• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Apresentação e dúvida relacionada com PMR446

André Pacheco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 31, 2016
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Antes demais muito boa noite a todos os utilizadores. O meu nome é André e sempre tive o " bichinho " pelos mundo dos rádios.
Não tenho a certeza se me encontro no sítio certo mas...De momento encontro-me indeciso na compra de um rádio pela seguinte dúvida...
Será que tenho de ter licença para o utilizar como se fosse um PMR446 ?
O rádio em questão é o BaoFeng UV-5R
http://www.labre-ma.org.br/images/Downloads/Manual UV-5R portugues.pdf

Aguardo resposta de algum dos colegas. Tenho ou não de obter uma licença para comunicar com ele a curtas distancias ? Ou apenas terei de alterar a potência para 0.5W ?
Obrigado e boa noite.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

Esse rádio permite utilização PMR446, (banda/faixa isenta de licença)
Por outro lado, também trabalha/emite nas bandas VHF/UHF (Uso profissional)
Por esse motivo, é requerida licença para uso do mesmo.

Cps
 

André Pacheco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 31, 2016
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Boa tarde amigo mrsat, entendi a resposta porém, e se eu apenas o utilizar em banda isenta de licença ? Não terei qualquer problema certo ? Só se por alguma razão me aparecessem em casa :shy_4_02: :shy_4_02: (???)
Aguardo resposta, cumprimentos !
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

Isso seria um pouco como ter carta de motorizada 50Cm3, e depois andar numa 125Cm3, e alegar que não iria circular na Auto-Estrada, e também não iria circular a mais de 40/45 Kmh.
 

Jotatulipas

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 9, 2008
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Antes demais muito boa noite a todos os utilizadores. O meu nome é André e sempre tive o " bichinho " pelos mundo dos rádios.
Não tenho a certeza se me encontro no sítio certo mas...De momento encontro-me indeciso na compra de um rádio pela seguinte dúvida...
Será que tenho de ter licença para o utilizar como se fosse um PMR446 ?
O rádio em questão é o BaoFeng UV-5R
http://www.labre-ma.org.br/images/Downloads/Manual UV-5R portugues.pdf

Aguardo resposta de algum dos colegas. Tenho ou não de obter uma licença para comunicar com ele a curtas distancias ? Ou apenas terei de alterar a potência para 0.5W ?
Obrigado e boa noite.


Boas.
O rádio Baofeng UV-5R não é um rádio legal para operar na banda do PMR pois tem mais que 0,5 w de potência e não possui uma antena amovível (a antena tem ser fixa ao rádio). Como tal não pode utilizar esse rádio legalmente na banda do PMR 446 MHz.
Para poder fazer um usufruto do rádio que possui, utilizando a banda VHF dos 2 metros (144-146 MHz) e banda UHF dos 70 cm (430-440 MHz) o colega teria que efectuar um exame de radioamador para a categoria 3, na ANACOM, e após ter tido aproveitamento e ter obtido o respectivo indicativo de amador, teria que permanecer durante dois anos em escuta, só podendo transmitir na presença de um radioamador de categoria superior (cat. 1, A e B).
Toda a transmissão que efectuar com esse raádio será considerada ilegal pelo que sujeita-se á apreensão do rádio e á paga da respectiva coima.
Fora do caracter legal, poderá utilizar esse rádio para efectuar escuta e poderá utilizá-lo na banda do PMR mas relembro de forma ilegal.
A banda do PMR é uma banda de utilização sem licença desde que seja operada legalmente, ou seja, utilizando rádios exclusivos de UHF para a banda os 446 MHz com potência de 0,5 watt com antena amovível, neste caso não terá qualquer problema.

Espero ter correspondido ao solicitado.

Jota Tulipas
 
Topo