• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Carta que ordena despejo na Mouraria "não tem qualquer validade"

santos2206

GForum VIP
Entrou
Jul 12, 2014
Mensagens
2,454
Gostos Recebidos
19
Moradores do prédio na Rua dos Lagares foram pedir ajuda à Câmara Municipal de Lisboa. Manuel Salgado disse que ainda não há escritura e vai intimar obras urgentes.


1111794


O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa garantiu esta quarta-feira aos moradores de um prédio na Rua dos Lagares, na Mouraria, que não têm de abandonar o edifício no fim dos respectivos contratos de arrendamento, como pretende o actual proprietário. De acordo com Manuel Salgado ainda “não foi feita a escritura” de venda, pelo que “a carta que receberam não tem qualquer validade”.
Tal como o PÚBLICO noticiou esta quarta-feira, 17 famílias que habitam o número 25 da Rua dos Lagares – entre o Largo das Olarias e a encosta da Graça – começaram recentemente a receber cartas a informá-los de que os contratos de arrendamento não seriam renovados. O remetente era a empresa IberAquisições, que teria comprado o prédio no Verão do ano passado.

[h=3]Há 17 famílias num prédio da Mouraria que vão ficar sem casa[/h]
“Porém, não foi feita a escritura”, assegurou o vereador do Urbanismo, interpelado pelos moradores do prédio, que aproveitaram a reunião pública desta quarta-feira para pedir ajuda à autarquia. “Todas as pessoas envolvidas que estão a ser prejudicadas cresceram no bairro”, disse Carla Pinheiro, que deu voz às preocupações dos habitantes. “Queremos ficar nas nossas casas, no nosso bairro”, pediu.
Manuel Salgado acalmou-os, garantindo que “a carta que receberam não tem qualquer validade e não têm, de forma alguma, de cumprir o que é solicitado”. O vereador também afirmou que “não há nenhum pedido, na câmara, para obras neste edifício”, afastando assim os rumores de que o prédio está prestes a ser transformado num condomínio de luxo, num hotel ou num hostel.
Grande parte dos inquilinos que receberam a informação do fim do arrendamento já vivem no prédio há décadas. Entre 2012 e 2013, ainda com o antigo dono, foram feitos novos contratos e estabelecidas novas rendas. A vigência desses contratos termina agora, entre o Verão de 2017 e o fim de 2018, cinco anos volvidos da assinatura dos acordos.


“Estão a ser vítimas” da nova lei das rendas, disse Manuel Salgado aos moradores, no que foi apoiado pelos vereadores comunistas, que já tinham abordado a situação deste edifício numa reunião de câmara anterior. João Ferreira, candidato da CDU à autarquia, afirmou que, além do fim dos contratos, os habitantes do número 25 da Rua dos Lagares debatem-se também com más condições de habitabilidade.
O vereador do Urbanismo disse que alguns técnicos da câmara já estiveram no local a avaliar o estado do prédio, cujas casas têm problemas graves de humidade e pragas de ratos e baratas. “Está aprazada outra vistoria”, informou Manuel Salgado, que explicou que pretende “intimar o proprietário” a fazer obras de conservação urgentes. Caso a intimação não seja acatada, o vereador garantiu que vai ordenar obras coercivas.

Publico
 
Topo