• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Tv que estava na reparação foi para a reciclagem

SteveStation

GF Prata
Entrou
Nov 15, 2006
Mensagens
220
Gostos Recebidos
0
Boas
Tenho um amigo meu que está com um caso complicado que não sabe como resolver, e pediu-me ajuda.
Ele mandou uma TV samsung para a reparação numa loja local de electrodomésticos, a tv ficou lá para identificarem o problema e atribuírem um orçamento da reparação.
Neste ponto ele não aceitou o orçamento e lhes disse para não repararem, e que iria buscar a respectiva tv, foi aquando ele foi buscar a tv que lhe disseram que tinham enviado a tv para a reciclagem, porque a politica deles era se o cliente não fosse buscar o item em menos de 3 meses eles enviam o produto para o lixo ou reciclagem, o mais engraçado é que quando ele foi buscar a tv ainda não tinha passado os ditos três meses e o funcionário não o informou desta politica deles.
O que quero saber até que ponto que isto é legal?. Existe alguma lei que enquadra numa situação idêntica?. Eu estive há procura mas não encontrei nada em concreto.
Quais são os direitos é que ele tem direito num caso destes?
 

Antonio A Alves

GF Ouro
Entrou
Mai 14, 2016
Mensagens
999
Gostos Recebidos
0
A meu ver uma vez que o cliente não foi devidamente informado, acho que tem todo o direito a ser ressarcido, deverá dirigir-se ao centro de assistencia onde deixou o aparelho para reparação munido do documento de entrega e solicitar o respectivo livro de reclamações, deverá formular aí a devida reclamação com todos os dados que achar pertinentes e aguardar o desenrolar dos acontecimentos.
 

ElCabalero

GF Platina
Entrou
Out 16, 2012
Mensagens
836
Gostos Recebidos
36
Normalmente no ticket/factura entregue ao cliente como comprovante de que depositou o artigo/electrodoméstico para reparação, estão ( ou deviam estar) todas as regras de aceitação da politica de reparação / orçamento praticadas pelo estabelecimento.
Ter em atenção que muitas "casas" cobram uma taxa, pelo orçamento caso a reparação não seja aceite , ( mas como já referi normalmente isto esta descrito no documento entregue).
agora :
1- Todos os artigos avariados em garantia, o fabricante tem 30 dias para o reparar e entregar ao cliente, findo este tempo caso o fabricante ainda não tenha uma solução o cliente tem o direito de pedir o reembolso do valor do artigo em novo , ou receber um novo com as mesmas características.
2- Artigos entregues para reparação, o reparador tem 5 dias úteis para entregar um orçamento ou estimativa de reparação ao cliente, sendo o mesmo aceite, 30 dias para efectuar a reparação,em caso de não aceitação tem 15 dias para devolução do aparelho avariado,sendo que se o cliente demorar mais de 90 dias no seu levantamento pode o reparador cobrar uma taxa diária pelo armazenamento, prevendo a lei que o artigo reverte a favor do reparador caso o cliente não o reclame no prazo máximo de um ano ( pagando as devidas taxas, caso o reparador as reclame a partir dos 90 dias).

De salientar também que todas as reparações por lei têm 1 ano de garantia ( mão de obra e peças ) para consumidores domésticos e 6 meses para consumidores industriais.

Portanto se ainda não tinha passados os 90 dias o cliente tem todo o direito de ser recercido pelo valor do aparelho em novo ou por um novo com as mesmas careteristicas.

A menos que.... quando o cliente recebeu o orçamento , tenha comentado, (como muitas vezes acontece).
_ Oi isso é muito caro... vale mais ir para o lixo! Eu depois passo aí!
E passarem vários dias, semanas, sem o cliente dizer mais nada e o reparador interpreta que o cliente deixou de ter interesse no artigo!.

Paz e saúde......... fim de semana a vista!!!
 

SteveStation

GF Prata
Entrou
Nov 15, 2006
Mensagens
220
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela informação, assim já se tem uma ideia ao que se deve fazer.
Eu estava mais informado de quando um artigo vai para a reparação dentro da garantia, agora numa situação destas para mim é novo.

Cumprimentos e um abraço.
 
Topo