• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Projetor Luz com Sensor Pisca desligado

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Boas tenho um projector com sensor de luz incorporado e o projector esta ligado a um interruptor que fica sempre em modo ON para que o projector funcione em modo crepuscular, mas quando o projector se apaga o led fica a piscar ou quando projector esta apagado e se liga o balão da agua o mesmo pisca.
Alguém me consegue ajudar a resolver este problema?

O projector em questão é da Primelux modelo "Sensini S"
primelux_projetores_SENSINI-1030x538.png


Ficha de informação Primelux Sensini S.pdf
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
Boas,
pelo que me parece ligas-te o projector ao mesmo circuito do Balão, o led com pouca potencia já reage e deve dar esses piscas que referes, experimenta colocar num circuito isolado, porque também deveria ser instalado assim!!
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Ele está ligado no mesmo quadro mas num disjuntor diferente


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
o engraçado é que no mesmo disjuntor tenho outras lampadas LED E27 10W e não acontece isso, enquanto que no projetor de 30w acontece

aqui vao umas fotografias das ligações para o projector

IMG_3152.jpg
IMG_3602 copy.jpg
IMG_3602.jpg
IMG_3605.jpg
IMG_3591.jpg

Video quando ligo interruptor do projector e no comando seleciono opção OFF o mesmo fica a dar esta luz:

[video=vimeo;212822709]https://vimeo.com/212822709[/video]
 
Última edição:

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
Boas,
Em que circuito colocaste?
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
o engraçado é que no mesmo disjuntor tenho outras lampadas LED E27 10W e não acontece isso, enquanto que no projetor de 30w acontece

aqui vao umas fotografias das ligações para o projector

Ver anexo 151845
Ver anexo 151849
Ver anexo 151847
Ver anexo 151848
Ver anexo 151846

Video quando ligo interruptor do projector e no comando seleciono opção OFF o mesmo fica a dar esta luz:

[video=vimeo;212822709]https://vimeo.com/212822709[/video]

Boas

Esse tipo de sintoma (pastilha led) a piscar, em geral é motivado por uma pequena corrente de fuga (alguns micro amperes), do circuito de comando (eventual triac ou transístor, de activação da pastilha Led)!

A titulo de exemplo, em casa tenho uma lampada Led 5 watt, que se nota um brilho mínimo no escuro, derivado a uma pequeníssima corrente de fuga, na porcelana dos dois interruptores/comutadores Hall de entrada. O valor dessa corrente é tão baixo que não acusa medida/valor na pinça amperimétrica!!

Com o motor/bomba agua a trabalhar, e natural que o fenómeno no projector Led, se torne mais evidente, porque o mesmo pode gerar algum distúrbio na rede (ondas parasitas, picos de tensão, forças contra-contra electromotrizes), semelhante ao que acontece com alguns electrodomésticos (Ex: varinhas mágicas,etc) a provocar interferência numa TV, e nesse caso distúrbios na placa de comando (que não deve ter filtros RF e Outros na entrada).

Essa situação pode ser melhorada, a filtrar o sinal dos 230 volt AC, e melhorar/reparar a o circuito de alimentação interno do projector
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Fui a uma loja de electronica e deram-me um CONDENSADOR POLYESTER 250v como podem ver na imagem e disseram para colocar na junçao perto do projector mas não resolveu

IMG_3610.jpg
IMG_3611.jpg


Como poderei filtrar o sinal dos 230 volt ac?

O projector foi acabado de comprar por isso não queria mexer para não perder a garantia.
 
Última edição:

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Boas troca as linhas ou seja fase pelo neutro, mas antes retira a fase que alimenta o projector e liga directo ao deferencial, se tiver ok é só depois trocar alimentação ao projector, fase pelo neutro
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Fui a uma loja de electronica e deram-me um CONDENSADOR POLYESTER 250v como podem ver na imagem e disseram para colocar na junçao perto do projector mas não resolveu

Ver anexo 151867
Ver anexo 151868


Como poderei filtrar o sinal dos 230 volt ac?

O projector foi acabado de comprar por isso não queria mexer para não perder a garantia.

Boas

Um filtro AC 230 Volt, em geral é constituído por bobines e condensadores. Na foto exemplo:

Filtro Ac.jpg

Eventualmente poderá ter de abrir o projector, para tentar efectuar algumas medições com um multímetro para despistar/apurar as anomalias.

Uma pastilha/chip Led de 30 Watt (Tem em geral 30 Led num único chip, com 3 grupos em paralelo (10 led em série em cada grupo)) atinge um brilho máximo a cerca de 30 a 36 Volt DC. No entanto por vezes a 10 volt DC (ou até menos) começam a acender/piscar alguns led's por um defeito, que posso explicar mais adiante/depois.

O circuito de comando, pode comutar esse tipo de tensão em modo de repouso/off/stand-by). Se todos os led's fossem/tivessem exactamente as mesmas características, nenhum deveria acender, no entanto por vezes ocorre pelo falha dessa característica.

Assim poderia verificar com o tal aparelho de medida (escala 20 V DC), se nos bornes/terminais da pastilha (2 pontos de ligação), aparece esse tipo de tensão residual DC.
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Como referi em cima quando esta em modo off no projector e com interruptor de parede ligado dá isto:
[video=vimeo;212822709]https://vimeo.com/212822709[/video]

Quando em modo off ou crepuscular e com interruptor de parede ligado dá isto:

video do flash mais intenso
[video=youtube_share;gl-52eHFdhM]https://youtu.be/gl-52eHFdhM[/video]

Se desligar o interruptor de parede não dá sinal nenhum de corrente no projetor logo não pisca nada
 
Última edição:

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Como referi em cima quando esta em modo off no projector e com interruptor de parede ligado dá isto:
[video=vimeo;212822709]https://vimeo.com/212822709[/video]

Quando em modo off ou crepuscular e com interruptor de parede ligado dá isto:

video do flash mais intenso
[video=youtube_share;gl-52eHFdhM]https://youtu.be/gl-52eHFdhM[/video]

Se desligar o interruptor de parede não dá sinal nenhum de corrente no projetor logo não pisca nada

O projector pode estar/vir com defeito!!

Se for o caso, e se está na garantia, devia accionar a mesma, para eventual troca do mesmo.
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Também penso que seja isso pois tenho a casa com bastantes lâmpadas led e nenhuma faz isso


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Amigo 1º faça isto desligue o geral no deferencial da EDP e desligue a linha que alimenta o deferencial do quadro exposto aqui e ligue directoSem Título.png, porque pode ser o deferencial a bobine do mesmo se não der á outra solução
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Amigo 1º faça isto desligue o geral no deferencial da EDP e desligue a linha que alimenta o deferencial do quadro exposto aqui e ligue directoVer anexo 151873, porque pode ser o deferencial a bobine do mesmo se não der á outra solução

Ligo directo a bomba ou a iluminação?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Conforme está no desenho retira alimentação ao deferencial linha castanha atenção desligar a corrente no deferencial dos serviços que o serve antes de fazer alguma coisa e liga direto á saida que vai para o projector, não sei se trocou na alimentação junto ao projector a fase pelo neutro também pode fazer testes se não der eu digo o que deve fazer, pelas fotos que mandou penso que seja linha direta se vai a mais algum lado tem-se que fazer de outra maneira Sem Título1.png
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Conforme está no desenho retira alimentação ao deferencial linha castanha atenção desligar a corrente no deferencial dos serviços que o serve antes de fazer alguma coisa e liga direto á saida que vai para o projector, não sei se trocou na alimentação junto ao projector a fase pelo neutro também pode fazer testes se não der eu digo o que deve fazer, pelas fotos que mandou penso que seja linha direta se vai a mais algum lado tem-se que fazer de outra maneira Ver anexo 151874

Vai do disjuntor para outras lampadas é um fio vai ao interruptor que é duplo e depois sai uma fase para projector (interruptor 1) outra fase para lâmpada led interior 10w (interruptor 2)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Desculpa mas está difícil de compreender tenta fazer um desenho como tens isso ligado, só assim te posso ajudar, mas já agora de onde vem essa fase direta que passa pelo interruptor do quadro? ou é a mesma fase que alimenta as lampadas, eu já disse para trocar as linhas no próprio projector para ver se não faz retorno, já tive muitos problemas deses e resolvi ou de uma maneira ou de outra, porque vasta estar o circuito de lampadas nos casquilhos mal ligados vai afetar quando se coloca um led
 

catfish

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2009
Mensagens
274
Gostos Recebidos
0
Já troquei os fios nas junções o neutro ligado ao fase do projector e o fase ligado ao neutro do projector, deixando o terra desligado e isolado com fita isoladora e dá na mesma o flash.
Só acontece quando a bomba da água liga, reparei que não é sempre mas dá a entender que há uma acumulação de energia e só faz o flash quando acumula a energia.
Se a bomba ligar pouco depois voltar a ligar o mesmo já não dá flash


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

F1952

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
782
Gostos Recebidos
5
Bem á um comutador de Lustre onde um liga as Lampadas para algum lado, e á uma fase no mesmo comutador para o projetore retira essa fase e faz conforme o esquema que fiz agora

que é a mesma fase de lampadas ligar ao projetor Sem Título13.png
 
Topo