• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Carburadores sujos

Eugénio pmh

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2016
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Boas, tenho uma triumph tiger 900 de 94 e está começou a falhar. Desmontei os carburadores e estes apresentam uma cor esbranquiçada no interior, já depois da borboleta com um resíduo que sai facilmente com o dedo, mas que me deixou intrigado. Alguém faz ideia do que possa ser? Água na gasolina? Ou pior?
 

antena2007

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2007
Mensagens
811
Gostos Recebidos
0
Boas
Já fez a substituição do filtro do combustível? Fltro sujo e com água, causa esse problemas.
Há um produto que se adiciona no combustível para limpar os injetores.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Cuidado com os carburadores, não desmontes nada, se não tens máquina para os sincronizar deixa isso para um mecânico.

A sujidade é normal devido à idade se nunca foram limpos. Tenho uma CBR600 de 88 e o ano passado tb comecei a notar falhas na resposta do motor, principalmente em acelerações rápidas. Pensei q era os carburadores sujos pois desde que a comprei (2010) q ando adiar isso.

Passado uns dias a ir para o trabalho tive que parar numas bombas a meio da viagem pois não dava para chegar ao destino (na cidade mm os postos de marca são mais baratos e é onde ponho sempre mas desta vez não dava).
Então parei na Galp a meio do caminho e atestei, como habitual, e que raio de diferença. Mal saí das bombas a mota parecia outra, respostas rápidas e sem qq falha.
Logo o problema era da gasolina da BP que colocava na cidade, e deixei de por nessa indo à do outro lado da rua ou outra que há lá. Dias depois a BP onde habitualmente ia fechou para obras, segundo consegui sabet eram infiltrações nos tanques, estava explicado!!!

Já anos atrás tinha posto gasolina no Feira Nova, jurei para nunca mais. Não falhava como esta última vez mas a mota não desenvolvia como habitualmente e fiz menos 50km.
Os combustíveis são diferentes mesmo muitos que dizem que não, e nas motos isso nota-se mesmo.

Isto tudo para dizer o quê? Não quer dizer que os teus carburadores não estejam a necessitar de uma revisão mas o meu conselho:
- Limpa a sujidade que está à vista sem desmontar nada que possa desafinar os carburadores
- Tira a gasolina e vê como está o pequeno filtro la dentro (na torneira). Se a bomba de gasolina estiver à mão e o filtro limpa-os. Se o teu filtro for transparente consegues ver se tem sujidade
- Usa outra gasolina

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 
Última edição:

Eugénio pmh

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2016
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Estou a fazer a limpeza dos carburadores e por acaso já substituí o filtro. Vou também substituir a gasolina e o filtro de ar. Depois faço o Fred back dos acontecimentos. Nunca tinha visto tais resíduos num carburador!
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Estou a fazer a limpeza dos carburadores e por acaso já substituí o filtro. Vou também substituir a gasolina e o filtro de ar. Depois faço o Fred back dos acontecimentos. Nunca tinha visto tais resíduos num carburador!
Que gasolina habitualmente usavas? Linhas brancas? Se sim não faças mais isso pois têm água e os motores das motas sentem de imediato a má qualidade do combustível.

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 

Eugénio pmh

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 23, 2016
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
Obrigado. Isso faz todo o sentido. Espero que seja só isso. De facto as vezes também meto gasolina em bombas que são um pouco duvidosas. Acho que vou limpar o depósito e ver a torneira do filtro desta.
 

PSonic

GForum VIP
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
6,129
Gostos Recebidos
19
Tb não deites a gasolina fora, mete num garrafão (usa na máquina da relva!!!). Depois dessa limpeza mete gasolina 98 Premium, não necessitas de atestar, apenas para uns 50km para andares com ela e fazeres umas acelerações a ver se limpa tudo. Se notares que resolveu já sabes, apenas boa gasolina, podes voltar à normal 95 mas nunca mais linhas brancas. Se melhorou mas ainda não ficou perfeito podes comprar daqueles produtos de limpeza de carburadores para misturar na gasolina, segue as instruções do produto e anda com ela até acabar o produto.

Se depois disto tudo continuar lá tens que mandar tratar disso.

(vê o estado das velas tb)

Enviado do meu C5-S508 através de Tapatalk
 
Última edição:
Topo