Há 11 cidades europeias que vão proibir circulação por não cumprirem as normas ambientais mais recentes.

Está a pensar comprar um carro a gasóleo? Pense duas vezes. O cerco está a apertar-se e há 11 cidades europeias, incluindo Barcelona e Madrid, que já anunciaram que vão proibir a entrada deste tipo de veículos. Só em Portugal, há quase um milhão e meio, vendidos entre 2006 e 2014, que já não cumprem a norma Euro 6, que limita a quantidade de emissões poluentes, e correm o risco de não poderem circular, no futuro, em algumas estradas internacionais.

Portugal é um dos países europeus com a maior quota de carros a gasóleo (ver infografia) e o problema das emissões pode retirar das estradas perto de um quarto dos automóveis ligeiros de passageiros e comerciais. Mas ninguém parece estar muito preocupado - o comércio acredita que as vendas de carros a gasóleo não vão ressentir-se; o Governo remete-se ao silêncio quando questionado se vai avançar com incentivos à troca dos carros mais poluentes.

"Os carros a gasóleo não vão desaparecer tão cedo. Só os sonhadores é que pensam assim. Vamos ter carros a combustão durante muito tempo. As marcas estão a fazer motores cada vez mais pequenos e limpos. Daqui a cinco anos, um carro a gasóleo valerá mais do que um carro a gasolina", garante, perentório, Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP).


"A produção de veículos a diesel não vai parar, pelo que não prevemos qualquer quebra no valor dos carros, a não ser a normal depreciação" provocada pela antiguidade, destaca Hélder Pedro, secretário -geral da ACAP. "Existe algum empolamento à volta desta questão", frisa Alexandre Ferreira, presidente da ANECRA, que representa os concessionários e a reparação automóveis.

O Governo português remete esclarecimentos sobre o combate às emissões para outubro. "Questões relacionadas com o Orçamento do Estado terão resposta aquando da apresentação do mesmo", indica fonte oficial do Ministério do Ambiente. As Finanças optaram pelo silêncio.

Na Alemanha, depois de uma reunião de emergência, o Governo e as maiores construtoras de automóveis, como a BMW, Mercedes, Opel e VW, fecharam um acordo que obriga a alterar o software de 5,3 milhões de carros diesel para reduzir as emissões entre 25% e 30%, num projeto orçado em 500 milhões de euros.

"Os carros são difíceis de vender atualmente porque os clientes estão indecisos. Precisamos de sinais claros do Governo para perceber em que condições os diesel vão ser afetados pelas restrições à circulação", alerta Thomas Peckruhn, vice-presidente da associação de comerciantes alemã (ZDK). Calcula-se que tenham sido acumulados, só nas últimas semanas, 4,5 mil milhões de euros em veículos usados. São 300 mil carros usados que estavam à venda como novos em setembro de 2015 e que cumpriam a norma Euro 5. Em média, cada um destes veículos vale atualmente 15 mil euros, de acordo com a Bloomberg.

Por toda a Europa, as vendas de carros com motor a gasóleo estão a cair e a descida vai acelerar nos próximos anos. Quase um terço dos alemães (29%), por exemplo, está a pensar trocar o seu diesel.

Em Portugal, a percentagem de carros a gasóleo usados à venda no Standvirtual também aumentou de 69% para 73%, entre o primeiro semestre de 2015 e de 2017, adianta Miguel Lucas, diretor-geral da plataforma.

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