• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

condensador ventilador

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
Boa noite. tenho instalado no teto do quarto um ventilador daqueles grandes com candeeiro. acontece que estes dias quando fui para ligar o ventilador, achei que nao estava a funcionar corretamente, acontece o seguinte na posição maxima anda (ainda que mais lento acho eu), se puxar para a posição 2 nao se nota diferença na velocidade e se puxar para a posição de velocidade minima, sente-se que o motor fica a fazer barulho, mas nao tem rotação. daquilo que me pareceu e andei a investigar foi o condensador de arranque que foi a vida!

o meu problema esta em arranjar o dito do condensador. ja desmontei a ventuinha pra ver o menino e aquilo é um cbb6-1 de tres fios, onde um faz 0.6uf e outro faz 1.2 uf. por mais que ja tenha procurado online quer em portugal, no ebay e por ai, não encontro com estes valores. nem nada de parecido. consegue-se é a comecar nos 1.5uf e depois pra cima. alguma alma caridosa sabe onde o posso desencantar, ou se existe alguma engenhoca que possa fazer???

cumprimentos
 

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Mensagens
842
Gostos Recebidos
1
Boas, arranja facilmente solução:

0,6uF é o mesmo que 600nF, logo arranja algo muito próximo como 560nF ou ideal 680nF (+13 % capacidade) a 400 Volt (preço 0,50 €)
1,2uF pode arranjar directo, ou por dois em paralelo, 560nF+680nF (400V), ou até mesmo 680+680nF=1,36uF (preço 1 €)

Depois só tem de soldar os mesmos, 1 ponto comum, outro 0,68uF (velocidade mais lenta) e outro 1,36uF (velocidade más rápida).

Exemplo de casa que pode vender:

h**ps://www.castroelectronica.pt/product/condensador-068uf-400v
 

Zecter

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
609
Gostos Recebidos
0
E posso substituir o tal condensador que lá está, por esses que me indica??

Enviado do meu S7 através de Tapatalk
 
Topo