• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Modular sinal em instalação Fibra NOS

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Boa tarde,

Eu tenho Fibra NOS, eu gostaria modular 1 sinal de um DVD nesta instalação. Usei um modulador da televes e meti na frequencia 67 UHF, foi a que encontrei q desse menos interferencia. Mas mesmo assim da interferencia em alguns canais e o proprio canal modulado tem a imagem com interferencias.
Alguem sabe dizer-me se existe alguma possibilidade de meter isto a dar melhor? E qual as melhores frequências mas nao dar interferências?

Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não há melhores ou piores frequências. Num caso como o teu o sinal do modulador tem de ser metido onde houver um "buraco" no espectro de frequência que a NOS Cabo usa e o sinal não pode ser muito mais potente do que o dos canais da NOS (se bem me lembro, os moduladores da Telévés têm 90dB de ganho). Por outro lado, o canal 67 não é uma boa opção por causa de estar muito próximo do fim da banda e de ser uma frequência muito alta, que tem uma atenuação muito grande.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Entao nao dá para fazer melhor do que fiz, ja experimentei tudo e mais alguma coisa e faz sempre interferência.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Eu resolvia-te o problema mas assim à distância é impossível. ;)
Tens sempre a solução do modulador digital, se estiveres interessado em gastar algum dinheiro. Ficavas logo com o problema resolvido.

DX2
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Mas para resolver o problema, nao tem haver entao com a escolha da frequencia? Porque se desse para dar alguma dica eu tentava?
Que modulador digital é esse? Onde posso comprar?
Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Mas para resolver o problema, nao tem haver entao com a escolha da frequencia? Porque se desse para dar alguma dica eu tentava?
Que modulador digital é esse? Onde posso comprar?
Obrigado
Se já experimentaste em várias frequências e não conseguiste melhorar a qualidade do sinal modulado, então a solução teria de passar por analisar a rede, a distribuição, medir ambos os sinais para os equilibrar, alterar o que fosse necessário para obter o resultado que se pretende e isto é trabalho para um técnico.

Um modulador digital faz o mesmo que um analógico, só que converte um sinal digital (HDMI) ou analógico (SCART/RCA) num canal digital em MPEG-2 ou MPEG-4, consoante os modelos. Se fizeres uma busca por modulador RF digital encontrarás bastantes opções à venda em Portugal.

DX2
 

flybigsat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2006
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
De que forma esta a injetar o sinal do modulador na instalaçao? O sinal RF do operador passa pelo modulador?
Que tipo de instalaçao tem? Serie, de tomada para tomada? Em que ponto da instalaçao injeta o sinal do modulador?
O facto de algumas frequencias poderem parecer livres (sem portadoras de tv) nao significa que nao estejam a ser usadas para outros serviços (DOCSIS, VOD, etc)...
 

red_net

GF Prata
Entrou
Set 30, 2008
Mensagens
310
Gostos Recebidos
0
Tenho sinal do modulador que junto num misturador com o sinal da operador e dai vai a um spliter, onde cada saida do spliter vai para uma tv.
Tb ja experiemntei injetar o sinal da operador no modulador, e do modulador vai ao spliter, mas acho q ai fica pior. Aqui o mal e mm as interferencias.
 

flybigsat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2006
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Um dos problemas que afeta esse tipo de equipamentos (amplificadores, moduladores) é que a intermodulação gerada nos próprios acaba por afetar uma parte significativa do espectro. Uma forma de mitigar o problema consiste na utilização de filtros narrow-band por forma a atenuar as frequências indesejadas antes de juntar o sinal na instalação, de preferencia com misturador passivo.
Tente encontrar no mercado especializado, um filtro adequado... sim é bem mais fácil dizer do que fazer ;)
E tente obter de alguma forma informações sobre as portadoras em uso na rede cabo, incluindo outros serviços para além dos DTV, para melhor decidir sobre o canal a usar.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Um dos problemas que afeta esse tipo de equipamentos (amplificadores, moduladores) é que a intermodulação gerada nos próprios acaba por afetar uma parte significativa do espectro. Uma forma de mitigar o problema consiste na utilização de filtros narrow-band por forma a atenuar as frequências indesejadas antes de juntar o sinal na instalação, de preferencia com misturador passivo.
Tente encontrar no mercado especializado, um filtro adequado... sim é bem mais fácil dizer do que fazer ;)
E tente obter de alguma forma informações sobre as portadoras em uso na rede cabo, incluindo outros serviços para além dos DTV, para melhor decidir sobre o canal a usar.

Podes explicar que filtros são esses? É que pela minha pesquisa esse tipo de filtros é para imagem.... nem para que servem. O DX2 já "disse" tudo #6... à distância sem saber o que para lá está, não é fácil.
 

flybigsat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2006
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Meu caro, se tudo já tivesse sido dito nao estariamos ainda aqui a debater ;) que nao é facil, nao é! mas vai-se fazendo o possível… afinal não é para isso que serve o forum?
Mas se estiver a ferir susceptibilidades por nao me calar perante um “o Sr Y ja disse tudo”, digam que eu vou pregar para outra freguesia...

Refiro-me a filtros monocanal, também conhecidos por Filtro Monocanal de paso (ES) ou Filtro passa canal (BR), etc
Com os devidos cuidados para não violar eventuais regras do fórum, sem publicidade a marcas pois nenhuma me paga por tal e frisando bem > APENAS COMO EXEMPLO!

Marca: Mxxxxx
Modelo: 50FP403U1
Filtro de passagem de 1-canal de UHF
Este filtro permite a passagem de 1 canal em toda a banda UHF.
Normalmente temos o canal 56 em stock.
Outros canais sob pedido”
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Meu caro, se tudo já tivesse sido dito nao estariamos ainda aqui a debater ;) que nao é facil, nao é! mas vai-se fazendo o possível… afinal não é para isso que serve o forum?
Mas se estiver a ferir susceptibilidades por nao me calar perante um “o Sr Y ja disse tudo”, digam que eu vou pregar para outra freguesia...

Refiro-me a filtros monocanal, também conhecidos por Filtro Monocanal de paso (ES) ou Filtro passa canal (BR), etc
Com os devidos cuidados para não violar eventuais regras do fórum, sem publicidade a marcas pois nenhuma me paga por tal e frisando bem > APENAS COMO EXEMPLO!

Marca: Mxxxxx
Modelo: 50FP403U1
Filtro de passagem de 1-canal de UHF
Este filtro permite a passagem de 1 canal em toda a banda UHF.
Normalmente temos o canal 56 em stock.
Outros canais sob pedido”

Bom agora encontrei algo que tem a ver com o tema... se colocas esta designação (filtro monocanal) no Google então já temos algo que pode ajudar... filtros narrow-band é de outro "domínio".

Não tens que ir "pregar" para outra freguesia, todas as ajudas são bem vindas.
 

flybigsat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2006
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Quando lhe chamei esse palavrao (narrow band) quis dizer literalmente "banda estreita" por se tratar de um filtro para apenas um canal, talvez lhe devesse ter chamadao "Narrow-Band Pass Filter"...
E sinceramente nao pensei que alguem fosse goglar o dito :naodigas: nem sabia sequer que existia algo de outra esfera com a mesmo designaçao... estamos sempre a aprender!
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Quando lhe chamei esse palavrao (narrow band) quis dizer literalmente "banda estreita" por se tratar de um filtro para apenas um canal, talvez lhe devesse ter chamadao "Narrow-Band Pass Filter"...
E sinceramente nao pensei que alguem fosse goglar o dito :naodigas: nem sabia sequer que existia algo de outra esfera com a mesmo designaçao... estamos sempre a aprender!

É isso mesmo estamos sempre a aprender... e quanto mais aprendemos mais nos apercebemos da nossa infinita ignorância (eu sinto-me assim)....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O filtro monocanal não iria resolver nada neste caso e eu nunca o recomendaria para uma instalação deste tipo. A NOS Cabo só está a usar um canal em UHF (C51, digital), daí a minha estranheza pela interferência do canal modulado nos canais analógicos da NOS e vice-versa (o resto dos canais da NOS estão todos na Banda III e nas Bandas S baixa e média).
A questão aqui é que estando a banda de UHF toda "livre" não haveria qualquer razão para interferências, daí que seria preciso ver a imagem da interferência para se perceber o que é que a está a causar. Para um técnico, a sua visualização pode ser meio caminho andado para o diagnóstico.

DX2
 
Última edição:

flybigsat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2006
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
A que rede da NOS esta a referir-se?
Banda de UHF toda livre??
Quer com isso dizer que as portadoras analogicas estao todas em VHF?
Mesmo assim nao entendi a parte do "...nunca o recomendaria ..."
Porque que "...não iria resolver nada neste caso..."?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
NOS Cabo, como já referi várias vezes neste tópico. Todas as frequências analógicas e digitais, excepto a que referi, estão em Banda III e Banda S.

DX2
 

flybigsat

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 19, 2006
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Ja tinha percebido que era "NOS Cabo"... se nao fosse estariamos no topico errado...
Mas a qual das redes (zona) NOS? P. Ex. na rede de Lisboa, apenas um dos multiplexers nao esta em UHF (S20 - 296.5 MHz)... a nao ser que para si a banda de UHF nao tenha inicio nos 300 MHz conforme convencionado internacionalmente...
 

mcmicas

GF Bronze
Entrou
Out 9, 2013
Mensagens
70
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal

estou com um problema parecido....

instalei fibra Meo

tenho uma ATI

2 satelites que antes emitiam atraves de um modulador Digital um canal para toda a casa....

liguei na ATI com um misturador o sinal da fibra +o sinal do satelite,ficou ok....mas....

tenho 6 tvs...todas recebem menos 1 que esta num anexo na rua essa tv recebe o sinal,mas nao vejo ....

como resolvo a questao.....
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Esta questão não devia estar aqui (é só para assuntos relacionados com Cabo) mas pronto.

tenho 6 tvs...todas recebem menos 1 que esta num anexo na rua essa tv recebe o sinal,mas nao vejo ....

como resolvo a questao.....
Como assim? Sintoniza os canais mas não dá imagem?

DX2
 
Topo