• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

TV Satélite em toda a casa

P

Playdiune

Visitante
Para distribuir um sinal de recepção de televisão por satélite em todo o lar, existem diversas maneiras de o fazer. Ou aproveitando uma pré-instalação de distribuição de sinal de televisão no apartamento ou moradia, ou então, de uma forma menos complexa, por irradiação de um sinal de RF que tem como suporte modulante um sinal A/V tirado do receptor de satélites. Em tempos havia no mercado um tipo de equipamento que permitia distribuir igualmente pelo lar um sinal A/V por meio da instalação eléctrica, mas neste momento não conseguimos saber se ainda se encontra à venda, pelo que nos escusamos de o referir aqui. Em qualquer dos casos, o canal que será distribuído é o que se está a sintonizar nesse momento, variando somente o respectivo canal quando se muda de canal no receptor. Distribuição do sinal do Receptor por via de uma pré-instalação de televisão doméstica. Quase todos os apartamentos dispõem actualmente de uma instalação de televisão a qual permite que em qualquer divisão de uma residência se tenha acesso a um sinal de televisão, o qual poderá ser obtido a partir de uma antena exterior ou então a partir de uma conexão de televisão por cabo. É nessa mesma instalação que se poderá injectar o sinal a partir do modulador de RF existente no receptor, ou então, no caso do aparelho não dispor de um modulador interno, por via de um externo, o qual será modulado com o sinal composto pela componente de áudio e vídeo a partir de uma saída do tipo A/V, quer seja por meio de uma SCART ou então de sinal de vídeo composto de modo a poder modular esse sinal numa frequência na banda de UHF. Contudo, esse sinal pode não ter o nível considerado suficiente para chegar a todas as tomadas existentes no lar; nesse caso, deverá ser intercalado entre a saída do modulador e o ponto onde vai ser injectado o sinal um amplificador de RF. Preferencialmente, o sinal deve ser inserido no ponto onde são aplicados os restantes sinais para a distribuição, quer vindo da antena de televisão terrestre exterior quer da ligação de televisão por cabo. Para isso, terá que ser usado um combinador para que se mantenham as condições iniciais de distribuição de sinal. No entanto, deverá ter-se o cuidado de seleccionar uma “slot” de frequência livre dentro do respectivo espectro de frequências existentes, de modo a evitar quaisquer tipos de interferências. Os módulos possíveis de se obter no mercado para este fim são: modulador na banda de UHF, de que existem várias marcas, tais como Fracarro, Teka ou Televés, que disponibilizam este tipo de equipamento o qual ronda normalmente os 50 euros como preço; o amplificador, também pertencente a uma das marcas atrás citadas, poderá igualmente ser adquirido numa casa da especialidade, rondando os preços 40 a 50 euros; no que toca ao combinador, neste caso os preços poderão rondar os 10 euros. Existe ainda, no entanto, uma questão importante, a qual se prende com o comando à distância do receptor satélite, quando o usuário está numa sala distante a ver um programa proveniente daquele equipamento. Para esse efeito, existem igualmente sistemas em RF que possibilitam o comando à distância do receptor a partir do próprio telecomando. Entre as marcas que eventualmente comercializam esses aparelhos estão a Teka e a Televés, entre várias outras; e o preço desses equipamentos situa-se entre 50 e 70 euros. Distribuição de sinal de um Receptor Satélite por RF É o modo mais simples e, consequentemente, menos trabalhoso de distribuir um canal do tipo A/V recebido por um receptor de satélites por todas as divisões de uma residência. Estes aparelhos são denominados A/V Senders e funcionam normalmente na banda de SHF (2,4 GHz), podendo atingir distâncias na ordem dos 100 a 200 m. Além do mais, estes equipamentos, devido ao espectro de frequências de trabalho, têm uma atenuação muito baixa do sinal ao longo do seu percurso, pelo que proporcionam normalmente bom sinais na recepção. Alguns destes modelos têm igualmente um segundo emissor, que funciona na banda de UHF e que se destina a transportar para o equipamento originário da componente A/V o sinal do telecomando, possibilitando deste modo o “diálogo” entre o utilizador e o periférico, neste caso particular o receptor de satélites, permitindo deste modo a selecção à distância do canal pretendido ou mesmo o “zapping”, assim como outras possibilidades de regulação da maioria dos parâmetros do receptor, sendo os mais importantes numa situação de comando à distância a regulação da intensidade do nível sonoro bem como o seu desligamento sem a necessidade do utilizador se deslocar ao local onde está instalado o equipamento. Existem vários modelos de aparelhos deste género, desde os do tipo unicanal de transmissão até aos que poderão irradiar simultaneamente três canais, possibilitando por conseguinte não só a transmissão através do lar de programas recebidos pelo receptor de satélites como também por outros equipamentos multimédia, tais como reprodutores de DVD, videogravadores, etc…, possibilitando assim um sistema de emissão multicanal, logo de recepção multi-utilizador, podendo simultânea e permanentemente irradiar três programas oriundos de três fontes de sinal diferentes. De seguida indicam-se algumas das várias marcas de equipamentos e respectivos modelos destinados à emissão de sinais A/V por RF, assim como os emissores independentes de controle por telecomando, sendo os preços indicativos e com IVA já incluído… Da Televés: conjunto Video Sender modelo 7307, comporta um canal de vídeo e um canal de áudio stereo, não incluindo retorno de telecomando (preço: ronda os 90 euros); emissor de telecomando Digidom I/V com a referência 7232, funciona na banda de UHF e tem a possibilidade de ser sintonizado num dos 16 canais disponíveis, evitando deste modo a interferência com outros sistemas que funcionem na mesma frequência (o preço do conjunto ronda os 45 euros). Da Teka: extensor A/V+IR modelo 29029, conjunto que possibilita a emissão de um canal de vídeo e um de áudio stereo, tem ainda incluído um emissor de telecomando (preço do conjunto ronda os 90 euros); o extensor de telecomando tem a referência 29029 e o seu custo anda na ordem do 50 euros. Da Fracarro: a Fracarro comercializa dois modelos de Video Senders, um modelo Jumper, que permite a emissão de um canal de vídeo e um áudio stereo, além de possibilitar igualmente a emissão de retorno do telecomando (cerca de 110 euros); e um modelo Fly Link, “video sender” que permite a emissão de três canais independentes de vídeo e áudio estereofónico, permitindo deste modo um tipo de recepção multi-utilizador, além de retransmitir igualmente os impulsos do telecomando (preço na ordem dos 145 euros). A fechar Como se pode depreender, existem diversos modos de receber nas várias divisões de nossa casa as imagens e os sons do receptor satélite, desde a distribuição do sinal através de uma pré-instalação de cabo que percorra as diversas divisões até à emissão por via radioeléctrica. Estude as várias soluções e opte em função daquilo que lhe oferece cada uma delas face ao que realmente pretende; em caso de dúvida, aconselhe-se com um técnico instalador profissional ou junto de uma casa da especialidade. Saiba ainda que a referência aos diversos produtos aqui descritos, que pertencem a marcas com maior divulgação junto dos consumidores, não invalida que existam outros produtos igualmente performantes, que apenas por motivos de menor divulgação não foram mencionados neste artigo.
 
Última edição:

unicer74

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
15
Gostos Recebidos
0
Tv POR Cabo Particular Pirata Vai Dar Multa

Foi publicado hoje do Diário da República a alteração à Lei das Comunicações Electrónicas que permite multar com coimas entre os 500 e os 3.740 euros os proprietários de "dispositivos ilícitos" de acesso à televisão por subscrição "para fins privados".

O Governo aprovou a alteração hoje aprovada no final de Outubro passado, e a partir de agora as coimas não se aplicarão apenas a quem comercialize as boxes ilegais de acesso à TV por subscrição, mas também ao próprio utilizador destas.

Em Outubro, fonte oficial da Federação de Editores de Videogramas (FEVIP) estimou ao Jornal de Negócios que existiam entre 40 mil a 80 mil acessos ilegais na TV Cabo, tendo fonte oficial da Portugal Telecom apontado que a TV Cabo tinha "em curso mais de 250 processos crime contra entidades que comercializam, instalam e distribuem este tipo de equipamentos, e várias operações de apreensão
 

logo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 27, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Ligações

BTarde-Não sou técnico e desejava uma ajuda s.f.f.Um técnico da TvTel veio mudar a box e eu deixei de ver os canais, isto é, ao fazer a pesquisa geral na TV o canal da TvTel deixou de aparecer, só vejo pelo AV, a instalação estava feita com um modulador e não sei se houve alguma ligação que não ficou bem, ou troca de cabos, como via em toda a casa atraves de uma piramede, agora só posso ver na sala pelo AV.Pode ajudar ?Obrig.LOGO
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
BTarde-Não sou técnico e desejava uma ajuda s.f.f.Um técnico da TvTel veio mudar a box e eu deixei de ver os canais, isto é, ao fazer a pesquisa geral na TV o canal da TvTel deixou de aparecer, só vejo pelo AV, a instalação estava feita com um modulador e não sei se houve alguma ligação que não ficou bem, ou troca de cabos, como via em toda a casa atraves de uma piramede, agora só posso ver na sala pelo AV.Pode ajudar ?Obrig.LOGO

boas amigo, isso não tem ciencia nenhuma, se não mexeste no modelador, o problema está no scart, a não ser que a porta de saida scart não esteja boa do box nova...
verifica se tens a ligação saida TV ao modelador e não a entrada VHS(ou DVD)...

touromelga...
 

logo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 27, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Ligações

Já consegui as fotos veja se entende eu darei dicas.Obrg.Logo
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Já consegui as fotos veja se entende eu darei dicas.Obrg.Logo

boas amigo, bem nessa confusão nem eu te consigo ajudar, tenta assim fazer um esquema dos aparelhos e respectivas ligações que tens e mete aqui em imagem para eu ver se consigo desifrar isso...

touromelga...
 

logo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 27, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
boas amigo, bem nessa confusão nem eu te consigo ajudar, tenta assim fazer um esquema dos aparelhos e respectivas ligações que tens e mete aqui em imagem para eu ver se consigo desifrar isso...

touromelga...
Olá, já receava isso, vou tentar outra forma, até já ob.
 

amr

GF Bronze
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
oi amigo pensava que so era eu com muitos fios,mas ha mais
cumprimentos:right:
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
oi amigo pensava que so era eu com muitos fios,mas ha mais
cumprimentos:right:

boas amigo, se pensas que o que ele tem é muito , digo-te já o que ali está na foto é uma infima amostra apé daquilo que aqui tenho em casa, só de pensar que cada vês que tenho de mexer naquilo até me dá arrepios...

bem vamos lá ver que se consegue ajudar para ver se ele põem aquilo a dar...

touromelga...
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
boas amigo logo, fiz um croki rápido só para teres uma ideia das ligações, agora quero só que olhes para a imagem e me digas o que realmente tens ligado, em ultimo caso com a ajuda deste croki tenta fazer tu um a tua maneira para explicar o que tens ai...

touromelga...
 

badanas

GF Ouro
Entrou
Nov 27, 2006
Mensagens
2,620
Gostos Recebidos
0
boas amigo, se pensas que o que ele tem é muito , digo-te já o que ali está na foto é uma infima amostra apé daquilo que aqui tenho em casa, só de pensar que cada vês que tenho de mexer naquilo até me dá arrepios...

bem vamos lá ver que se consegue ajudar para ver se ele põem aquilo a dar...

touromelga...

hehe ja somos 2 tenho 3 decos todos ligados mais o pc e router tudo muito perto uns dos outros.

Ainda ontem para ligar o cabo do telemovel atras do pc consegui por mas nunca mais consegui tirar, esta la para o meio...:naodigas:
 

amr

GF Bronze
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
69
Gostos Recebidos
0
sendo assim teem muito mais que eu,devo ser eu que pen:naodigas::naodigas:so que tenho muitos,porque a minha senhora anda sempre a diser que mos corta todos
 

JManu

GF Ouro
Entrou
Jan 8, 2007
Mensagens
1,048
Gostos Recebidos
0
BTarde-Não sou técnico e desejava uma ajuda s.f.f.Um técnico da TvTel veio mudar a box e eu deixei de ver os canais, isto é, ao fazer a pesquisa geral na TV o canal da TvTel deixou de aparecer, só vejo pelo AV, a instalação estava feita com um modulador e não sei se houve alguma ligação que não ficou bem, ou troca de cabos, como via em toda a casa atraves de uma piramede, agora só posso ver na sala pelo AV.Pode ajudar ?Obrig.LOGO

Tens que ligar o receptor da tvtel a piramede. O receptor neste momento deve estar ligado directamente a scart da TV.
 

logo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 27, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
:espi28:
oi amigo pensava que so era eu com muitos fios,mas ha mais
cumprimentos:right:
olá btarde, ainda não viu os que estão debaixo do móvel, qualquer dia tenho que pôr etiquetas...por causa de uma troca de ligações entre o modulador e???...deixei de vêr a box em toda a casa.Cumptos
 

logo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 27, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
:espi28:pois...mas já contactei com vários técnicos mas parece que a vontade de trabalhar é pouca...a piramede é sem fios e está a funcinar, o problema deve sêr as ligações do modulador, digo eu que não sou técnico_Ogdo:right:
 

logo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 27, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Ligações

Dá para entender...
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
Dá para entender...

é assim se estou a ver bem o teu problema é simples, como o mudelador só dá para para ligares um aparelho, o segundo tinhas o ligado quase de certeza ligado ao video logo é como se fosse um segundo modelador, removeste o video, foi-se o sinal da segunda box, portanto o que tens de arranjar é outro modelador igual ou parecido e ligar a segunda box e regular um canal para veres os dois aparelhos no resto da casa, é só ligares cada um a um modelador e depois com ligar em serie os dois e pronto ao resto da casa e já está...

vê lá se não é assim, tens dos dois receptores ambos trabalham na sala, tens um ligado ao modelador e vê-se no resto da casa, tens outro só se vê na sala e no resto não, então tens de arranjar outro modelador e ligados um ao outro e pronto problema resolvido...

touromelga...
 

logo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 27, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
O que me intriga é ter um modelador com duas box e vêr os dois canais em toda a casa e agora não, será que a box anterior servia tb de modelador, então o técnico não soube explicar, mandou comprar uma ficha 21Pinus/video/audio e a ligação anterior estava ligado ao TV-LCD bastava ligar as bananas que resolvia o problema...OB:right:
 

touromelga

GF Ouro
Entrou
Mai 29, 2007
Mensagens
1,013
Gostos Recebidos
0
O que me intriga é ter um modelador com duas box e vêr os dois canais em toda a casa e agora não, será que a box anterior servia tb de modelador, então o técnico não soube explicar, mandou comprar uma ficha 21Pinus/video/audio e a ligação anterior estava ligado ao TV-LCD bastava ligar as bananas que resolvia o problema...OB:right:

boas, pois devia ser isso mesmo o receptor anteiror, ter modelador interno, logo não precisavas de ter dois modeladores apenas um para a tvcabo, agora são os dois iguais, tens de arranjar outro modelador, dai a ele ter-te dito para arranjares outro cabo scart para conectares a tv, mas sendo assim apenas vês numa e não em todas como estavas a ver anteriormente...

touromelga...
 

logo

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 27, 2008
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
...sendo assim, só mais um favor, não é possivel, aproveitando as fotos, indicar como devo fazer as ligações.Peço desculpa desta maçada e obrigado pela atenção.LOGO:espi28:
 
Topo