• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda Vodafone fibra

Demolock

GF Bronze
Entrou
Jun 5, 2011
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Bom dia

Instalaram-me fibra da vodafone ontem e está tudo a funcionar direito, o problema é que tinha uma izibox ligada a um vídeo antigo a fazer a distribuição de sinal pela casa e os técnicos da Vodafone cortaram os cabos todos. Queria saber o que é preciso de fazer/comprar para ter tudo a funcionar novamente. Já me disseram que ia ter interferências e que provavelmente ia ter de comprar um amplificador de sinal. Conseguem-me dar uma ajuda? O técnicos da Vodafone puseram uma espécie de um T ligado ao router ONT com uma entrada e duas saídas a fazer a distribuição de sinal pela casa

Cumprimentos
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não era bem aqui que devias ter aberto o tópico mas eventualmente o "arrumador" do costume irá encarregar-se de o mover para o sítio.

Ora bem, para começar como é que tinhas a a ligação da saída coaxial do vídeo feita, antes da instalação da Vodafone?

DX2
 

Demolock

GF Bronze
Entrou
Jun 5, 2011
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
boa tarde,
no sótão tenho as caixas que podes ver nas fotos, vinha um cabo do video que ligava numa ou nas duas caixas não sei ao certo e fazia a distribuição pela casa, tinha também a antena externa ligada nessas caixas, (os cabos ligados foi só uma experiência)

https://postimage.org/app.php https://postimage.org/app.php https://postimage.org/app.php

a fibra foi instalada na sala, e ligaram esses 2 cabos o da esquerda vai ligar a um quarto, o da direita vai fazer ligação ao resto da casa

https://postimage.org/app.php
https://postimage.org/app.php

cumps
 

Anexos

  • 20160820_170942.jpg
    20160820_170942.jpg
    59.6 KB · Visualizações: 22
  • 20160820_171125.jpg
    20160820_171125.jpg
    60.5 KB · Visualizações: 18

mirsofy

GF Prata
Entrou
Mai 2, 2007
Mensagens
175
Gostos Recebidos
2
boas tardes

tens de ser mais esclarecedor de como tens a tua estrutura
o que queres dizer com o resto da casa ?
pelas fotos que mostras do material que tens no sótão já é obsoleto.
um dos cabos do repartidor chega ao sótão ?
faz um desenho da tua estrutura, assim é mais facil ajudar


bons testes

mirsofy
 

Demolock

GF Bronze
Entrou
Jun 5, 2011
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
é complicado de explicar pk eu próprio não sei como isto tá ligado, o resto da casa são as outras divisões, nenhum dos cabos de repartidor vai ao sótão
 

Demolock

GF Bronze
Entrou
Jun 5, 2011
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
se calhar o melhor é então esquecer o sótão, olhando para a instalação da fibra á maneira de por ali a izibox com algum aparelho para fazer a distribuição do sinal pela casa?
 

mirsofy

GF Prata
Entrou
Mai 2, 2007
Mensagens
175
Gostos Recebidos
2
Vivas
calma não podes desistir assim
vamos lá ver
pelas fotos uma unidade é o amplificador de sinal e a outra caixa parece cx de recepção ou distribuição (sistema antigo)
como tal é ou era ai que era a entrada da antena do telhado e que depois distribui pela casa/divisões
precisas de testar esses cabos para saberes para onde eles vão
para saberes os caminhos deles vais cabo a cabo xantando uma das pontas e com um vulgar aparelho de medidas verificas se é o xantado, assim vais sabendo os caminhos deles
parece complicado mas depois de fazer o primeiro verás que é simples
fazes um desenho num papel , postas aqui que o pessoal ajuda-te ao certo o que podes e deves fazer ou comprar
bons testes

mirsofy
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
boa tarde,
no sótão tenho as caixas que podes ver nas fotos, vinha um cabo do video que ligava numa ou nas duas caixas não sei ao certo e fazia a distribuição pela casa, tinha também a antena externa ligada nessas caixas, (os cabos ligados foi só uma experiência)

1ª pergunta: Onde é que está, dentro de casa, o tal cabo que ia do vídeo para o amplificador?
2ª pergunta: Onde é que está, nestas fotos, o mesmo cabo?
3ª pergunta (e que pode anular as duas anteriores): Estás a ver bem os canais RF da Vodafone em toda a casa?


a fibra foi instalada na sala, e ligaram esses 2 cabos o da esquerda vai ligar a um quarto, o da direita vai fazer ligação ao resto da casa




cumps
Trabalha-se tão mal neste país... Mas enfim, não posso culpar os coitados que fazem as instalações porque este não é o trabalho deles.

Só um aparte: se quiseres que o ONT dure por muito tempo, tira-lhe a box de cima. ;)

DX2
 

Demolock

GF Bronze
Entrou
Jun 5, 2011
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
o cabo foi passado de propósito na altura em que pus a izibox, está num quarto e vai directamente ao sótão ligar nessa caixa, é o cabo da direita na primeira foto, o cabo da esquerda liga na caixa ao lado que penso que seja um amplificador
sim os canais funcionam razoavelmente bem tem um ou outro em que se que a imagem não é completamente "limpa"
pois já reparei que a box aquece bastante, aquilo está provisório, estou á espera da mobília da sala, até pk os aparelhos ficaram todos no chão
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
o cabo foi passado de propósito na altura em que pus a izibox, está num quarto e vai directamente ao sótão ligar nessa caixa, é o cabo da direita na primeira foto, o cabo da esquerda liga na caixa ao lado que penso que seja um amplificador
sim os canais funcionam razoavelmente bem tem um ou outro em que se que a imagem não é completamente "limpa"
pois já reparei que a box aquece bastante, aquilo está provisório, estou á espera da mobília da sala, até pk os aparelhos ficaram todos no chão
A caixa de baixo é o amplificador, a de cima é a fonte de alimentação, está tudo mal ligado e nada daquilo serve para o que tens agora, porque 35 dos 60 canais RF analógicos da Vodafone estão na banda S e aquele amplificador não amplifica esta banda.
A saída do ONT tem sinal suficiente para uma distribuição pequena. Não sei quantas tomadas tem o circuito maior mas essa menor qualidade de imagem em alguns canais poderá ter a ver com o facto de os canais serem todos seguidos e não com eventuais perdas da distribuição. De qualquer modo, se for preciso amplificação há amplificadores específicos para redes de cabo com pouco ganho.

Antes de irmos ao que interessa, preciso saber se a Izibox vai ficar nesse sítio onde está o ONT porque vai tudo depender disso.

DX2
 

Demolock

GF Bronze
Entrou
Jun 5, 2011
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
bom dia, o circuito maior se não me engano tem 4 tomadas, sim a ideia era ficar junto do ont
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
bom dia, o circuito maior se não me engano tem 4 tomadas, sim a ideia era ficar junto do ont
Ok, então nesse caso temos que "rezar" para que o sinal do modulador do vídeo seja suficiente para chegar em condições à ultima dessas 4.

Nota I: Vou partir do princípio que "dominas" a parte das ligações da Izibox ao vídeo e que sabes como mudar o canal de saída RF do vídeo. Para fazer o que está descrito abaixo, a Izibox terá que estar ligada e a dar imagem.
Nota II: Espero que o vídeo tenha modulador PLL, porque o RF da Vodafone ocupa a maior parte da banda de UHF.

Ora então vamos lá ao que interessa:
1. Liga o cabo coaxial que está a sair do ONT à entrada coaxial do vídeo.
2. Liga a saída coaxial do vídeo ao splitter que eles puseram.
3. Caso o vídeo seja de modulador PLL salta o passo seguinte. Vai ao menu ou ao sítio onde se altera o canal RF de saída, muda para o 39 e verifica como é que a imagem da Izibox chega a um dos outros televisores.
4. Caso seja dos antigos de modulador de parafuso, tens que ligar a saída coaxial do vídeo a um televisor perto de ti, sintonizar o canal 39 nesse televisor, ligar o teste de barras no vídeo e depois rodar o parafuso do modulador lentamente para um lado ou para o outro até as 2 barras verticais brancas aparecerem no écrã. Desliga o teste, liga a saída coaxial do vídeo ao splitter e verifica como é que a imagem da Izibox chega a um dos outros televisores.
5. Se a qualidade for razoável/boa, está feito.
6. Se não for, faz novamente o passo 3 e vai experimentando os canais entre o 49 e o 53 até haver um que tenha melhor imagem. Se o vídeo for o do passo 4, terás de comprar um modulador porque o desses vídeos na melhor das hipóteses só chega até ao 42.
7. Caso também não consigas imagem em condições em nenhum destes canais, desliga o cabo coaxial que vem do ONT e verifica se a imagem melhora.
8. Se não melhorar, terá que comprar um amplificador de interior para Cabo (5MHz...800MHz ou 40MHz...800MHz) que não tenha mais de 15dB de ganho em VHF e 20dB de ganho em UHF ou que tenha no máximo 20dB de ganho em toda a largura da banda. Este amplificador será intercalado entre a saída coaxial do vídeo e as saídas para as tomadas, sendo que neste caso o splitter deixa de ser preciso porque os amplificadores de interior têm 2 saídas.
9. Se melhorar, então a coisa complica-se e não sei se conseguirás ser tu a resolver o problema. Mas vamos esperar que os passos 1, 2 3 e 5 sejam suficientes para a coisa ficar em condições.

DX2
 

Demolock

GF Bronze
Entrou
Jun 5, 2011
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Boas amigo, esqueci-me de dizer mas queria deixar o vídeo de lado e comprar um modulador, aconselhas algum em especial? Até pk o vídeo só mostra 4 canais e o av, ele estava a transmitir no av. O canal 39 está a transmitir o discovery não vai dar conflito se puser o modulador no canal 39 também, ou tenho de procurar um que esteja livre?
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boas amigo, esqueci-me de dizer mas queria deixar o vídeo de lado e comprar um modulador, aconselhas algum em especial? Até pk o vídeo só mostra 4 canais e o av, ele estava a transmitir no av. O canal 39 está a transmitir o discovery não vai dar conflito se puser o modulador no canal 39 também, ou tenho de procurar um que esteja livre?
O modulador pode ser um qualquer que não tenha mais de 80dB de saída. A grande maioria tem à volta de 75dB e há uns quantos (Manata, Daxis e Televés, entre outros) que têm 90dB. Para aí não precisas de tanto. Estes mais potentes têm atenuador de saída mas mesmo assim há o perigo de o canal deles começar a interferir com os canais da Vodafone.

Tens a certeza que o Discovery está no C39? É que eu aqui tenho-o no S35. O último canal em UHF que tenho é o RT, no C37, e segundo sei, a grelha de canais RF da Vodafone é a mesma para todo o país.

DX2
 

Demolock

GF Bronze
Entrou
Jun 5, 2011
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Eu agora não estou em casa para confirmar, mas penso que sim c39 discovery
 

Demolock

GF Bronze
Entrou
Jun 5, 2011
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
sim tens razão foi engano meu, vou então comprar o modulador e depois digo como ficou isto

cumprimentos
 

COOL_MAN

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
354
Gostos Recebidos
0
O modulador pode ser um qualquer que não tenha mais de 80dB de saída. A grande maioria tem à volta de 75dB e há uns quantos (Manata, Daxis e Televés, entre outros) que têm 90dB. Para aí não precisas de tanto. Estes mais potentes têm atenuador de saída mas mesmo assim há o perigo de o canal deles começar a interferir com os canais da Vodafone.


DX2

eu tenho um illusion com 75db mas nao consigo por aquilo a funcionar na perfeiçao fico sempre com a imagem mais escura
é este o modulador http://www.todotelecom.com/p.2039.0.0.1.1-modulador-domestico-pll-vhf-73db-illusion-mod-ill1v.html

alguma dica para por a funcionar bem?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
eu tenho um illusion com 75db mas nao consigo por aquilo a funcionar na perfeiçao fico sempre com a imagem mais escura
é este o modulador http://www.todotelecom.com/p.2039.0.0.1.1-modulador-domestico-pll-vhf-73db-illusion-mod-ill1v.html

alguma dica para por a funcionar bem?
Nas características diz que ele tem ajuste de sinal de vídeo mas não tem nenhuma indicação se é físico ou por software. Como o ajuste do canal de saída é por micro-interruptores, parto do princípio que seja a 1ª hipótese. Geralmente imagem muito escura tem a ver com excesso de sinal de vídeo. Procura se ele tem algum pequeno orifício com um "trimmer" lá dentro ou se tem algum sítio onde diga Video Level Adjust.

DX2
 

COOL_MAN

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
354
Gostos Recebidos
0
Nas características diz que ele tem ajuste de sinal de vídeo mas não tem nenhuma indicação se é físico ou por software. Como o ajuste do canal de saída é por micro-interruptores, parto do princípio que seja a 1ª hipótese. Geralmente imagem muito escura tem a ver com excesso de sinal de vídeo. Procura se ele tem algum pequeno orifício com um "trimmer" lá dentro ou se tem algum sítio onde diga Video Level Adjust.

DX2

boas
nao tem nenhum orificio para ajustar o sinal mas tambem acho que nao tem como abrir, nao tem parafusos e parece me que é colado
eu tenho assim o aparelho

IMG_20160823_195606.jpg
 
Topo