• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Problema sinal TDT - Tavira

filipedbc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Boas, já ando com a cabeça à roda por causa de um problema com o sinal TDT.
Uma familiar pediu-me para dar uma olhada na instalação TDT dela porque muitas vezes tinha paragens de sinal.
A casa está situada nas coordenadas: Lat: 37.14492011 Lon: -7.72223398 Link: https://www.google.pt/maps/@37.1450632,-7.7220382,187m/data=!3m1!1e3
Neste momento tenho uma antena apontada para o emissor do Serro de São Miguel e outra apontada para o emissor de Tavira, junto com um Amplificador de Mastro com 2 entradas e o respectivo alimentador dentro de casa.
O problema que acontece é que normalmente tem um sinal de 90-100%, e do nada (à noite) o sinal é interrompido. Deduzo que sejam interferências com o sinal vindo de Espanha...
Já reorientei as antenas através do GPS e nada feito. Umas noites funciona e nas outras não. Neste momento no amplificador dei mais força ao sinal do Serro e diminui um pouco o de Tavira e o problema persiste.
Alguém me consegue dar uma ajudinha? Neste momento estou a pensar em meter uma união e testar apenas com uma antena ligada.


Cumprimentos
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
não sei como funcionam os emissores por esses lados, eu por acaso já experimentei fazer o mesmo com duas antenas mas como ambas apanham no canal 56 a coisa não corre bem! creio que como os sinais chegam com tempos diferentes entre uma e outra acaba por ficar sem sinal!
 

capnando

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
140
Gostos Recebidos
0
Se vives no interior da cidade, desliga a antena do Serro de S.Miguel e o problema deve ficar resolvido, aliás nem precisas de amplificador, porque o sinal é suficiente e sem interferências.
 

filipedbc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Se vives no interior da cidade, desliga a antena do Serro de S.Miguel e o problema deve ficar resolvido, aliás nem precisas de amplificador, porque o sinal é suficiente e sem interferências.

Não é dentro da cidade. O Emissor de Tavira está a 6,77km (segundo o GMaps) e o do Cerro está a 10,72km. Sendo que o Cerro emite a 1000W e em Tavira emite a 841W, qual será a melhor opção? Obrigado
EDIT: distâncias em linha recta
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não é dentro da cidade. O Emissor de Tavira está a 6,77km (segundo o GMaps) e o do Cerro está a 10,72km. Sendo que o Cerro emite a 1000W e em Tavira emite a 841W, qual será a melhor opção? Obrigado
EDIT: distâncias em linha recta
Tendo em conta as distâncias, o primeiro erro dessa instalação é ter duas antenas viradas para emissores próximos que estão a emitir a mesma frequência e um amplificador a amplificar ambos os sinais.
Um emissor a menos de 7 km em linha recta é quase o mesmo que estar ao pé dele. As potências que indicaste são inúteis porque ninguém sabe ao certo o que cada emissor tem. A única maneira de saber qual dos dois chega em melhores condições é medindo os sinais com um medidor, o que obviamente tu não poderás fazer.

Volta a colocar a atenuação do amplificador no mínimo (ou o ganho do amplificador no máximo) e experimenta o seguinte:
1- Desliga a antena que está virada para o Cerro e verifica se acontece o mesmo à noite.
2- Se acontecer, desliga essa e liga a que está virada para Tavira e testa.

Depois diz quais foram os resultados.

DX2
 

filipedbc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Tendo em conta as distâncias, o primeiro erro dessa instalação é ter duas antenas viradas para emissores próximos que estão a emitir a mesma frequência e um amplificador a amplificar ambos os sinais.
Um emissor a menos de 7 km em linha recta é quase o mesmo que estar ao pé dele. As potências que indicaste são inúteis porque ninguém sabe ao certo o que cada emissor tem. A única maneira de saber qual dos dois chega em melhores condições é medindo os sinais com um medidor, o que obviamente tu não poderás fazer.

Volta a colocar a atenuação do amplificador no mínimo (ou o ganho do amplificador no máximo) e experimenta o seguinte:
1- Desliga a antena que está virada para o Cerro e verifica se acontece o mesmo à noite.
2- Se acontecer, desliga essa e liga a que está virada para Tavira e testa.

Depois diz quais foram os resultados.

DX2
Obrigado pela ajuda. Também achei estranho ter antenas viradas para emissores diferentes e deduzi que fosse daí o problema. Neste momento testei uma antena para Tavira e ficava a 78% de sinal, e só com o Cerro ficava a 90% de sinal. Deixei apenas ligada uma antena para o Cerro. Se a novela se repetir, ligo apenas para Tavira.
Caso isto não se resolva assim, quais as outras alternativas?

Cumprimentos
 

ruivoteam

GF Prata
Entrou
Set 19, 2007
Mensagens
279
Gostos Recebidos
15
Da observação que faço quando vou de férias para esses lados e das casas onde tenho ficado, a função de ter 2 antenas no mastro é uma para TDT PT e outra para TDT ES, agora se tu dizes que as 2 estão para o mesmo, não sei...
 

filipedbc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 29, 2013
Mensagens
6
Gostos Recebidos
0
Da observação que faço quando vou de férias para esses lados e das casas onde tenho ficado, a função de ter 2 antenas no mastro é uma para TDT PT e outra para TDT ES, agora se tu dizes que as 2 estão para o mesmo, não sei...
Certo, eu na minha casa tenho do mesmo e é muito normal por estas zonas, mas a verdade é que os gajos que fizeram essa instalação levaram 300€ e nunca funcionou bem. Ao inicio pensei que o problema vinha dali, mas como ambos os emissores transmitem no canal 56, acabei por ficar a crer que eram interferências com a TDT espanhola!
Até agora está tudo bem, daqui a uns dias se houver queixas volto a pedir ajuda.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Da observação que faço quando vou de férias para esses lados e das casas onde tenho ficado, a função de ter 2 antenas no mastro é uma para TDT PT e outra para TDT ES, agora se tu dizes que as 2 estão para o mesmo, não sei...
Pois, o problema é que apontando uma antena para Espanha não vai captar só a TDT espanhola mas os "penduradores" de antenas do Algarve não percebem isso.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Obrigado pela ajuda. Também achei estranho ter antenas viradas para emissores diferentes e deduzi que fosse daí o problema. Neste momento testei uma antena para Tavira e ficava a 78% de sinal, e só com o Cerro ficava a 90% de sinal. Deixei apenas ligada uma antena para o Cerro. Se a novela se repetir, ligo apenas para Tavira.
Caso isto não se resolva assim, quais as outras alternativas?

Cumprimentos
Caso seja preciso resolver mais alguma coisa, logo vemos.

DX2
 
Topo