• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Motor na parabolica.

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Estou a pensar em investir num motor para a minha parabolica, mas como patra mim isto é novidade, alguem me poderia indicar que tipo de motores são os amis adequados para portugal?
Este motor dá para configurar a ter acesso aos satelites todos quanto possivel captar em portugal? Ou so da para captar os que estao proximos?
Agradeço mesmo ajuda seja de quem for.
Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Vou responder mas peço a um moderador para mudar este tópico para o sítio certo. Obrigado.


Estou a pensar em investir num motor para a minha parabolica, mas como patra mim isto é novidade, alguem me poderia indicar que tipo de motores são os amis adequados para portugal?
Este motor dá para configurar a ter acesso aos satelites todos quanto possivel captar em portugal? Ou so da para captar os que estao proximos?
Agradeço mesmo ajuda seja de quem for.
Obrigado
Qual o tipo de antena? Offset ou foco primário?
Qual o tamanho?
Em que sítio está instalada? Telhado/placa ou parede?

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Amgo DX2 desde ja obrigado.
Eu tenho uma antena offset de 80 cm numa chamine, mas se tiver comprar outra e mudar de sitio, assim será.
Eu sei que essas de foco primaria sao aquelas que estao direcionadas para o ceu, qual a vantagem dessas de foco primario em relaçao ás offset?
Ou seja qual é mais vantajoja para apanhar o maximo possivel de canais livres dos varios satelites?
Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Amgo DX2 desde ja obrigado.
Eu tenho uma antena offset de 80 cm numa chamine, mas se tiver comprar outra e mudar de sitio, assim será.
Eu sei que essas de foco primaria sao aquelas que estao direcionadas para o ceu, qual a vantagem dessas de foco primario em relaçao ás offset?
Ou seja qual é mais vantajoja para apanhar o maximo possivel de canais livres dos varios satelites?
Obrigado
Ah, ok, pensei que querias um motor para uma antena que já tivesses. Sendo assim, esquece as antenas de foco primário. Só valia a pena se fosse uma de 1,80m mas têm várias "desvantagens" em relação às offset: são mais caras, precisam de certas condições para serem instaladas, os LNBs são mais caros do que os offset e os motores também são mais caros do que os motores DiSEqC, porque para além do motor seria preciso um interface. A grande vantagem é que apanha-se tudo.
Uma instalação com uma antena offset e um motor DiSEqC sairia mais barata, mas com este motor só poderias ir até ao tamanho de 1,10m (por uma questão de margem de segurança) e com este tamanho máximo apenas conseguirias captar os TPs que tivessem melhor sinal. Esta instalação pode ficar numa chaminé ou numa parede.
Tudo depende do que queres captar e de quanto dinheiro queres gastar.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
É assim eu queria tentar fazer uma instalação que tirasse o maior proveito possível dos vários canais livres que existem nos satelites.
Entao pelo que percebi é melhor comprar um motor diseq para uma antena offset, e que satelites conseguiria apanhar?
Muito obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Com 1,10m consegue-se captar bem os satélites principais, excepto os canais do feixe UK dos 28,2ºE, os Badr 26ºE, o Nilesat-Eutelsat 7W A e o Eutelsat 8WB. Estes 3 últimos só com uma antena maior é que se consegue ter sinal estável ao longo do dia.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Ok.
A instalação do motor diseq, basta alinhar manualmente para 1 satelite, e fazer a configuraçao no recetor satelite e automaticamente a antena depois apanha os satelites todos?

Obrigado
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Tens de alinhar num satélite o mais junto ao 0 possível. Não podes alinhar no hispassat e está feito :)
É o suporte do motor tem de estar o mais nivelado possível


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Nao percebi isso do hispasat.
Tipo qual o satelite que devo alinhar?
E depois fica configurado para todos?
 

max-men

GForum VIP
Entrou
Jan 1, 2007
Mensagens
1,461
Gostos Recebidos
4
Se tu ajustares o ponto 0 a 100% , consegues usar na box o USUALS, o que facilita imenso. Eu tenho o meu a funcionar, mas memorizei ponto a ponto. Deixo-te aqui um pequeno tutorial, retirado de um fórum que já não sei qual, mas guardei para mim num documento de texto. Desde já peço desculpa ao seu autor...

1. Fixas o motor no pé/suporte de parede, atenção que o motor tem que estar a ZERO (faz reset). Não interessa para que lado e angulo está virado.

2. Com o braço do motor direitinho na vertical, fixa a antena e com a ajuda dum nivel deixa a antena direitinha na vertical (mete o nivel de alto a baixo da antena e se esta for maior que o nivel, usa uma regua entre a antena e nivel). Aqui não se mexe mais, pois a antena fica alinhada com o motor.

3. No receptor sintoniza a frequência 5w: 11.591V 20.000 2/3 e manda para lá o motor. Claro que não apanha nada.

4. Desapertar só o motor em elevação e direcção e encontrar o satélite à mão na frequência sintonizada. Nunca mexer na antena, pois esta está soldária com o motor, este é que tem que ficar apontado ao pretendido.

5- Se ficar ok na sintonia - apertar tudo bem, ir ao receptor e buscar mais satelites, normalmente entre os 30W e 28E.

6. Fazer pequenos ajustes...


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
3. No receptor sintoniza a frequência 5w: 11.591V 20.000 2/3 e manda para lá o motor. Claro que não apanha nada.
Pois não porque essa frequência já não existe. ;)
Se ele tiver um receptor MPEG-2 só há uma frequência disponível para afinar a antena com esse satélite: 11059 H 23700.

DX2
 
Topo