Apesar de ser a forma de contacto do carro com a estrada, o pneu estava um pouco à margem das novas evoluções tecnológicas no campo da conectividade.

No entanto, recentemente, a Goodyear tem revelado aos poucos novas formas de pensar como os pneus vão poder ser importantes para a segurança do automóvel autónomo.

A Goodyear já tinha revelado algumas das tecnologias que está a desenvolver para o pneu do futuro, mas agora já conseguiu revelar ao mundo o primeiro protótipo do Eagle 360 Urban.

Este pneu tem o formato de uma bola de futebol, e está equipado com vários sensores e um sistema de inteligência artificial que permitem ao pneu transmitir informação a outros sistemas do carro.

Mais importante, o Eagle 360 Urban tem a capacidade de adaptar a sua estrutura de contacto com o solo.

Para isso, o pneu é fabricado num polímero superelástico, com uma flexibilidade similar à da pele humana, permitindo-lhe expandir-se e contrair-se.

Esta camada exterior cobre um material esponjoso, resistente e flexível, simulando músculos humanos, para mover secções individuais do pneu, adicionando ‘cavidades’ para condições de piso molhado, ou alisando o piso para condições de piso seco.

Fonte