• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

ligar 2 lnb Quad em 2 receptores + TDT

xdan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2012
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Ola boas!

sendo novo nisto e apos muito trabalho e pesquisas feitas, algumas delas por cá, andei a restaurar uma antena de 1.80 rotativa e que agora funciona lindamente. levou lnb novo e receptor.

Ainda assim preciso de vossa ajuda, espero que a consiga.

Tenho 1 receptor VU+ DUO2 e um fte maximal IRD420 e duas parabólicas, uma rotativa e outra fixa da meo (é para aproveitar, para nao ficar parada.) e ambas tem LNB quad.

comprei este 2x1 Premium DiSEqC ( http://www.ebay.com/itm/262256189112?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT ) e com os testes que fiz, a minha placa sky star 2hd apanha bem os canais de ambas parabólicas, no entanto nos receptores nao funciona. verifiquei que o DiSEqC é 2.0 e em ambos os receptores o DiSEqC é 1.2.

estou a fazer algo de errado? o que será necessário configurar nos aparelhos? ou estes aparelhos com DiSEqC 1.2 nao sao compativeis com estes distribuidores com DiSEqC 2.0?

o fte maximal IRD420 mesmo tendo uma so entrada para LNB, pode apanhar os canais dos dois satelites ao mesmo tempo?

E claro, tb quero aproveitar e distribuir sinal TDT para ligar as TV´s.

espero ter conseguido explicar a situação e que consigam responder algumas das minhas perguntas.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Ola boas!

sendo novo nisto e apos muito trabalho e pesquisas feitas, algumas delas por cá, andei a restaurar uma antena de 1.80 rotativa e que agora funciona lindamente. levou lnb novo e receptor.

Ainda assim preciso de vossa ajuda, espero que a consiga.

Tenho 1 receptor VU+ DUO2 e um fte maximal IRD420 e duas parabólicas, uma rotativa e outra fixa da meo (é para aproveitar, para nao ficar parada.) e ambas tem LNB quad.

comprei este 2x1 Premium DiSEqC ( http://www.ebay.com/itm/262256189112?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT ) e com os testes que fiz, a minha placa sky star 2hd apanha bem os canais de ambas parabólicas, no entanto nos receptores nao funciona. verifiquei que o DiSEqC é 2.0 e em ambos os receptores o DiSEqC é 1.2.

estou a fazer algo de errado? o que será necessário configurar nos aparelhos? ou estes aparelhos com DiSEqC 1.2 nao sao compativeis com estes distribuidores com DiSEqC 2.0?

o fte maximal IRD420 mesmo tendo uma so entrada para LNB, pode apanhar os canais dos dois satelites ao mesmo tempo?

E claro, tb quero aproveitar e distribuir sinal TDT para ligar as TV´s.

espero ter conseguido explicar a situação e que consigam responder algumas das minhas perguntas.


Boas

Em primeiro uma breve explicação simples das varias versões de Diseqc (retirado de forum)

DiSEqC 1.0 – versão básica deste tipo de comutação, unidireccional - significa emissão no sentido do receptor para o comutador. Controla um máximo de 4 entradas e uma saída.
DiSEqC 1.1 – idêntico ao anterior, mas com maior capacidade - pode controlar até 16 entradas de sinal.
DiSEqC 1.2 – habilitado para mover antenas, por utilização de um motor compatível.
DiSEqC 2.0 – idêntico ao 1.2, mas para além da comutação permite o diálogo nos dois sentidos - receptor comutador e vice-versa

Pelo que sei, a placa Sky Star HD, tem Diseqc 1.2, logo o comutador deverá funcionar correctamente nos receptores satélite.

Questão: Como é que está a ligar os dois receptores satélite, a apenas um comutador?
 
Última edição:

xdan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2012
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Nao estou a ligar os dois receptores. só comprei um comutador para experimentar e se funcionar num receptor, compro outro.
eu ja tinha andado a ver se funcionaria este comutador que comprei e depois de adquirido testei na placa de satelite que funcionou bem. quando passei para os receptores a testar, ja nao funcionava. apenas capta 1 lnb.

Entao este comutador em principio deveria dar nestes dois receptores certo? entao deve ser alguma configuraçao entre eles. só tenho mais duvidas no receptor fte maximal IRD420 pois como é mais antigo, nao sei se ele tem a possibilidade de captar os dois lnb.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Nao estou a ligar os dois receptores. só comprei um comutador para experimentar e se funcionar num receptor, compro outro.
eu ja tinha andado a ver se funcionaria este comutador que comprei e depois de adquirido testei na placa de satelite que funcionou bem. quando passei para os receptores a testar, ja nao funcionava. apenas capta 1 lnb.

Entao este comutador em principio deveria dar nestes dois receptores certo? entao deve ser alguma configuraçao entre eles. só tenho mais duvidas no receptor fte maximal IRD420 pois como é mais antigo, nao sei se ele tem a possibilidade de captar os dois lnb.

Boas

Já cá tive um receptor Univers U4101 que é o mesmo que o FTE Maximal IRD-390 (mesmo hardware e firmware), que é da mesma altura/tempo do IRD420

univers-u4101.jpg

O mesmo comutava perfeitamente o sinal das 4 antenas desde Astra 28 até Hispasat 30

Oleo2IMAG1365.jpg

Boa pesquisa
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ola boas!

sendo novo nisto e apos muito trabalho e pesquisas feitas, algumas delas por cá, andei a restaurar uma antena de 1.80 rotativa e que agora funciona lindamente. levou lnb novo e receptor.

Ainda assim preciso de vossa ajuda, espero que a consiga.

Tenho 1 receptor VU+ DUO2 e um fte maximal IRD420 e duas parabólicas, uma rotativa e outra fixa da meo (é para aproveitar, para nao ficar parada.) e ambas tem LNB quad.

comprei este 2x1 Premium DiSEqC ( http://www.ebay.com/itm/262256189112?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK:MEBIDX:IT ) e com os testes que fiz, a minha placa sky star 2hd apanha bem os canais de ambas parabólicas, no entanto nos receptores nao funciona. verifiquei que o DiSEqC é 2.0 e em ambos os receptores o DiSEqC é 1.2.

estou a fazer algo de errado? o que será necessário configurar nos aparelhos? ou estes aparelhos com DiSEqC 1.2 nao sao compativeis com estes distribuidores com DiSEqC 2.0?

o fte maximal IRD420 mesmo tendo uma so entrada para LNB, pode apanhar os canais dos dois satelites ao mesmo tempo?

E claro, tb quero aproveitar e distribuir sinal TDT para ligar as TV´s.

espero ter conseguido explicar a situação e que consigam responder algumas das minhas perguntas.
Se estás a tentar fazer comutação nos receptores usando o protocolo DiSEqC 1.2 não vai funcionar porque esse protocolo, como o mrsat disse e muito bem, é só para utilizar com motores DiSEqc. Para fazeres com que os receptores accionem o comutador tens que usar o protocolo DiSEqc 1.0 e seleccionar a porta respectiva. O VU+ poderá eventualmente não funcionar porque há muitos receptores "desses" que não funcionam com comutadores 2.0 mas o Fte funciona de certeza.
Não te esqueças que se quiseres ligar as duas antenas aos dois receptores, o LNB da antena rotativa terá que ter pelo menos 2 saídas e tens que meter um comutador para cada um deles.

DX2
 

xdan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2012
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
boas pessoal!

bem, hoje andei de novo nos testes com o comutador que comprei. testei nos 2 receptores e agora sim!

como o mrsat tem receptor com caracteristicas semelhantes ao FTE, fiz os testes primeiro neste receptor e consegui na primeira tentativa meter as duas antenas a funcionar. Já na Vu+, andei mais perdido pois as configurações sao mais extensas. aqui sim perdi mais tempo, mas tb consegui. :)

Neste momento o comutador esta ligado a minha skystar 2 express hd, pois foi nesta placa que iniciei os meus testes de ligaçoes, estudos de frequencia e afins. E mais uma vez, até agora tudo ok.
E como o Dx2 disse, cada receptor tem de levar um comutador, sendo que desta forma irei comprar um para cada receptor.

Já agora pessoal, tenho outra duvida que tem esquecido. Não é bem um problema, no entanto se pudesse resolver, melhor. Só espero conseguir explicar.
Quanto compramos a antena a volta de uns 20 anos atras, nós tinhamos o receptor analogico (e ainda o temos guardado) e o outro aparelho que controla a rotaçao e posiçao da antena. quando mudamos para o receptor digital (FTE) e para o mais recente VU+, pude ligar tudo, excepto dois fios que no receptor antigo ligavam a entradas chamados polarizador magnético (ferrotor) e sei que sem isso, só posso mudar a posiçao da antena em modo manual.

Será que existe a possibilidade de usar a vu+ para girar a antena quando mudamos de canal(satelite)? ou é melhor deixar assim como esta?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Já agora pessoal, tenho outra duvida que tem esquecido. Não é bem um problema, no entanto se pudesse resolver, melhor. Só espero conseguir explicar.
Quanto compramos a antena a volta de uns 20 anos atras, nós tinhamos o receptor analogico (e ainda o temos guardado) e o outro aparelho que controla a rotaçao e posiçao da antena. quando mudamos para o receptor digital (FTE) e para o mais recente VU+, pude ligar tudo, excepto dois fios que no receptor antigo ligavam a entradas chamados polarizador magnético (ferrotor) e sei que sem isso, só posso mudar a posiçao da antena em modo manual.

Será que existe a possibilidade de usar a vu+ para girar a antena quando mudamos de canal(satelite)? ou é melhor deixar assim como esta?
Os fios do polarizador magnético nada têm a ver com o funcionamento do posicionador, logo não é por causa deles que só podes mudar de posição em modo manual. É apenas porque esse posicionador, hoje em dia, só pode ser utilizado manualmente. Já agora, que posicionador é?
Se quiseres pôr esse posicionador de lado e pôr a VU+ a comandar a antena, precisas de comprar um poscionador DiSEqC como este: http://www.servelec.pt/loja-online/...nterface-diseq-12-v-box-iii-iberosat-v-boxiii.

DX2
 

xdan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2012
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
Pois DX2, mas eram esses os fios que permitiam o receptor em orientar a antena. mas pronto...tb ja ha muito anos tenho andado a mudar a posiçao manualmente e sem muita chatice. Aguentar 20 anos como este material tem aguentado, ate fico admirado.
Ainda a pouco liguei o receptor analogico e ta funcionando...lol.

Quanto ao posicionador é um Salora. Ja envio foto do aparelho e do manual do mesmo.

2016-09-08 12.04.19.jpgNovo Documento 25.jpg
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pois DX2, mas eram esses os fios que permitiam o receptor em orientar a antena. mas pronto...tb ja ha muito anos tenho andado a mudar a posiçao manualmente e sem muita chatice. Aguentar 20 anos como este material tem aguentado, ate fico admirado.
Ainda a pouco liguei o receptor analogico e ta funcionando...lol.

Quanto ao posicionador é um Salora. Ja envio foto do aparelho e do manual do mesmo.

Ver anexo 148795Ver anexo 148796
Há aqui alguma confusão. Os fios que referiste acima não têm nada a ver com o polarizador. Esses fios pertenciam a um sistema de controlo remoto da Salora que permitia aos receptores analógicos referidos no manual controlar o posicionador. NUNCA esse sistema poderia funcionar com qualquer outro receptor, daí teres de usar o posicionador manualmente. : )

Como referi acima, hoje em dia só consegues pôr um receptor digital a fazer o mesmo com um posicionador DiSEqC 1.2.

DX2
 

xdan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Abr 13, 2012
Mensagens
7
Gostos Recebidos
0
bom, entao vai continuar em modo manual durante mais uns tempos. ehehehe

a conta deste verao foi grande! receptor+LNB+comutadores e tal, vamos dar uma pausa a carteira. deixar recuperar. lol

entretanto andei a fazer mais uns testes e visto que tenho duas parabólicas, tinha uma ideia de fazer o seguinte. A antena rotativa iria andar pelos satelites entre 28.2 e 13º, pois estao mais perto uns dos outros e a antena de 60cm tenho apontada para satelites um pouco mais "longe".
meti a antena a apontar para hispasat, mas nem vale o trabalho pois os canais livres andam quase todos (ou todos) nos 19.2 assim que apontei para o 9.0°E. fiquei curioso na quantidade de canais HD, no entanto nao apanha todos os canais como é evidente. agora imagino que no inverno, um ventinho e lá se vai os canais. LOL

estando na Madeira, existe algum satelite razoavel para aproveitar a antena de 60cm? e claro, falo de satelites fora dos limites mencionados na antena rotativa.
 
Topo