• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Ajuda: Barulho agudo irritante em LCD Hisense 32'' FHD

sempre

GF Prata
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
242
Gostos Recebidos
0
Boas,

Começo por dizer que sou apenas um curioso em electrónica e, como tal, peço desculpa desde já, pela falta de conhecimentos! :)

O meu LCD faz um barulho baixo muito agudo vindo do interior.
Depois de abrir o aparelho descobri de onde vinha o barulho.

Primeiro desafio: descobrir que raio de componente seria aquele! (Foto1)
Cheguei à conclusão (google) que é uma bobine de indução SMD blindada, que marca em cima o valor 470 e mede 12x12x8.
Parece-me que é "normal" este componente fazer algum barulho devido à vibração, mas este faz decididamente demasiado barulho. Até faz dor de cabeça!
Verifiquei que se encostar um iman relativamente forte ao componente, este deixa de fazer o barulho irritante... (Foto2)

Segundo desafio: Descobrir o que devo pedir numa loja de electrónica para substituir este componente.

Não sei se será 47uH ou 470uH nem a sua designação correcta e/ou se existirá algum tipo de componente diferente/equivalente, que não vibre (tanto), pelo qual possa substituir este...
Alguma sugestão, sem ser levar o aparelho a um técnico especializado?

Obrigado.
 

Anexos

  • Foto1.jpg
    Foto1.jpg
    101.2 KB · Visualizações: 32
  • Foto2.jpg
    Foto2.jpg
    98.9 KB · Visualizações: 26

luislerias

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
115
Gostos Recebidos
0
boas
dificilmente uma bobine dessas avaria
pela foto que mostra da-me a parecer que tem pelo menos 1 condensador inchado junto á etiqueta
ela em principio vibra porque o circuito dc/dc está a funcionar fora da frequência devido a riples dos condensadores
 

atorina

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 13, 2012
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Bom dia.
Como disse o colega luislerias, esse ruído é fruto de oscilação espúria e provavelmente é ocasionada por capacitor alterado, com esr elevada e/ou falta de capacitância. Se trocar o indutor, provavelmente continuará a vibrar!
 
Topo