• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Alimentação de bomba c/ 2 linhas electricas distintas

zeemac

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas,

Preciso de alternar o consumo energético de uma bomba de agua com 2 linhas eléctricas (230V) distintas.


Essa bomba fornece agua para dois apartamentos, e eu queria dividir o consumo de energia pelos 2 em partes iguais.

Alguém tem conhecimento se existe no mercado um controlador que me permita alternar a ligações com base no tempo.

Obrigado,

Jose Maciel
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas,

Preciso de alternar o consumo energético de uma bomba de agua com 2 linhas eléctricas (230V) distintas.


Essa bomba fornece agua para dois apartamentos, e eu queria dividir o consumo de energia pelos 2 em partes iguais.

Alguém tem conhecimento se existe no mercado um controlador que me permita alternar a ligações com base no tempo.

Obrigado,

Jose Maciel

Boas

Existe um método mais lógico e que garante precisão do consumo de cada habitação.
Pelo que percebi o tubo à saída da bomba é comum, mas depois deriva para duas habitações!
Se é o caso basta instalar um contador de agua em cada um dos tubos (1 Contador por Habitação).
Encontra à venda tipo 40 € de 1/2" e cerca de 50€ o de 3/4" por exemplo nesta vendedor e/ou outros.

h**p://www.luisgoncalves.pt/catalogos/CAIXAS%20CONTADORES%20AGUA%202015.pdf

Outra hipótese era conhecer alguém nos serviços das aguas, que agora têm contadores de ponteiro à tonelada (retomas), com a mudança para o sistema novo (e lhe pudesse ceder dois usados).

Outro processo, e se tem duas linhas de alimentação do motor independentes, seria o controlo por electricidade/energia gasta! Nesse caso também pode recorrer a 2 contadores eléctricos, que encontra à venda no mercado (visor digital) que dá tensão, consumo instantâneo, consumo total acumulado, etc

Boa pesquisa
 
Última edição:

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
então se ligar atraves de contactor as 2 linhas de cada habitação, cada uma paga o que gasta. ou estou a ver mal?
 
Topo