Painéis no tejadilho poderão contribuir com melhoria de eficiência energética de 25% nos veículos





A Audi vai apresentar até ao final de 2017 o primeiro protótipo de veículo com painéis solares incorporados no tejadilho. Isto será possível graças uma parceria entre a marca premium do grupo Volkswagen e a Alta Devices, subsidiária dos chineses especialistas do sector Hanergy. A parceria foi anunciada esta quarta-feira e prevê a instalação desta ferramenta em vários modelos da marca alemã.


Os painéis solares poderão ser utilizados para fornecer energia para o ar condicionado assim como de outros equipamentos elétricos. Em determinadas situações, a energia solar poderá servir como extensor de autonomia destes veículos, de acordo com o comunicado conjunto divulgado pelas duas empresas.


A Audi defende que estes painéis, extremamente finos e flexíveis, podem contribuir para uma melhoria da eficiência energética de 25%, além de funcionarem em locais com pouca luminosidade e mesmo sob altas temperaturas. Estes painéis serão produzidos na Califórnia.


A Hanergy apresentou, em julho de 2016, quatro protótipos de carros elétricos com painéis solares fotovoltaicos e que poderão ser carregados enquanto estão a ser conduzidos. A empresa tornou-se conhecida a nível mundial em 2015 depois de as ações terem sido suspensas da bolsa da Hong-Kong na sequência de uma descida de 47%.


Além desta empresa chinesa, os japoneses da Panasonic têm uma parceria com a Toyota para colocar painéis solares no tejadilho do modelo híbrido Prius plug-in.



dvivo