mas uma vez que tudo ok, avancemos então para a hipotese de algo estar a consumir.
Muito obrigado
 
Topo