• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Algumas questões sobre aquaponia.

NelsonMM

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jul 31, 2016
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Estou a pensar em iniciar um projecto a nivel comercial sobre aquaponia tenho investigado o assunto a fundo mas tenho algumas questoes importantes que precisam de resposta, espero aqui conseguir encontra-las. Primeira de todas ouvi dizer que actualmente este sistema de producao não é ainda permitido pelo governo o que me custa a crer, será verdade? Que precos são praticados na racao para os peixes consoante os diferentes niveis de proteina? e por fim é permitido a criacao de tilapia uma vez que é uma especie indigna?

Obrigado
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Nao ha qualquer restriçao legal a produçao de material vegetal em Portuagal exclusivo ao sistema aquaponico.

Preços de raçao... so depoiis de escolher os peixes pode ver os preços das raçoes mais adequadas a eles.

Nao sei o que entende por "especie indigna", as restriçoes a nivel de peixes sao as mesmas que se aplicam aa qualquer sistema ornamental ou comercial, naao sao exclusivos da aquaponia.
Existe uma lista de especies proibidas em Portugaal. Se o peixe que pretende esta nessa lista, nao o pode mater vivo em Portugal, se nao estiver, pode.

Tilapiaa é um nome generico dado a muitas especies de peixe, umas sao ca proibidas e outras nao.

Parece-me haver um equivoco na sua aproximaçao a aquaponia.
Aquaponia nao é um sistema de criaçao de peixes, embora se utilize uma espoecie de RAS em aquaponia.
Aquaponiaa destina-se a produçao de vegetais, os peixes sao um subproduto.

Se o seu objectivo é a criaçaod epeixes, ornamentais ou para consumo humano, aconselho a verificar os sistemas de RAS. Sao os mais eficientes em termos de custo/proveito.
 
Topo