• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Trabalhar vibrador telemóvel

peetman

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Nov 12, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas a todos,
Antes de mais gostaria de informar que sou um leigo em electricidade, por isso peço desde já desculpa se disser alguma coisa inocente.

Estou a tentar meter o vibrador de um telemóvel antigo a funcionar com uma pilha, mas não dá nada. Em baixo deixo uma foto do esquema que estou a usar.
20161228_174340.jpg

Gostaria que me ajudassem a colocar o motor a rodar apenas por curiosidade. Muito obrigado.
 

Adrenaline

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 24, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
EhEh :) Vamos la meter isso a rodar :)

nao consigo perceber pela foto...

Pode ser pouca votlagem - MAS....pelo que dá para ver da foto o fio tem de tocar bem no polo da pilha! ( o interior do fio é que conduz elecetricidade) - tiras o exterior do fio e ele tem de tocar na base da pilha (nao na parte redonda da pilha)

com essa pilha pode ser pouca voltagem mas ele devia rodar mesmo assim as baterias dos telemoveis teem a volta de 4 volts totalmente carregadas - usa 3 pilhas dessas que tas a usar de 1,5v que ele vai rodar :)

mete 3 pilhas dessas em série, ou seja, o mais da primeira no menos da segunda...depois o mais da segunda no menos da terceira pilha - encosta-as bem com fita-cola como tas a fazer - ao fazeres isso vais somar a voltagem delas sendo que com 3 pilhas de 1,5v (como a da imagem) teras 4,5V

para finalizar é só ligar ao motor (ligas o menos da primeira pilha num dos polos do motor e o mais da ultima pilha ao outro polo do motor - tens de ter o cuidado de elas ficarem bem encostadas que com fita-cola as vezes é dificil...

e ele se nao tiver estragado... vai rodar :)


PS - nunca abri um motor desses... mas deve ser um motor com escovas pelo que se inverteres o mais e menos da "super pilha" que fizeste nos polos do motor - ele rodará ao contrario e pronto... aprendeste tudo o que podias aprender com esse motor - agora passa ao proximo projecto e boa sorte :)

PS2 - se fores aumentando a voltagem metendo mais e mais pilhas ele rodará mais depressa até que a certo ponto ha-de queimar ;)
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas a todos,
Antes de mais gostaria de informar que sou um leigo em electricidade, por isso peço desde já desculpa se disser alguma coisa inocente.

Estou a tentar meter o vibrador de um telemóvel antigo a funcionar com uma pilha, mas não dá nada. Em baixo deixo uma foto do esquema que estou a usar.
Ver anexo 150457

Gostaria que me ajudassem a colocar o motor a rodar apenas por curiosidade. Muito obrigado.

Boas

Em geral, esse motores trabalham com bateria 3,7 Volt iões de lítio (bateria telemóvel).

Veja a aqui ideia para projecto artesanal:

h**ps://www.youtube.com/watch?v=s2r57GHpT3U

Boa pesquisa
 
Topo