• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Velocidade Wifi

2green

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 11, 2015
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.

Recentemente aderi ao Vodafone Net Biz 4G 100Mbps e quando me ligo por cabo tenho velocidades de +- 75Mbps, até aqui tudo bem. Quando me ligo por wifi, estando encostado ao router, apenas tenho 22-25Mbps, o que não acho normal porque noutra casa tenho Vodafone Fibra 100Mbps e encostado ao router chego a ter 90Mbps (-10 do que com cabo). Quando me afasto do router 4G a velocidade por wifi não baixa drasticamente, tendo uns 15-20Mbps num dispositivo com 30% de sinal wifi.

Será normal ter uma diferença tão grande numa net 4G? O router que me foi instalado é um Oxygen multiGateway (2.4Ghz) e não tenho mais redes a encher os CHs. Uma vez que tenho um cabo desde a divisão do router até à sala de estar que antes era usado para a box iptv da meo, estou a pensar comprar um router da Asus de 30€ e ligá-lo aí.
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
245
Boa tarde.

Recentemente aderi ao Vodafone Net Biz 4G 100Mbps e quando me ligo por cabo tenho velocidades de +- 75Mbps, até aqui tudo bem. Quando me ligo por wifi, estando encostado ao router, apenas tenho 22-25Mbps, o que não acho normal porque noutra casa tenho Vodafone Fibra 100Mbps e encostado ao router chego a ter 90Mbps (-10 do que com cabo). Quando me afasto do router 4G a velocidade por wifi não baixa drasticamente, tendo uns 15-20Mbps num dispositivo com 30% de sinal wifi.

Será normal ter uma diferença tão grande numa net 4G? O router que me foi instalado é um Oxygen multiGateway (2.4Ghz) e não tenho mais redes a encher os CHs. Uma vez que tenho um cabo desde a divisão do router até à sala de estar que antes era usado para a box iptv da meo, estou a pensar comprar um router da Asus de 30€ e ligá-lo aí.

Claro que é normal.

Muda de routers e verás a diferença.
eu com o router da meo apanhava entre 50 a 60 megas comprei um tplink consigo 120 megas.
Atençao á placa wriless tb conta.
Soluçao compras switches gigabits e instalas na tua rede e ligas os teus equipamentos por cabo de rede para usufruires de melhores velocidades.
 

2green

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 11, 2015
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Claro que é normal.

Muda de routers e verás a diferença.
eu com o router da meo apanhava entre 50 a 60 megas comprei um tplink consigo 120 megas.
Atençao á placa wriless tb conta.
Soluçao compras switches gigabits e instalas na tua rede e ligas os teus equipamentos por cabo de rede para usufruires de melhores velocidades.
Estava a pensar em vez do switch meter um router Asus N300 com 4 portas LAN (20€) ligado ao cabo que tenho a chegar à sala. Assim, à partida, devo ter melhor velocidade na divisão que mais uso e posso ligar alguns equipamentos por cabo a partir desse router.

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
245
Estava a pensar em vez do switch meter um router Asus N300 com 4 portas LAN (20€) ligado ao cabo que tenho a chegar à sala. Assim, à partida, devo ter melhor velocidade na divisão que mais uso e posso ligar alguns equipamentos por cabo a partir desse router.

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk
com esse router terás piores ainda.

É preciso investir loool

edit: 802.11n : até 300Mbps hummm pode ser que nao com esta caracteristica que ele tem,se tiveres uma boa placa wriless deves de ter bons resultados,mas configura bem o router,nao é liga-lo e já ta.
 

2green

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 11, 2015
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
com esse router terás piores ainda.

É preciso investir loool
Sendo um router com uma taxa de transmissão até 300Mbps e estando ao lado dele, à partida não deveria dar perto dos 55/60 em 75?

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
245
Sendo um router com uma taxa de transmissão até 300Mbps e estando ao lado dele, à partida não deveria dar perto dos 55/60 em 75?

Enviado do meu SM-G930F através de Tapatalk
sim mas depende da tua placa wriless..........
 

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
245
O wireless chipset do Oxygen é um Qualcomm AR9287 2x2 MIMO. Não percebo é muito dessa parte.
sim tens uma boa placa á partida nao deverás de ter problemas.

Um conselho,nao coloques o asus como repetidor pk vais perder velocidade.
 

2green

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 11, 2015
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
sim tens uma boa placa á partida nao deverás de ter problemas.

Um conselho,nao coloques o asus como repetidor pk vais perder velocidade.

Obrigado.

Quando disse Asus N300 queria dizer N300 RT-N12E, imagem abaixo. Não será como repetidor mas sim ligado por cabo LAN ao Oxygen.
Só acho estranho não conseguir ter uma velocidade decente com o Oxygen tendo em conta que aparentemente a placa é boa.

1540-1.jpg
 

Anexos

  • 1540-1.jpg
    1540-1.jpg
    9.5 KB · Visualizações: 9

avense

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
12,414
Gostos Recebidos
245
Obrigado.

Quando disse Asus N300 queria dizer N300 RT-N12E, imagem abaixo. Não será como repetidor mas sim ligado por cabo LAN ao Oxygen.
Só acho estranho não conseguir ter uma velocidade decente com o Oxygen tendo em conta que aparentemente a placa é boa.

1540-1.jpg

Verifica se o Oxygen tem norma N
 

2green

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 11, 2015
Mensagens
31
Gostos Recebidos
0
Verifica se o Oxygen tem norma N

No manual que encontrei diz que tem WiFi 802.11n 2x2 e na página do router tenho-o a 20/40Mhz. Será por não estar a usar nenhuma antena wifi? Tenho duas antenas no Oxygen mas são ambas para o 4G. Segundo o manual as antenas podem ser 4G ou wifi.
 

lexivia

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 15, 2015
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
No manual que encontrei diz que tem WiFi 802.11n 2x2 e na página do router tenho-o a 20/40Mhz. Será por não estar a usar nenhuma antena wifi? Tenho duas antenas no Oxygen mas são ambas para o 4G. Segundo o manual as antenas podem ser 4G ou wifi.

Tens o manual? Podes me enviar o documento ou o link?
Obrigado!
 
Topo