• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

IMPROVISAR Trnasformador Trifasico de 2 monofasicos - opiniao e alterantivas que possam se lebrar sao bem vindas!

Adrenaline

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 24, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
......eu implementei um controlo "à distancia" duam bomba de agua com um telemovel um microcontrolador e alguma electornica digital adicional (nao interessa para o caso) entao preciso de voltagem baixa para a electornica digital ........(tal como qualquer pessoa que use um adaptador para carregar um telemovel eetc etc.......MAS............ tenho disponivel no local da bomba somente 3 fases (sem neutro)...... pensei em improvisar um neutro usando ao tubagem da agua sendo que isto consoke nem sequer 200mA a 5V.......... mas isso nao "fica bem".............


A PERGUTNA - A ALTERANTIVA QUE ME OCORREU É ESTA (QUE ACHAM).................

Nao tendo nenhum trasnformador trifasico para me baixar a gvotlagem e depois rectifica-la e nao quero gastar esse dinheiro a compra-lo.......... ENTAO
Que acham de usar 2 trasnformadores de 220VAC que ligo em série o primário dos dois para poder ligar duas fases directamente (os dois primarios funcionariam como um a que ligo 380VAC - claro que as voltagens dos secundarios baixariam pois nao estaria a introduzir os 440VDC que seria necessario estando eles em serie mas isso nao é critico de modo algum).....

.....assim com transformador em vez de usar canalizaçao da agua para fazer um neutro até é mais seguro obviamente - quem usar um trasnformador de entrada 220VAC e saida 220VAC para ligar um ferro de soldar para proteger equipamentos sensiveis sabe do que tou a falar)

QUE ACHAM DISTO?...(lembram-se de alguma alternativa para eu poder ir buscar tendo só trifasico votlagens baixas que depois rectificarei para os 24 / 12 e 5 Votls que preciso para o sistema de controle remoto pela rede de telemoveis funcoinar...lembram-se de alguma alterantiva?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
......eu implementei um controlo "à distancia" duam bomba de agua com um telemovel um microcontrolador e alguma electornica digital adicional (nao interessa para o caso) entao preciso de voltagem baixa para a electornica digital ........(tal como qualquer pessoa que use um adaptador para carregar um telemovel eetc etc.......MAS............ tenho disponivel no local da bomba somente 3 fases (sem neutro)...... pensei em improvisar um neutro usando ao tubagem da agua sendo que isto consoke nem sequer 200mA a 5V.......... mas isso nao "fica bem".............


A PERGUTNA - A ALTERANTIVA QUE ME OCORREU É ESTA (QUE ACHAM).................

Nao tendo nenhum trasnformador trifasico para me baixar a gvotlagem e depois rectifica-la e nao quero gastar esse dinheiro a compra-lo.......... ENTAO
Que acham de usar 2 trasnformadores de 220VAC que ligo em série o primário dos dois para poder ligar duas fases directamente (os dois primarios funcionariam como um a que ligo 380VAC - claro que as voltagens dos secundarios baixariam pois nao estaria a introduzir os 440VDC que seria necessario estando eles em serie mas isso nao é critico de modo algum).....

.....assim com transformador em vez de usar canalizaçao da agua para fazer um neutro até é mais seguro obviamente - quem usar um trasnformador de entrada 220VAC e saida 220VAC para ligar um ferro de soldar para proteger equipamentos sensiveis sabe do que tou a falar)

QUE ACHAM DISTO?...(lembram-se de alguma alternativa para eu poder ir buscar tendo só trifasico votlagens baixas que depois rectificarei para os 24 / 12 e 5 Votls que preciso para o sistema de controle remoto pela rede de telemoveis funcoinar...lembram-se de alguma alterantiva?

Boas

Pode fazer uma fonte capacitiva!, e usar um alimentador normal de telemóvel (Entrada 230 V AC, saída 5 volt/ 300 mA)

Outra alternativa,também encontra no mercado transformadores com dupla/simples entrada (230/400 V AC), e saída 12...24 etc (preço na ordem 20 euros)
 
Última edição:

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
usar a agua como fio condutor é má ideia e é proibido para tecnicos credenciados.
uma alimentação trifásica é normalmente composta com 2X220 voltes. entre os polos encontras esta voltagem e é aí que ligas o transformador do telemóvel.
 

Adrenaline

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 24, 2009
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
usar a agua como fio condutor é má ideia e é proibido para tecnicos credenciados.
uma alimentação trifásica é normalmente composta com 2X220 voltes. entre os polos encontras esta voltagem e é aí que ligas o transformador do telemóvel.

FIQUEI MESMO CHATEADO COM ESSA RESPOSTA! - GANHA UM POUCO DE RESPONSABILIDADE!!

Nao saber e ficar calado para aprender é honrado. Falar sem saber é o pior tipo de ignorância.

DESTE UMA RESPOSTA ASNEIRENTA E EXTREMAMENTE PERIGOSA COMO SE SOUBESSES DO QUE FALAS!!!!!!
ISSO E EXTREAMEMTNE PERIGOSO - FIQUEI MESMO CHATEADO COM ESSA RESPOSTA POIS SE EU NAO SOUBESSE AINDA TENTAVA FAZER ISSO QEU DISSESTE COM CONSEQUENCIAS NEFASTAS! - NUNCA MAIS NA TUA VIDA DES INDICAÇÕES DESSAS A NINGUEM QUANDO SE FALA EM VOLTAGENS ASSIM ALTAS!!!!


..não vou nem sequer tentar usar a tubagem para fazer um neutro pois esta é de PVC - obrigadissimo (és tão correcto e responsavel)!
...já que sabes fazer contas eu não tendo nenhum neutro no sistema a voltagem entre duas fases é de 220*√3 = 380v
...sim meu amigo... mesmo só usando duas fases as contas sao essas pois um circuito trifasico trabalhas com as fases duas a duas!!! as contas sao as que indiquei não porque usas 3 fases mas sim .....olha nao deve dar pra tua cabeça mas chama-se trigonometria e as fases estao desfasadas de 120º )...

".... ligo o tasnformador monofasico a duas fases de 220"? - ISSO E UMA RESPOSTA MUITO PERIGOSA UMA GRANDE DUMA ASNEIRA QUE DISSESTE se nao sabes do que falas preferia que nao escrevesses a azul em letras grandes como se fosses o maior que o resto do pessoal fica a pensar que ta o topico resolvido.


FONTE CAPACITIVA:
..obtigado pela ideia... não vou usar uma fonte capacitiva porque quero a qualquer momento poder alterar a carga sem me perocupar com as voltagens que obterei por causa disso! - queria evitar comprar seja o que fosse - dai que a ideia de meter o primario de dois transformadores de 220 em serie que obteria umas voltagens mais baixas do que o normal no secundario destes mas seriam "definitivas" e suficiente por isso pensei nisso.. -

MAS OBRIGADO ISSO SIM foi uma respota obejctiva! - preciso de mais dessas! abr pessoal!
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
FIQUEI MESMO CHATEADO COM ESSA RESPOSTA! - GANHA UM POUCO DE RESPONSABILIDADE!!

Nao saber e ficar calado para aprender é honrado. Falar sem saber é o pior tipo de ignorância.

DESTE UMA RESPOSTA ASNEIRENTA E EXTREMAMENTE PERIGOSA COMO SE SOUBESSES DO QUE FALAS!!!!!!
ISSO E EXTREAMEMTNE PERIGOSO - FIQUEI MESMO CHATEADO COM ESSA RESPOSTA POIS SE EU NAO SOUBESSE AINDA TENTAVA FAZER ISSO QEU DISSESTE COM CONSEQUENCIAS NEFASTAS! - NUNCA MAIS NA TUA VIDA DES INDICAÇÕES DESSAS A NINGUEM QUANDO SE FALA EM VOLTAGENS ASSIM ALTAS!!!!


..não vou nem sequer tentar usar a tubagem para fazer um neutro pois esta é de PVC - obrigadissimo (és tão correcto e responsavel)!
...já que sabes fazer contas eu não tendo nenhum neutro no sistema a voltagem entre duas fases é de 220*√3 = 380v
...sim meu amigo... mesmo só usando duas fases as contas sao essas pois um circuito trifasico trabalhas com as fases duas a duas!!! as contas sao as que indiquei não porque usas 3 fases mas sim .....olha nao deve dar pra tua cabeça mas chama-se trigonometria e as fases estao desfasadas de 120º )...

".... ligo o tasnformador monofasico a duas fases de 220"? - ISSO E UMA RESPOSTA MUITO PERIGOSA UMA GRANDE DUMA ASNEIRA QUE DISSESTE se nao sabes do que falas preferia que nao escrevesses a azul em letras grandes como se fosses o maior que o resto do pessoal fica a pensar que ta o topico resolvido.


FONTE CAPACITIVA:
..obtigado pela ideia... não vou usar uma fonte capacitiva porque quero a qualquer momento poder alterar a carga sem me perocupar com as voltagens que obterei por causa disso! - queria evitar comprar seja o que fosse - dai que a ideia de meter o primario de dois transformadores de 220 em serie que obteria umas voltagens mais baixas do que o normal no secundario destes mas seriam "definitivas" e suficiente por isso pensei nisso.. -

MAS OBRIGADO ISSO SIM foi uma respota obejctiva! - preciso de mais dessas! abr pessoal!

Boas

Por dois transformadores em serie funciona perfeitamente, desde que tenham Impedância/potencia igual primário, e se as cargas no secundário forem iguais para ambos. Pensando na nossa corrente referencia 230/400V AC, poderia ter em cada primário 200 Volt, o que correspondia a ter uma baixa de tensão na ordem dos 13% em cada secundário, (exemplo saída 12 Volt AC passava a ter ~10,4Volt). Se já tem os transformadores, então essa é a aposta ideal.

Sobre a fonte capacitiva, a ideia era usar após a mesma um carregador de telemóvel (fonte comutada 110 a 240V). Este tipo de carregador também pode trabalhar com DC até um valor típico/máximo 340 Volt DC. Dos 400 Volt Ac, poderia obter 565 Volt DC, que seria divididos em 225+340 volt DC

Exemplo fonte 12 volt, com entrada a de 100 a 240 AC, que pode trabalhar em DC até 340 Volt:

fonte-comutada-12v (1).jpg

Bom projecto e cumprimentos
 

pepetuga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2012
Mensagens
304
Gostos Recebidos
0
O nosso amigo em cima citou e bem,fazer neutro atraves do tubo da agua torna-se perigoso.
O ideal seria um transformador 380/12 V, ha-os a venda baratos o consumo como nao é alto no segundario dara bem.
 

pepetuga

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2012
Mensagens
304
Gostos Recebidos
0
O nosso amigo em cima citou e bem,fazer neutro atraves do tubo da agua torna-se perigoso.
O ideal seria um transformador 380/12 V, ha-os a venda baratos o consumo como nao é alto no segundario dara bem.
 

flag

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2013
Mensagens
651
Gostos Recebidos
0
mas afinal o que é que eu disse para ser tratado desta forma pelo membro "Adrenaline"? a ideia dela continua a estar errada porque não se deve utililizar tubos como condutores de corrente sejam eles neutros ou outros.
é melhor o meu amigo pensar melhor no que disse porque eu como sempre, só o quis ajudar e nada mais do que isto. a boa educação também existe mas parece que não passa pelo meu amigo. deixe a "Adrenalina" em casa e saiba ser educado.
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
......eu implementei um controlo "à distancia" duam bomba de agua com um telemovel um microcontrolador e alguma electornica digital adicional (nao interessa para o caso) entao preciso de voltagem baixa para a electornica digital ........(tal como qualquer pessoa que use um adaptador para carregar um telemovel eetc etc.......MAS............ tenho disponivel no local da bomba somente 3 fases (sem neutro)...... pensei em improvisar um neutro usando ao tubagem da agua sendo que isto consoke nem sequer 200mA a 5V.......... mas isso nao "fica bem".............


A PERGUTNA - A ALTERANTIVA QUE ME OCORREU É ESTA (QUE ACHAM).................

Nao tendo nenhum trasnformador trifasico para me baixar a gvotlagem e depois rectifica-la e nao quero gastar esse dinheiro a compra-lo.......... ENTAO
Que acham de usar 2 trasnformadores de 220VAC que ligo em série o primário dos dois para poder ligar duas fases directamente (os dois primarios funcionariam como um a que ligo 380VAC - claro que as voltagens dos secundarios baixariam pois nao estaria a introduzir os 440VDC que seria necessario estando eles em serie mas isso nao é critico de modo algum).....

.....assim com transformador em vez de usar canalizaçao da agua para fazer um neutro até é mais seguro obviamente - quem usar um trasnformador de entrada 220VAC e saida 220VAC para ligar um ferro de soldar para proteger equipamentos sensiveis sabe do que tou a falar)

QUE ACHAM DISTO?...(lembram-se de alguma alternativa para eu poder ir buscar tendo só trifasico votlagens baixas que depois rectificarei para os 24 / 12 e 5 Votls que preciso para o sistema de controle remoto pela rede de telemoveis funcoinar...lembram-se de alguma alterantiva?

Boas de novo

Por ultimo tem outra hipótese, com consumo residual muito baixo (no caso de ainda não ter os 2 transformadores de 220Volt).

Se o consumo de corrente andar nos valores que referiu (tipo aparelhos Potencia«=8 Watt), corresponderia a uma corrente máxima na ordem dos 40mA em 230Volt AC (fonte comutada rendimento ~87 %).

Exemplo de fonte: h**p://www.ebay.com/itm/2PCS-AC-DC-5V-1A-1000mA-Power-Supply-Buck-Converter-Step-Down-Module-Small-Size-/351744702496?hash=item51e59e3820:g:6foAAOSwoJZXSXfr

Para esse valor de corrente reduzido (I« 40mA), pode conseguir um neutro artificial "terra" de forma mais ou simples!!

O senão é que tem de ter terreno argiloso próximo da alimentação trifásica, e que a resistividade da terra no local não seja superior a 150 Ohm.m (valor mais ou menos comum, em muitos terrenos).

Pela formula de Resistência em baixo, para 1 varão inox, de 1 metro de comprimento M8 (preço « 3€), enterrado/aparafusado na totalidade, iria obter um valor de Resistência na ordem dos ~47 Ohm, valor mais que aceitável para a corrente em causa!

Aterramento.jpg

Boa pesquisa e projecto
 
Topo