A Volvo quer disponibilizar aos seus clientes um serviço de assistência que vai desse encher o depósito do carro até à sua limpeza passando pela manutenção – e sem que o dono/condutor tenha de perder tempo com estas tarefas essenciais.

O projeto foi anunciado nesta quinta-feira ainda com o caráter experimental para a cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, respeitando aos modelos XC90 SUV e S90. O programa piloto inlcuído no conceito «Volvo Concierge» tem início previsto para este mês e deverá incluir cerca de 300 donos do carro sueco.

«Imagine estacionar o carro de manhã quando no emprego e quando vai para casa ter o seu carro visto na oficina, limpo e reabastecido. Este é o tipo de serviços que queremos prestar aos nossos clientes», garante a marca com o objetivo de «devolver o tempo» que se gasta nessas tarefas «aos condutores de um Volvo».

A experiencia pode ser feita através de uma app no smartphone, que indica quais os assistentes («concierge») nas proximidades e através da qual se encomenda o serviço. Os pedidos serão encaminhados para um assistente autorizado Volvo que reabastecerá o carro, fará a manutenção «ou qualquer serviço adicional que o dono tenha requisitado».

O sistema funciona da seguinte forma: a app disponibiliza uma chave digital de uma única utilização, com localização e período temporais específicos –, enviando-a para o assistente autorizado. Quando o serviço está feito, a chave digital expira podendo o carros ser deixado no local onde foi recolhido ou em qualquer outro que o dono peça.