• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Monitor para desktop: convencional ou TV monitor?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas.

O meu monitor/TV Samsung 22" FHD avariou: a imagem aparece durante 1 segundo e depois desaparece. Mandei-o para reparação mas tenho que começar a preparar-me para comprar um novo, caso aquele não tenha reparação ou ela fique muito cara.
Andei a ver monitores, monitores/TV e até LCDs LED de 22" para uma eventual substituição e fiquei na dúvida se um LCD não seria uma melhor escolha para monitor de computador. Os preços são muito parecidos (alguns LCDs até são mais baratos do que os monitores) e como tenho o desktop ligado via HDMI qualquer deles daria, pelo menos em teoria.
A minha eventual opção pelo LCD deve-se ao facto de o meu Samsung, talvez por ser basicamente um televisor, sempre ter tido melhor imagem do que muitos monitores convencionais que tenho visto e por não ter aquele efeito de escurecer ou clarear a imagem consoante o ângulo em que se olha para o écrã.

No entanto tenho uma dúvida: para além das HDMI, o Samsung tem entrada VGA e DVI (inclusive com uma entrada de áudio dedicada para ligar à saida de áudio do computador) como qualquer monitor, os LCDs apenas têm entrada(s) HDMI.
1- Se optar por comprar um LCD, as entradas HDMI suportarão a ligação dum computador da mesma maneira que um monitor/TV?
2- Um LCD será adequado para usar como monitor ou é melhor um monitor dedicado?

Obrigado desde já.
DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pessoal, preciso duma ajuda/informação sobre este assunto com alguma urgência porque o Samsung não vai ser reparado e preciso de saber o que comprar. Não posso estar sem usar o computador durante muito tempo porque tenho lá muitas coisas das quais preciso diariamente.
Só preciso de saber se é melhor um monitor dedicado ou se um LCD LED também serve.

Obrigado.

DX2
 

Antonio A Alves

GF Ouro
Entrou
Mai 14, 2016
Mensagens
999
Gostos Recebidos
0
Eu uso um lcd, para mim serve perfeitamente, claro que está ligado através da ficha VGA mas através da HDMI funciona do mesmo modo, creio eu
 

florindo

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 11, 2006
Mensagens
38,984
Gostos Recebidos
345
Se te ajuda aqui vai a minha opinião.

Tenho um "monitor" Asus e funciona bem por HDMI.

A minha tv da cozinha uma toshiba que tem entrada de HDMI também funciona.

Fui buscar para perto do pc para testar.

Só achei fraquita em termos de resolução, mas pode ser da própria tv?

Abraço
 
Última edição:

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
O teu samsung deve ter tecnologia ips. Mas creio que nem todos os lcds sao assim, ou estarei errado?

Enviado do meu AQUARIS E5 HD através de Tapatalk
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O teu samsung deve ter tecnologia ips. Mas creio que nem todos os lcds sao assim, ou estarei errado?
Não, ele é de 2010. É daqueles monitores/TV com TDT que apareceram logo no início do digital.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Se te ajuda aqui vai a minha opinião.

Tenho um "monitor" Asus e funciona bem por HDMI.

A minha tv da cozinha uma toshiva que tem entrada de HDMI também funciona.

Fui buscar para perto do pc para testar.

Só achei fraquita em termos de resolução, mas pode ser da própria tv?

Abraço
Ajuda, porque entretanto estive a falar com técnico de televisão quando fui buscar o monitor e ele também é da opinião que nenhum LCD consegue ser tão bom como um monitor dedicado, porque embora a ligação seja HDMI os sinais provenientes duma placa gráfica dum computador são diferentes dos provenientes dum DVD, Bluray ou box de TV e precisam dum tratamento diferente, que os monitores fazem melhor do que as TV.

Sendo assim, tenho que ir à procura de um monitor. Obrigado a todos pela contribuição.

DX2
 

badanas

GF Ouro
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
2,620
Gostos Recebidos
0
Ajuda, porque entretanto estive a falar com técnico de televisão quando fui buscar o monitor e ele também é da opinião que nenhum LCD consegue ser tão bom como um monitor dedicado, porque embora a ligação seja HDMI os sinais provenientes duma placa gráfica dum computador são diferentes dos provenientes dum DVD, Bluray ou box de TV e precisam dum tratamento diferente, que os monitores fazem melhor do que as TV.

Sendo assim, tenho que ir à procura de um monitor. Obrigado a todos pela contribuição.

DX2

Nem ha comparaçao possivel, um monitor de um pc tem um refresh que pode andar entre os 1-5ms dependendo da qualidade do mesmo, uma tv barata tem um numero de largas dezenas.
Depois o monitor tem funcionalidades especificas para um computador a nivel de software como ajuste de imagem
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Nem ha comparaçao possivel, um monitor de um pc tem um refresh que pode andar entre os 1-5ms dependendo da qualidade do mesmo, uma tv barata tem um numero de largas dezenas.
Depois o monitor tem funcionalidades especificas para um computador a nivel de software como ajuste de imagem
Por isso é que eu gostava do Samsung: em modo de TV/AV/HDMI funcionava como qualquer TV, em modo PC/DVI funcionava como qualquer monitor, mesmo no que dizia respeito às regulações de imagem permitidas, que eram diferentes do modo de TV. Tinha um tempo de resposta de 10ms, o que não era nada mau em 2010.

Bom, só para encerrar o assunto, comprei um Asus VX238H que estava em promoção e é um bocadinho maior do que o Samsung.

DX2
 

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Mensagens
176
Gostos Recebidos
0
Para não falar que a maior parte das tv baratas não têm o tratamento Anti glare, é reflexos até mais não...

Fizeste uma boa escolha!
 

mlcalves

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 20, 2010
Mensagens
2,278
Gostos Recebidos
0
Por isso é que eu gostava do Samsung: em modo de TV/AV/HDMI funcionava como qualquer TV, em modo PC/DVI funcionava como qualquer monitor, mesmo no que dizia respeito às regulações de imagem permitidas, que eram diferentes do modo de TV. Tinha um tempo de resposta de 10ms, o que não era nada mau em 2010.

Bom, só para encerrar o assunto, comprei um Asus VX238H que estava em promoção e é um bocadinho maior do que o Samsung.

DX2
Fizeste bem. Tb tenho um asus e estou mt satisfeito.
 
Topo