• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Como semear nabiças, nabos ou cenouras de forma biológica

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,803
Gostos Recebidos
28
Pois bem, existem mil e uma forma de se semear a nabiça, o nabo e a cenoura.

A minha opção recai sobre a técnica de margem...

Este ano e devido a alguns problemas que tive com algumas pragas na horta, achei por bem equilibrar o PH da terra para ver se a coisa melhora.


Vamos lá:

1 - Escolha uma área da terra onde pretende fazer a sementeira das nabiças, nabos ou cenouras (uma margem circular, oval, triangular, quadrada ou rectangular, fica a seu critério)

2 - Fazendo recurso a uma enxada, remova todas a vegetação que existe por cima da área a semear.

3 - Cabe a terra com a enxada o mais profunda que puder, quanto mais funda, melhor será a qualidade dos nabos ou das cenouras.

4 - Em caso de querer equilibrar o PH da sua terra espalhe um pouco de calcário sobre a terra cavada e passe ao ponto 5.



5 - Espalhe sobre a terra cavada o estrume desejado, recomendo estrume de codorniz ou galinha, eu por não ter, utilizei húmus produzido na minha estrumeira.

6 - Dê outra cavadela à terra como forma a misturar quer o calcário (caso tenha usado), quer o estrume.

7 - Fazendo recurso a um engaço, coloque a terra o mais plana possível e remova os objectos de maior evergadura que possa por lá encontrar como: pedras, vídros, pequenas ervas etc.

8 - Mistura a carteira das sementes com um pouco de terra no fundo de um balde e espalhe a mistura de forma a que fiquem bem distribuídas pela margem.

9 - Engaçe a terra novamente de forma leve, como forma a soterrar as sementes acabas de deitar na mergem. Atenção que não é preciso muito soterrar muito as sementes, 1 cm será a medida ideal.




Boa colheita
 
Topo