• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Projetor Luz com Sensor Pisca desligado

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Entretanto fiz o teste e liguei o projetor direto numa tomada e também faz o mesmo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Ligou o projector a uma tomada e retirou os fios da tomada e pisca na mesma!! um isso já me ultrapassa! ou ligou a uma tomada e ele desligado pisca... claro só liga através do sensor e pisca na mesma, se não me engano em cima noutro poste disse que desligava o interruptor e já não piscava, e já agora esse quadro electrifico fica onde dentro de casa? a fase que está usar que elementos está alimentar, isso tudo conta, á uma forma de eliminar o piscar mas 1º tem que tentar outras formas como alimentação ser independente de algum aparelho para não fazer indução.
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Este quadro está na garagem é um quadro secundario
Aqui só tenho ligado a bomba da água o motor do portão e as luzes led e27 de 10w que são 3.
No disjuntor de iluminação que é onde está o foco ligado tenho apenas as 3 lampadas led ligadas.

Será que posso ligar isto a ver se resolve?
https://www.castroelectronica.pt/product/transformador-electronico-p-leds-12v-0530w


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Não isso é um transformador para uma lampada Led faça assim, conforme o desenho a 1ª lampada ligue junto ao quadro eléctrico em paralelo com o projector depois diga alguma coisa.

Veja o desenho Sem Título15.png
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Também já testei um varistor 230v e não fez efeito nenhum e pelo que me disse o electricista o efeito é causado não por um pico de corrente alta mas sim por um pico de corrente baixa, que sempre que a bomba liga esta puxa corrente e faz com que dê o flash, pois dá a entender ao foco um corte de corrente e quando a corrente é reposta ele como normal quando se liga da o flash.
O projector em princípio vai ainda hoje para o fornecedor pois não deveria ter essa reacção


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Também penso que seja isso pois tenho a casa com bastantes lâmpadas led e nenhuma faz isso


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boas

Se por acaso o problema se mantiver, com o projector novo/substituído, existe uma alternativa barata, para superar cortes/baixas de tensão bruscas.
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Ok eu coloquei Leds em 3 apartamentos de 4 andares 2 desses apartamentos tudo ok no outro lampadas piscavam, problema, temporizador de escada digital fazia um retorno de 35 vlts eu resolvi esse problema com uma resistência 750 ohms, e noutro caso foi com uma lampada incandescente de 10w 220vts ligada em paralelo com leds e o consumo não é nenhum, e a lampada tambem faz de resistencia conforme o esquema anterior no poste em cimaCasquilho.png
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Boas

Se por acaso o problema se mantiver, com o projector novo/substituído, existe uma alternativa barata, para superar cortes/baixas de tensão bruscas.

E qual é a solução já agora Pode desenrascar mais alguém ;)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
a solução está descrita aí em cima se quiser pode fazer TESTE com lampada em paralelo com o projector qualquer lampada incandescente serve 220 Vts os wts não interessa para fazer o teste se der passa a face seguinte ou coloca uma conforme o desenho ou compra uma resistência qual o valor tem-se que calcular vou dar aqui um exemplo.
É fácil de resolver, mas precisa do auxílio de um profissional capacitado.“Este problema ocorre porque, dependendo do circuito eléctrico do sensor, quando ele desliga após alguns minutos, uma corrente residual muito baixa continua passando (não é como um contactor, que interrompe completamente o circuito). Como o LED funciona com baixa corrente ele é acionado, porém esta corrente não é suficiente para mantê-lo aceso, por isso pisca. No caso das incandescentes, esta corrente residual não era suficiente para ligar as lâmpadas, por isso não havia problema antes”, O caso da corrente residual depende do circuito electrónico de cada fabricante do sensor. Normalmente eles utilizam componentes como DIAC e TRIAC para funcionar como se fosse um contactor (chave mecânica). Este tipo de componente pode deixar passar uma corrente baixa quando desligado, por isso fica piscando com LED.
O que pode ser feito:
• Peça para alguém habilitado (um electricista ou técnico) para colocar um potenciómetro (potenciometro variável) em série, na saída do sensor.
• Com o Projector LED conectadas, aumente a resistência do potenciómetro até parar de piscar.
• Desligue o potenciómetro do circuito e meça sua resistência com um multímetro.
• O valor medido deverá ser o resistência a ser Comprada e acrescentado ao sensor. O potenciómetro serviu somente para saber que valor é a resistência em ohms a corrente
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Se puderes agradecia para o caso de o novo fazer o mesmo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas mais logo, posso dar indicações em pormenor.

Boas de novo

As flutuações de energia e/ou quebras, ou picos, provocam mau funcionamento em muitos equipamentos (sobretudo electrónicos)!!

Para solucionar estas situações, em geral são usadas unidades UPS Activas com baterias (permitem corrigir forma/onda sinusoidal, valor de tensão RMS, eliminar picos, etc)

Estas unidades em geral são muito caras, comparadas com os preços de equipamentos domésticos.

Ao longo destes anos, a trabalhar com equipamento Industrial (Oficinas Auto/Pneus, e recentemente Industria produção/fabrico de Óleos) recorri a soluções técnicas (11 casos), bem mais económicas, em zonas com anomalia fornecimento energia.

A maioria dos equipamentos (electrónicos) de hoje em dia, funciona com alimentação energia da Rede 230 Volt AC, que depois é convertida para DC.
Quando existem quebras flutuações na alimentação dos aparelhos em AC (primário das fontes comutadas), em geral ocorrem quebras de tensão no secundário das mesmas (saída em DC).

Então qual é o truque? Nada mais simples, que a lógica de acumular energia (processo que possa por breves instantes superar determinadas falhas/quebras/flutuações de corrente).

No caso do projector em questão (230Volt AC, Potencia 30 watt), em geral tem dois circuitos lógicos: Um de alimentação da pastilha Led que deverá ter uma saída entre 30 a 36 Volt DC 1 Ampere (Chip/pastilha com 30 Led 3 grupos em paralelo, de 10 Led's em série), semelhante/identico ao da foto :

20Watt led.jpg

O outro será do controlador PIR (Infravermelhos Passive Infrared (PIR) Detector Controller).

Se no dito projector 30 Watt, ambos os dispositivos, alimentação do Chip/led, e alimentação do circuito Pir, forem alimentados por fonte comutada AC 230 Volt para DC (O mais lógico e comum actualmente), então pode criar o montar um circuito equivalente a uma UPS.

O custo destes componentes, pode orçar em cerca de 3 euros na loja que já referiu, e ser montado, sem ter de abrir/perder a garantia do projector. Se tiver interesse, posso passar à fase seguinte, de como fazer/ligar o mesmo!
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
a solução está descrita aí em cima se quiser pode fazer TESTE com lampada em paralelo com o projector qualquer lampada incandescente serve 220 Vts os wts não interessa para fazer o teste se der passa a face seguinte ou coloca uma conforme o desenho ou compra uma resistência qual o valor tem-se que calcular vou dar aqui um exemplo.
É fácil de resolver, mas precisa do auxílio de um profissional capacitado.“Este problema ocorre porque, dependendo do circuito eléctrico do sensor, quando ele desliga após alguns minutos, uma corrente residual muito baixa continua passando (não é como um contactor, que interrompe completamente o circuito). Como o LED funciona com baixa corrente ele é acionado, porém esta corrente não é suficiente para mantê-lo aceso, por isso pisca. No caso das incandescentes, esta corrente residual não era suficiente para ligar as lâmpadas, por isso não havia problema antes”, O caso da corrente residual depende do circuito electrónico de cada fabricante do sensor. Normalmente eles utilizam componentes como DIAC e TRIAC para funcionar como se fosse um contactor (chave mecânica). Este tipo de componente pode deixar passar uma corrente baixa quando desligado, por isso fica piscando com LED.
O que pode ser feito:
•Peça para alguém habilitado (um electricista ou técnico) para colocar um potenciómetro (potenciometro variável) em série, na saída do sensor.
•Com o Projector LED conectadas, aumente a resistência do potenciómetro até parar de piscar.
•Desligue o potenciómetro do circuito e meça sua resistência com um multímetro.
•O valor medido deverá ser o resistência a ser Comprada e acrescentado ao sensor. O potenciómetro serviu somente para saber que valor é a resistência em ohms a corrente

Esta solução obriga-me a mexer no foco e da mesma forma perder a garantia pois ele tem um silicone vedante talvez para garantir que não se abra o mesmo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
mrsat continue pois interessa-me não perder a garantia do mesmo e ao mesmo tempo resolver a situação


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
mrsat continue pois interessa-me não perder a garantia do mesmo e ao mesmo tempo resolver a situação


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boas, então o tal truque, consiste em fazer uma pequena fonte de alimentação DC (230 Volt AC para 325 Volt DC), que serve de buffer ou acumulador de energia extra, que antecede o projector (Este circuito é valido, se dentro do projector o sistema de alimentação for comutado, como no esquema que postei anteriormente).

230V circuit.jpg

Nota: Ao alimentar o projector, (se no interior não tiver rectificação de onda completa), pode ser preciso inverter polaridade!

No esquema, já tem referencias, de alguns componentes, que pode encontrar na loja que referiu, ou outra equivalente (custo estimado 2,5 euros).
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas

Primeiro tem de pensar que um adaptador/fonte/alimentador de telemóvel, computador portátil, tablet, televisor Led/Led, Box TV etc, em geral aceita/trabalha com tensão de entrada típica/intervalo de 100 a 240 Volt AC.
Essa tensão AC de entrada nesse alimentadores (fontes comutadas), em geral é convertida em DC (140 a 340 Volt), e depois modulada em frequência elevada, em transformador, e no secundário rectificada com díodos rápidos + condensadores adequados.
A tensão de saída DC, é controlada pela variação de modulação no primário transformador (resultante da análise/activação de optocoupler e/ou regulador no secundário)

Alimentar estes circuitos com 12 Volt DC (primeiro caso do link que enviou) ou 28 a 34 Volt DC (segundo caso link), estaria muito longe dos tais 140 Volt DC (mínimo) para o circuito trabalhar.

No entanto, se fosse possível abrir o projector (perda da Garantia), certamente iria encontrar uma alimentação/semelhante (às dos link's) para o Chip/pastilha LED (saída típica 28 a 34 Volt DC)
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Digo isto porque tenho quem me possa facultar este material para testar mas não quero fazer nada que possa queimar o foco e como sou novato nestas coisas não percebo muito de esquemas electrónicos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Digo isto porque tenho quem me possa facultar este material para testar mas não quero fazer nada que possa queimar o foco e como sou novato nestas coisas não percebo muito de esquemas electrónicos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boas

Ligar o projector a 12 Volt ou 28~34 Volt DC, não vai queimar nada.
Se tem facilidade de arranjar o material, pode fazer o teste, mas certamente vai chegar à conclusão, que o mesmo não activa o projector!

Por outro lado o que se pretende, é algo que armazene alguma energia extra ( Exemplo: condensador de capacidade (2X a 6X) mais elevada, que o original do equipamento)!
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Vou aguardar a resposta da garantia só depois poderei testar mas caso precise passar ao esquema apresentado vou precisar de mais ajuda pois não percebo grande coisa de eletricidade nem electrónica :(


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Topo