• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Aquaponia problemas com aquecimento da água no Verão

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Boa tarde ppl,

Já há bastante tempo que tenho andado a testar um pequeno sistema de aquaponia com um lago de 25l e 5 peixes de água fria, depois de alguns testes tirei bastantes conclusões, contudo existe um problema que estou a fazer face e não há meio de encontrar uma solução viável, que é a alta temperatura que a água do aquário atinge nos dias mais quentes.

Já experimentei um ventoinha e até resulta mas provoca um alto nível de evaporação de água o que debilita todo o sistema, especialmente a saúde da clónia de bactérias e consequentemente das plantas.

Já testei cubos de gelo mas também não considero viável pois passaria o dia a adicionar gelo ao aquário para manter a temperatura da água em torno dos 27ºc

Alguns dos colegas conhece uma técnica viável, sem que sejam necessários muitos cuidados?


Cumprimentos
 

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,169
Gostos Recebidos
209
O local onde estão os aquários deve ser quente, não?
Tens sistema de regulação com sensores?
Existem vários controladores de temperatura a 2 ou 3 euros, já com sensores, e que funcionam 5 estrelas...
Tenho um amigo que faz criação de varias espécies e teve o mesmo problema. Resolveu-o colocando um sistema com controladores e colocando uma cobertura com malha de rede, o que lhe possibilita ter a temperatura estabilizada.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Pelintra controlador de temperatura até tenho... O problema é que os chillers são bastantes caros para a dimensão do meu projecto.
 

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,169
Gostos Recebidos
209
A divisão onde está o aquário não pode ser mais resguardada do calor solar?
Já pensaste em adaptar um sistema de um frigorífico velho?
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Pelintra o problema é que se resguardar mais do calor, posso vir a ter problemas com falta de luz solar necessária ao desenvolvimento das plantas.
 

Pelintra

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
2,169
Gostos Recebidos
209
Não é o que se verifica em casa desse meu colega...mas ele tem os aquários de criação dentro de uma divisão que tinha um aquecimento exagerado devido à cobertura e colocou-lhe por cima dessa cobertura, a tal rede que lhe diminui a temperatura consideravelmente, ao ponto de ele poder controlar perfeitamente a temperatura sem recorrer às ventoinhas...que agora já não usa.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Mas o cultivo esta directamente no tanque dos peixes?

O costume, o que eu tenho, é o lago 90% coberto para nao apanhar sol, so com um canto a vista.
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
cable-man, estamos a falar neste momento de um pequeno aquário de 30l que tem uma pequena growbed.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
ah...
E pa... se quiseres gastar um bocado de dinehiro nisso, mas fica sempre mais barato do que comprar um chiler, compras uns metros de tubo de inox de canalizaçao, de 16mm ou mesmo de 12, fazes uma bobine e metes uma ventoinha de PC a ventilar isso.
o ar a passar pelo inxo vai arrefecer um bocado, que por sua vez arrefece a agua la dentro.
Mas isto é soluçao para 2 ou 3 graos, nao acredito que arrefeça mais.

Outra coisa que tambvem podes fazer é isolar a volta do aquario com aquele plastico de bolhas parecido com o de embalagem mas quie é prateado dos dois lados.
Ja vi tapa sol para os carros feitos nisso e se o aquario e assim piquenino possivelmnete um destes serve.
Deixas 1cm ou asssim de distancia entre os vidros e o plastico.
E cortas um rectangulo piquenino num dos lados, de preferencia o que apanha menos sol, para veres os peixes.
 

cable-man

GF Platina
Entrou
Out 2, 2012
Mensagens
196
Gostos Recebidos
0
Por norma sistemas micro sao para trabalhar com iluminaçao artificial dentro de casa, proque nao teem massa suficiente para aguentar as variaçoes termicas e de luz que um sistema no exterior tem de suportar.
 

r.dealer

GF Bronze
Entrou
Mar 14, 2017
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,
Neste momento tenho um aquario de 70l, e tambem ando com o problema da temperatura da agua agora no verão... anda sempre entre os 27/28º, o termostato está programado para 26º.
Ja tenho os peixes á cerca de 3 meses e têem-se aguentado. será que estas temperaturas sao muito altas? os peixes que tenho são moolys, platys, rasbora e tetra fantasma.

Obrigado
 

lbvp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2018
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
procura um figorifico com congelador que funcione o mais barato possivel, depois com calma e cuidado desmontas de maneira a que coloques a parte do congelador dentro de água (caixa metalica com serpentina de tubos de cobre, o restante material de fazer frio do frigorifico colocas isolamento. já percebes a ideia, colocas temporizador para ligar e desligar. vou tentar arranjar foto
 

lbvp

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2018
Mensagens
8
Gostos Recebidos
0
sim tambem dá mas é masi facil arranjar uma arca
 
Topo