• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda na caixa derivação

r.dealer

GF Bronze
Entrou
Mar 14, 2017
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
ola a todos, será que me conseguem ajudar?
preciso de ir buscar corrente para uma tomada á seguinte caixa de derivação, mas não percebo quais os fios corretos para fazer a ligação.
alguém me consegue dar umas luzes?


IMG_20170401_101156.jpg

obrigado
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Boas conforme está descrito na caixa derivação Preto fase azul neutro e verde amarelo terra ou seja terás que ligar o cabo a tomada conforme descriminado e desligar a corrente antes de fazer alguma coisa alguma duvida é melhor perguntar
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Pelo que me parece há aí um erro: o fio azul junto com o preto??? misturaram fase e neutro???

Supostamente para tirar daí uma fase e um neutro deverá ligar um fio azul aos azuis e um preto ou castanho aos pretos mas, o que faz um azul junto com os pretos???

Deverá também cortar o fio de terra, amarelo e verde e ligar aí mais um fio amarelo e verde para a nova tomada ter terra.

tomada 1.jpg

Cumps

Feraida

ola a todos, será que me conseguem ajudar?
preciso de ir buscar corrente para uma tomada á seguinte caixa de derivação, mas não percebo quais os fios corretos para fazer a ligação.
alguém me consegue dar umas luzes?


Ver anexo 151729

obrigado
 

r.dealer

GF Bronze
Entrou
Mar 14, 2017
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
pois é precisamente ai que esta a minha duvida, fio azul e prejo juntos, será porque está ligado a um comutador de luzes?
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
pois é precisamente ai que esta a minha duvida, fio azul e prejo juntos, será porque está ligado a um comutador de luzes?

Só pode.

De qualquer das formas tem de ver se os azuis (juntos) têm corrente. Não devem ter. Os pretos são fase. É fazer com pontas uma ligação provisória nessa caixa (sem a terra) com a tomada que quer ligar e ver com um busca polos como fica.

Deverá funcionar assim.

Cumps

Feraida
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Boas não ligues a esse fio azul que está junto com os pretos devia ser alguém que ligou uma lampada e foi buscar o neutro aí o que está mal mas tiras o torik vermelho e com o busca polos vê se tem corrente e de certeza que não, e nos pretos tem
 

r.dealer

GF Bronze
Entrou
Mar 14, 2017
Mensagens
47
Gostos Recebidos
0
Boas...
Ja consegui, queria agradecer a todos pela ajuda!

Muito obrigado! ��
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
Boas...
Ja consegui, queria agradecer a todos pela ajuda!

Muito obrigado!
Se está resolvido ainda bem, mas deverias verificar, se é uma derivação de iluminação não deverias misturar com alimentação a tomadas. Porque devem ser circuitos diferentes pois tb têm potências diferentes!
 

COPIA

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Mensagens
863
Gostos Recebidos
0
Já agora podias explicar o que fizeste, assim podes ajudar outros com essa duvida.

Ainda não percebeste que ele já está servido. Agora só cá volta quando volta a precisar.

Um abraço
 
Topo