• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Esquentador ou termoacumulador

Malamanhado

GF Prata
Entrou
Out 27, 2006
Mensagens
383
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal.

Venho aqui pedir a vossa opinião/experiência.
É o seguinte tenho um esquentador já velhinho a gás butano já tem faltar do sensor dos gases e agora acho que o termopar também já era pois a chama piloto não "segura".
O que me recomendam um esquentador novo mais eficiente e economico?
Um termoacumulador elétrico?
Ou o arranjo do mesmo?

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Obrigado
 

Luisao27

GF Ouro
Entrou
Jun 7, 2017
Mensagens
1,572
Gostos Recebidos
0
Boa noite, uma vez que até ao momento ninguém se pronunciou sobre o assunto, vou deixar aqui a minha opinião, se houver meia duzia de pessoas para tomar banho o esquentador é mais eficiente porque ninguém necessita de esperar que a água aqueça, por outro lado o esquentador apenas consome quando está a ser utilizado, já o mesmo não se passa com o termoacumulador, esquentador com termopar avariado representa uma reparação simples e barata que em nada justifica a substituição do equipamento, caso seja um esquentador de qualidade é de reparar pois dura mais uns anos.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Malamanhado não sei onde vais instalar o esquentador e, consequentemente, as condições de exaustão. Se estas não forem as melhores (as exigidas), um esquentador atmosférico pode estar sempre a se desligar. Se vais escolher esquentador compra um ventilado. Necessitarás de uma tomada para o ligar. Normalmente os esquentadores estão "perto" do fogão, este tem um exaustor, é só fazer uma "puxada", isto se não existir.

A diferença entre o esquentador atmosférico e o ventilado é que este último possui uma ventoinha que força a extracção dos gases de combustão para a conduta de exaustão (empurra-os). O "piloto" é, também, alimentado através da ligação a essa tomada. O único inconveniente é que não existindo corrente não funcionam.

Outra situação prende-se com o tipo de gás a utilizar. Penso que actualmente funcionam com os dois tipos (butano e propano). O propano é o que eu uso pois o esquentador consome o todo o gás existente na garrafa o que já não acontece com o butano. Então em dias de muito frio e se a garrafa se encontra no exterior, ainda mais fica nesta.

Estes equipamentos evoluíram muito e estão sempre a aparecer modelos mais "completos".... há muito tempo que não lido com isto mas a "base" é a mesma.
 
Topo