• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Motor trifasico com variador de velocidade

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Olá a todos
Estou aqui com um projecto mecanico e estou com algumas duvidas. É assim:

Num motor trifasico de 1/3 de HP, 940 rpm necessito que em determinado situação ele dê cerca de 3000 RPM. Hora colocando um inverter configurado a 150 hz o motor vai dar aproximado a esse valor. A minha duvida é se não vai causar avarias no motor

Obrigado
 

Volvo850T5

GF Bronze
Entrou
Set 27, 2008
Mensagens
21
Gostos Recebidos
0
Boas

Em principio não é muito bom par ao motor pois é uma frequência muito acima daquela para que foi projectado, mas se for por curto períodos não haverá grande problema, senão o ideal é colocar um motor de 3000 rpm
 

Lacs

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 9, 2010
Mensagens
54
Gostos Recebidos
0
Boas

Claro que vai, principalmente a sua bobinagem que vai fritar com essa frequência , na sua maioria um motor dito normal poderá ir até 120% da sua rotação normal ou seja 60Hz sem qualquer problema, agora 300% da rotação ate os entalhes do rotor vão saltar
 
Topo