• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mais escândalos! Depois dos "Dieselgate"… o "Açogate"!

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Mais escândalos! Depois dos "Dieselgate" e "Airbagate"… o "Açogate"!

a.jpga.jpgb.jpgc.jpgd.jpge.jpgf.jpgg.jpgh.jpgi.jpgj.jpgl.jpg

Como se não houvesse já escândalos suficientes em torno da indústria automóvel, no Japão acaba de rebentar um novo e de proporções verdadeiramente gigantescas que não se sabe onde poderá terminar, podendo colocar em causa várias indústrias daquele país, nomeadamente a automóvel! A Kobe Steel, gigante nipónico do aço, reconheceu que tem fornecido produtos adulterados e de características técnicas falsificadas ao longo dos últimos dez anos!

Depois do "Dieselgate" que fez estremecer o poderoso Grupo VW e do caso dos "airbags" defeituosos da Takata que fornecia inúmeras marcas e que acabou mesmo por levar a gigantesca companhia japonesa à falência, aparece agora esta história incrível da siderurgia japonesa fornecedora não só de praticamente todas as marcas de automóveis nipónicos, mas também da indústria de defesa local e de muitos outros sectores, num total de 200 empresas…

Foram vários os quadros da companhia que reconheceram que era prática corrente, há cerca de uma década, a falsificação dos formulários com as características dos produtos de ferro, alumínio e cobre, colocando dados sobre resistência ou flexibilidade do material, entre outros, que não correspondiam à realidade. Mas que eram os necessários para esses materiais serem homologados e satisfazerem as necessidades dos clientes finais…

Entre esses clientes estão a Toyota, Nissan, Honda, Mitsubishi, Mazda e Subaru! Enquanto as acções da Kobe Steel caíam a pique (21% ontem e mais de 20% hoje), o governo pressionou a empresa a apurar as consequências da sua fraude, até porque está muito equipamento da Defesa em causa… Mas também do lado dos construtores automóveis terá de haver um aprofundado estudo para ver até que ponto os materiais provenientes da Kobe steel podem colocar em causa os níveis de segurança exigidos até pelas próprias marcas.

Agora, imagine-se que são descobertas fraquezas importantes e comprometedoras nos aços fornecidos pela Kobe Steel aos construtores nipónicos – e aqui calcula-se que estejamos a falar apenas dos carros construídos nas fábricas japonesas –, as consequências que isso teria… Implicaria chamar todos os automóveis construídos no Japão e substituí-los, pois não se pode reparar todas uma estrutura se o aço usado na sua construção tiver sido falsificado! E isso teria custos gigantescos, quase incalculáveis… Quando pensamos que já assistimos ao maior escândalo possível, há sempre uma surpresa ao virar da esquina!

Fonte
 
Última edição:

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Enfim, a ganância não olha a meios.... digam-me lá, sff, neste tipo de situações a pena de morte não era de aplicar?
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Enfim, a ganância não olha a meios.... digam-me lá, sff, neste tipo de situações a pena de morte não era de aplicar?

Pena de morte não estou muito de acordo (por uma questão de princípio) mas, quantas vidas este tipo de fraude pode retirar por via de acidentes inexplicáveis à luz da resistência e segurança dos materiais falsificados? Veículos automóveis ou outros, estruturas habitacionais, sei lá onde isto pode chegar...

Mundo cão onde vivemos em que para atingir metas não se olham a meios...

Cumps

Feraida
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Não estás "muito de acordo"... significa que existe alguma possibilidade? Esta "possibilidade" existiria se, conforme o descreves e bem, esta fraude poder vir a tirar a vida de alguém próximo de ti?

Pois todos temos alguém próximo de nós... se estes tipos se permitem, conscientemente, a "brincar" com a vida de alguém está na hora de, no futuro, pensarem muito bem antes de tal acção! Parece-me que só é possível activar esta forma de pensar aplicando a pena de morte.

"Para grandes males, grandes remédios"
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Por uma questão ligada à profissão que abracei e a qual exerci durante muitos anos até à reforma(Enfermeiro) aprendi a defender a vida acima de todas as coisas.

Assim, como posso defender a pena de morte se lutei toda a minha vida a defender e, a promover, a vida?

Aceito que possa haver quem tenha outra opinião e é respeitável tal como a minha.

Questões complicadas que a ética nos coloca...

Entendo que há outras formas de "punir severamente" este tipo de indivíduos sem ser a pena de morte e, sem ser como em Portugal, em que se dão prémios aos corruptos e corruptores!!!!

Por exemplo:

1 - O tratamento diferenciado aplicado à VW (Dieselgate) nos EUA e na Europa. Lá pagaram milhões e, na Europa????

2 - O tratamento aplicado aos alemães e aos portugueses no caso dos submarinos; Lá houve presos, por cá ministros....

Cumps

Feraida
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não se pode ler as notícias na "diagonal" e mais ainda quando têm origem no CM. Todos sabemos como eles gostam de "embelezar" o texto de maneira sensacionalista.

O que foi falsificado foram os dados das características dos materiais para irem ao encontro dos elevados requerimentos das homologações, não os materiais em si. Isto não quer dizer que os materiais fornecidos pela Kobe Steel estejam a pôr em causa a segurança dos veículos onde foram utilizados. Caso os materiais tivessem sido falsificados, já há muito que a investigação a vários acidentes ou incidentes involvendo veículos de qualquer das empresas "afectadas" teria posto a nú esta situação.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Por uma questão ligada à profissão que abracei e a qual exerci durante muitos anos até à reforma(Enfermeiro) aprendi a defender a vida acima de todas as coisas.

Assim, como posso defender a pena de morte se lutei toda a minha vida a defender e, a promover, a vida?

Aceito que possa haver quem tenha outra opinião e é respeitável tal como a minha.

Questões complicadas que a ética nos coloca...

Entendo que há outras formas de "punir severamente" este tipo de indivíduos sem ser a pena de morte e, sem ser como em Portugal, em que se dão prémios aos corruptos e corruptores!!!!

Por exemplo:

1 - O tratamento diferenciado aplicado à VW (Dieselgate) nos EUA e na Europa. Lá pagaram milhões e, na Europa????

2 - O tratamento aplicado aos alemães e aos portugueses no caso dos submarinos; Lá houve presos, por cá ministros....

Cumps

Feraida

Eu entendo a tua "posição"... com certeza que, também, entenderás que a morte pode ser um direito (isto nada a tem relacionado com este tema).

Para mim, quando de forma deliberada, alguém tem este tipo de atitude que, eventualmente, poderá causar acidentes que levem a perda de vida humanas, então tem que pagar o preço mais elevado... curiosamente neste país, o Japão, o Harakiri remonta ao século 12 e ainda acontece (raramente).

Não se pode ler as notícias na "diagonal" e mais ainda quando têm origem no CM. Todos sabemos como eles gostam de "embelezar" o texto de maneira sensacionalista.

O que foi falsificado foram os dados das características dos materiais para irem ao encontro dos elevados requerimentos das homologações, não os materiais em si. Isto não quer dizer que os materiais fornecidos pela Kobe Steel estejam a pôr em causa a segurança dos veículos onde foram utilizados. Caso os materiais tivessem sido falsificados, já há muito que a investigação a vários acidentes ou incidentes involvendo veículos de qualquer das empresas "afectadas" teria posto a nú esta situação.

DX2

Sim o CM tem uma forma peculiar de colocar as notícias ou pelo menos algumas... que o diga o José Sócrates!:naodigas:

Mas não anda muito longe da real situação. Deixo aqui a notícia trazida pela BBC (tradução a cargo do Google Tradutor):

O Japão Kobe Steel aumentou o número de empresas que diz ter sido afetada por seu escândalo de fabricação de dados de 200 a 500.

Ele também disse ter encontrado "ações inadequadas" relacionadas a mais nove produtos, incluindo a falsificação de dados.

No início desta semana, a Kobe admitiu a falsificação de dados de qualidade em alguns de seus produtos por até uma década.

A notícia eliminou cerca de US $ 1.8 bilhões no valor de mercado da Kobe Steel nesta semana.

Mais de 30 clientes não-japoneses, incluindo Daimler e Airbus, foram afetados pela fabricação de dados da empresa, informou o jornal japonês Nikkei na sexta-feira.

A Airbus disse que não comprou produtos diretamente da Kobe Steel, mas que estava investigando sua cadeia de suprimentos.

"Até agora, não identificamos fornecedores que adquiram materiais da Kobe Steel para peças instaladas em nossa aeronave", disse um porta-voz.
Escândalo de escuridão

Uma investigação interna na Kobe Steel encontrou 70 casos de adulteração de dados em sua unidade de pesquisa Kobelco.

Fabricante como a General Motors, a Boeing e a Toyota estão investigando se eles usaram algum dos materiais sub-padrão da terceira maior fabricante de aço do Japão.

A Boeing usou produtos da Kobe Steel que incluem aqueles falsamente certificados pela empresa japonesa, informou a Reuters.

O maior fabricante mundial de jatos de passageiros não considera isso como uma questão de segurança, mas a revelação pode aumentar os custos de compensação para a empresa japonesa, disse a agência de notícias.

A Central Japan Railway disse que algumas peças da Kobe Steel para seus trens de bala não atendiam aos padrões industriais japoneses, mas não havia problemas de segurança.

Hitachi disse que seus novos trens na Grã-Bretanha usaram a Kobe Steel, mas todos passaram por testes rigorosos.

Mazda e Honda disseram que usaram o alumínio Kobe em alguns bonés de carro.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Não se pode ler as notícias na "diagonal" e mais ainda quando têm origem no CM. Todos sabemos como eles gostam de "embelezar" o texto de maneira sensacionalista.

O que foi falsificado foram os dados das características dos materiais para irem ao encontro dos elevados requerimentos das homologações, não os materiais em si. Isto não quer dizer que os materiais fornecidos pela Kobe Steel estejam a pôr em causa a segurança dos veículos onde foram utilizados. Caso os materiais tivessem sido falsificados, já há muito que a investigação a vários acidentes ou incidentes involvendo veículos de qualquer das empresas "afectadas" teria posto a nú esta situação.

DX2

Parece-me que se não leu na diagonal, escreveu...

Se não vejamos:
- O que foi falsificado foram os dados das características dos materiais para obedecerem aos requesitos das homologações...

Se as características técnicas foram falsificadas logo, os materiais que não obedecem às especificações para os quais foram produzidos, foram falsificados (se lhe quer chamar outra coisa tudo bem mas, para mim, é falsificação).

Acho que é assim que se deve ler a notícia.

Cumps

Feraida
 
Topo