• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Cálculo de Motor Eléctrico

lmfcruz61

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2017
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Bom dia.
estou a fazer um projecto de um pequeno carro electrico muito simples.
Duas rodas traseiras motrizes e uma roda dianteira direcção.
Este carro irá transportar ao todo uma carga de 150Kg a uma velocidade de até 10Km/h.
Quero usar um motor electrico brushless.
Alguém me pode ajudar no calculo de um motor paara esta carga?

Grande Abraço

Luis
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Bom dia.
estou a fazer um projecto de um pequeno carro electrico muito simples.
Duas rodas traseiras motrizes e uma roda dianteira direcção.
Este carro irá transportar ao todo uma carga de 150Kg a uma velocidade de até 10Km/h.
Quero usar um motor electrico brushless.
Alguém me pode ajudar no calculo de um motor paara esta carga?

Grande Abraço

Luis

Boas

Para esse tipo de esforço/carga/velocidade, será de contar com uma potencia típica de 500 Watt (motor sem escovas).
Ter apenas um motor, obrigaria a ter um diferencial, para conseguir duas rodas motrizes sem arrastamento (mecânica mais complexa).
Outra hipótese, é recorrer aos Kit's para motorização de cadeiras de rodas (sistema de 2 motores, que permite direccionar, etc), que já têm incluído o inverter de Potência e controlo (Performances idênticas ao que pretende no projecto).

Exemplo:

h**p://pt.made-in-china.com/co_goldenmotorcz/product_Electric-Wheelchair-Motor-and-Brushless-Wheelchair-Controller-PW-8F-_eunnhorug.html
 

lmfcruz61

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 9, 2017
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela dica. os 500Watt seriam entao suficientes.
pensava utilizar um motor unico com transmissão por corrente.
Outra ideia era de usar em vez de 3 rodas as 4 rodas e um motor em cada uma com 2 servos nas dianteiras para fazer a direcção.
Já agora.. para esta solução (4 rodas) os motores deveriam, ter que potencia? sabe onde comprara ca em portugal ou online sem ser a China? Por causa da alfandega.

Obrigado

Luis
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Obrigado pela dica. os 500Watt seriam entao suficientes.
pensava utilizar um motor unico com transmissão por corrente.
Outra ideia era de usar em vez de 3 rodas as 4 rodas e um motor em cada uma com 2 servos nas dianteiras para fazer a direcção.
Já agora.. para esta solução (4 rodas) os motores deveriam, ter que potencia? sabe onde comprara ca em portugal ou online sem ser a China? Por causa da alfandega.

Obrigado

Luis

Boas

Usar um único motor a um veio de tracção rígido com duas rodas (motrizes), provoca arrasto das mesmas, quando for necessário descrever uma curva (situação anormal, sobretudo em transporte de cargas).

O kit do exemplo, já permite fazer direcção, para curvar um dos motores abranda ou para. Em casos extremos de manobra (curva muito apertada) os motores podem girar em sentido inverso (O inverter duplo incluído no kit, permite estas situações).
No kit do exemplo, cada motor tem ~250 Watt, perfazendo um total de 500 Watt.

Usar 4 motores deveria tornar a aplicação mais cara, e complexa (controladores/inverters/drives múltiplos). Usando 4 motores, cada um teria 125 Watt, pela lógica de atingir os 500 Watt (não tenho ideia se alguém faz/fabrica para essa potencia)

Em Portugal, talvez procurar em empresas, fornecedoras de cadeiras de rodas electricas
 
Topo