• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

PSU Samsung BN44-00341A

Maddmaxx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 12, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Boas!
Possuo uma TV samsung LE46C650 cuja "mainboard" avariou.
Após uma pesquisa exaustiva para encontrar uma board, lá consegui arranjar uma vinda de Inglaterra, que embora não fosse a mesma referência a 100%, a referência da board é usada também no mesmo modelo de televisão, logo compatível, e o vendedor assegurou a sua compatibilidade.
A board lá chegou, e eu todo esperançoso instalei a mesma e ligo a TV.
A TV faz o som de ligar, assume os dados recebidos pelo comando (pelo menos pisca a luz do piloto), desliga fazendo o som de desligar mas o ecrã, não tem iluminação alguma.
Após várias pesquisas, encontrei o teste da lanterna, que consiste em apontar a lanterna no LCD e ver se tem imagem.
Assim o fiz, lanterna apontada, vejo a imagem, além da imagem, som também funciona.
Perante tal cenário, nas mesmas pesquisas dizem que o problema será da fonte (quando a placa "pifou", todos os cabos estavam desligados, assim como os da fonte), foi um erro meu que queimou o raio da/s placa/s.
Uma coisa que verifiquei foram os fusíveis queimados, e substituí os mesmos. Os que tinham eram de cerâmica, e os que coloquei são em vidro, não sei se este pormenor pode fazer a diferença.
Depois medi todos os pinos (acho que medi correctamente) referenciados na placa e onde é suposto haver corrente, a mesma corresponde ao escrito na mesma, salvo erro a maior parte dos PINS é de 13V.
Na board, existe uma ficha que vai ao INVERTER que até refere "HIGH VOLTAGE", no entanto medi essa saída e não obtive resultado algum.
Não sou entendido na matéria, mas parece que não sai energia da placa para o "INVERTER".
Não deveria haver corrente nessa ficha?
Falei com um técnico que me disse: "Meu amigo, trabalho nisto há 30anos e posso já dizer que isso é o LCD, ou seja, o ecrã, que está avariado, disto entendo eu", isso mais vale deitar isso ao lixo.
Não quero discordar dele, mas sabendo como aquilo avariou e lendo pela net fora que este sintoma está relacionado com PSU ou INVERTER, custa-me a aceitar que ele esteja certo. E mesmo o invertor tambem estava desligado da PSU quando sem querer puxei 2 fios de uma fonte externa que caíram em cima das boards fazendo com que "queimassem".

Deixo uma imagem da referida ficha existente na placa.
A ter que haver corrente nesta ficha, de quanto seria?
E onde poderá estar o erro?
Infelizmente esta placa é cara, e hoje as empresas não reparam nada, a solução é: trocar, e isso fica muito dispendioso.
Acho também estranho que 36V que é a corrente do cabo que caiu em cima danificasse esta board, mas pelo menos um dos fusíveis queimou, o outro depois ao remover perdi o mesmo antes de testar.
20170531_214836_share.jpg

Ajuda seria bem vinda.

Desde já o meu obrigado
 

fjfmachado

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
Amigo Maddmaxx
tem avaria na fonte inverter
se quiser posso tentar reparar a placa
 

Maddmaxx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 12, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Boa tarde
Amigo Maddmaxx
tem avaria na fonte inverter
se quiser posso tentar reparar a placa

Boas.
A fonte inverter está incorporada na fonte principal certo?
Por curiosidade, qual a voltagem que deveria sair naquela ficha?
Relativamente a tentar repara, é uma opção para mim.
De onde o amigo é? Acha que uma reparação deste tipo poderia ficar por que valores?
Mas de facto tenho interesse em reparar a mesma.
Obrigado
 

fjfmachado

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 3, 2006
Mensagens
34
Gostos Recebidos
0
Sim está,a tensão de saída é cerca de
300 a 400 v, tensão para a alimentação das lâmpadas do LCD
Sou de Braga
O valor da reparação tudo dependerá dos componentes que estiverem queimados, Mando mensagem privada para lhe informar o valor
 

Maddmaxx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 12, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Sim está,a tensão de saída é cerca de
300 a 400 v, tensão para a alimentação das lâmpadas do LCD
Sou de Braga
O valor da reparação tudo dependerá dos componentes que estiverem queimados, Mando mensagem privada para lhe informar o valor

Boas.
Chegou a enviar PM?
 

Maddmaxx

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 12, 2006
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Boas.
Para finalizar o assunto, acabei por procurar uma fonte, dado que não recebi mais feedback do User, e a TV ficou a funcionar a 100%.
O problema era mesmo na fonte.
Obrigado pelas dicas.
 
Topo