• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

RTP1 chumbou nos testes de níveis sonoros

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
image.aspx.jpg
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social divulgou os resultados da avaliação do volume sonoro no 3º trimestre de 2016 dos canais generalistas RTP1, SIC, TVI e CMTV. A estação pública foi a única que não cumpriu os níveis impostos.

"A ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) monitorizou a variação do volume sonoro na difusão de publicidade das emissões televisivas dos canais generalistas RTP1, SIC, TVI e CMTV, no 3º trimestre de 2016. A SIC, TVI e CMTV apresentam parâmetros adequados", lê-se no relatório divulgado esta quarta-feira pelo regulador.

No mesmo, a ERC adianta que "na RTP1, continuam a verificar-se desconformidades com o normativo, situando-se os níveis de volume sonoro acima do previsto, quer na programação, quer na publicidade". O incumprimento por parte da estação pública implica uma multa entre 20 a 150 mil euros.

A nova directiva, em vigor desde o passado dia 1 de Junho, visa acabar com o aumento do volume do som durante os intervalos das emissões dos programas. "A inserção de publicidade televisiva ou televenda não pode implicar o aumento do nível de volume sonoro aplicado à restante programação", refere a Lei da Televisão e dos Serviços Audiovisuais.

Os resultados foram conseguidos "por meio de uma amostragem aleatória sistemática", através da qual foram seleccionados 13 dias. "A RTP1 apresentou níveis sonoros altos na maioria dos programas analisados (entre -25,0 LUFS e -19,1 LUFS). Um programa registou um nível sonoro baixo e cinco registaram níveis adequados. Também as autopromoções (entre -20,5 LUFS e -20,1 LUFS) e a publicidade (entre -22,5 LUFS e -20,3 LUFS) obtiveram níveis sonoros altos, a excepção da publicidade transmitida
entre as 05h00 e as 07h00, da quinta-feira, 15 de Setembro", lê-se no relatório da ERC.

Fonte

Obs: Belo serviço público...:36_2_51:
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Pelos vistos a amostragem aleatória da ERC não apanhou nenhum dos noticiários da SIC. É impressionante (no mau sentido) a diferença entre o volume sonoro do noticiário e o dos intervalos. Antes da entrada em vigor desta directiva bastava-me ter o volume a 8-9 no televisor onde habitualmente vejo o noticiário da SIC para ouvir em condições o que o locutor dizia. Agora tenho que pôr entre 11 e 13 para ouvir as notícias e durante os intervalos tenho de baixar de novo para os 8-9 para não levar com a "pastilha" sonora. :/
Na RTP1, o que noto de há uns tempos para cá é o som distorcido, principalmente nos programas em directo.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Na RTP1, o que noto de há uns tempos para cá é o som distorcido, principalmente nos programas em directo.

DX2

O que eu noto é que primeiro tenho o áudio e o vídeo está ligeiramente atrasado isto quando os programas são emitidos em directo.

Também pode ser do sistema que tenho em uso: amplificador de sinal+alimentador de corrente!

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O que eu noto é que primeiro tenho o áudio e o vídeo está ligeiramente atrasado isto quando os programas são emitidos em directo.

Também pode ser do sistema que tenho em uso: amplificador de sinal+alimentador de corrente!

Cumps

Feraida
O desfasamento entre o áudio e o vídeo nunca é provocado pela instalação, é sempre ou da emissão ou do receptor.

DX2
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Bem, nesse caso fico a pensar que será da emissão. O receptor é uma tv LG 32LB550B.

Cumps

Feraida

O desfasamento entre o áudio e o vídeo nunca é provocado pela instalação, é sempre ou da emissão ou do receptor.

DX2
 
Topo