• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Nova instalação de antenas sat + TDT em 7 zonas

ibonde

GF Bronze
Entrou
Jun 22, 2012
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Boas pessoal,

Decidi subir ao telhado e trocar a antena da M€0 por uma de 1,20m (na zona onde estou, quando chegam as nuvens começo a ficar com falta de sinal) e realmente agora já não tenho "travagens/ghosting" na imagem.

De momento a configuração que tenho em casa é a seguinte:
- Tenho o cabo do parabólica + cabo da antena a irem para um misturador TV-SAT
- Do misturador sai um cabo para um repartidor com 5 saídas (não é um multiswitch, é mesmo só repartidor)
- 3 das saídas vão dar a uma tomada final TV/SAT
- 2 das saídas vão dar a uma tomada TV/SAT que fazem passagem para mais 2 divisões

Problema: Obviamente que se tiver 2 (ou mais) receptores ligados e estiverem a trabalhar em polarizações diferentes dá asneira e mesmo quando estão em polarizações iguais, nem sempre estavam a 100% (ainda não experimentei com esta antena). O sinal TDT dá bem em toda a casa.

Qual a melhor resolução para resolver isto? Só quero mesmo apanhar o Hispasat 30W e o meu LNB só tem uma saída. Toda a cablagem até ao repartidor de 5 saídas está facilmente acessível, só depois do repartidor é que entra cada cabo para seu tubo.

A imagem seguinte ilustra mais ou menos a instalação:
insta.png
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Pelo que percebi, tens sete tomadas... em todas tens um receptor de satélite? Que receptores tens? Uma antena 1.20mt para Hispa.... bom mais vale a mais que a menos!:espi28:
 

ibonde

GF Bronze
Entrou
Jun 22, 2012
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
Tenho o oficial, 2 vu+, uma izibox e uma dm800hd. A antena foi mesmo para não haver dúvidas... :Hee:

Eu com um quad LNB ligado multiswitch 5/8 não resolvia o assunto? (caso faça chegar 1 fio independente a cada divisão/remova as 2 tomadas de passagem)
 

luispinto99

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Ago 30, 2017
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boas
Penso que so com um lnb octo consegues colocar as cinco a rolar.
Tens de ter um repartidor na linha tv e depois 5 switch tv/sat.
E depois um fio indeoendrnte a cada tomada.
Abraço
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
Tenho o oficial, 2 vu+, uma izibox e uma dm800hd. A antena foi mesmo para não haver dúvidas... :Hee:

Eu com um quad LNB ligado multiswitch 5/8 não resolvia o assunto? (caso faça chegar 1 fio independente a cada divisão/remova as 2 tomadas de passagem)
Sim, a meu ver, é mesmo isso q precisas e fica tudo resolvido, é assim que tenho em casa... LNB quad, Multiswitch e posso ligar 1 receptor onde quiser e cada um independente....
 

ibonde

GF Bronze
Entrou
Jun 22, 2012
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
LS29, recomendas alguma marca em particular para o multiswitch? Cumprimentos
 

LS29

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2013
Mensagens
2,018
Gostos Recebidos
2
LS29, recomendas alguma marca em particular para o multiswitch? Cumprimentos
Na altura foi tudo feito de novo e foi tudo Televes, mas à material para todos os gostos e carteiras...
Não te quero influenciar, o material mais barato nem sempre é mau!!
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Sim, a meu ver, é mesmo isso q precisas e fica tudo resolvido, é assim que tenho em casa... LNB quad, Multiswitch e posso ligar 1 receptor onde quiser e cada um independente....

LS29 não será um LNB quattro em vez de quad? O Multiswicht trabalha com polarazições independentes, V e H vindas do LNB capaz de trabalhar com isto... também não tenho bem a certeza. Uma opinião do DX2 é bem vinda.

Os preços variam, existe um Multiswicht marca König, capaz de suportar quatro receptores, que não chega aos € 30 (faltará os portes), quanto ao LNB será melhor esperar por mais informação.

Outra situação será com a possível, ou não, compatibilidade das tomadas terminais com o que esteja instalado a montante.

A ideia que tenho é esta:

9d7COtm.png
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Uma antena 1.20mt para Hispa.... bom mais vale a mais que a menos!:espi28:
Da maneira como ele tem a distribuição feita, e ainda por cima com tomadas SAT de passagem, mesmo assim deve ser à pele.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
LS29 não será um LNB quattro em vez de quad? O Multiswicht trabalha com polarazições independentes, V e H vindas do LNB capaz de trabalhar com isto... também não tenho bem a certeza. Uma opinião do DX2 é bem vinda.
Tem de ser um Quattro, sim.


Outra situação será com a possível, ou não, compatibilidade das tomadas terminais com o que esteja instalado a montante.
Não há qualquer incompatibilidade das tomadas TV/SAT actuais com um sistema de multiswitch, e se forem só TV/SAT (sem ficha tipo F) melhor ainda.

DX2
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Decidi subir ao telhado e trocar a antena da M€0 por uma de 1,20m (na zona onde estou, quando chegam as nuvens começo a ficar com falta de sinal) e realmente agora já não tenho "travagens/ghosting" na imagem.
O teu "problema" com a antena nada tinha a ver com o seu tamanho, com a zona onde moras ou com as nuvens, mas sim com as enormes perdas de sinal de satélite e inserção de ruído inerentes a uma distribuição como a tua. Eu tenho vários prédios com distribuição de sinal de satélite colectivo, com multiswitches 5/12 e 5/16 e antenas de 60cm, e até hoje ninguém ficou sem sinal só porque o céu ficou nublado. A solução do multiswitch é a melhor para ti: acabas com as perdas de sinal e, acima de tudo, com a circulação da voltagem de alimentação do LNB que os receptores mandam para a rede toda e que também faz aumentar o ruído no sinal. Por isso, se optares pelo multiswitch, não te esqueças de desligar a alimentação do LNB nos receptores em que isso seja possível.

DX2
 

ibonde

GF Bronze
Entrou
Jun 22, 2012
Mensagens
11
Gostos Recebidos
0
DX2 impecável, obrigado pelo esclarecimento. Então em relação a marca para o multiswitch e lnb, que é que aconselhas? É mesmo isso que vou optar!

EDIT: DX2, uma última questão: e terei sempre de passar um fio independente para cada tomada, ou posso deixar como está (com passagens)?

abc
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Então em relação a marca para o multiswitch e lnb, que é que aconselhas?
Não me parece que haja maus multiswitches ou maus LNB's, por isso não vou aconselhar nenhum em particular.

EDIT: DX2, uma última questão: e terei sempre de passar um fio independente para cada tomada, ou posso deixar como está (com passagens)?
Pode ficar como está. As tomadas de passagem irão criar alguma atenuação na mesma mas os multiswitches geralmente amplificam um pouco o sinal de satélite para compensar as perdas de saída.

DX2
 

rfsduarte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 6, 2015
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Boa tarde.
Com este sistema é possivel ter mais que uma box SAT a funcionar em simultâneo?? E TDT em mais que uma TV em simultâneo?

Obrigado

Retirado de um manual da TELEVES

TV CASA.png
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boa tarde.
Com este sistema é possivel ter mais que uma box SAT a funcionar em simultâneo?? E TDT em mais que uma TV em simultâneo?

Obrigado

Retirado de um manual da TELEVES

Ver anexo 154373
TDT sim, receptores de satélite, se for para o Hispasat, também. Só não dará se também quiseres captar as frequências V e H da banda baixa, mas se é para o que estou a pensar, pouco interessarão.

DX2
 

rfsduarte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 6, 2015
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
TDT sim, receptores de satélite, se for para o Hispasat, também. Só não dará se também quiseres captar as frequências V e H da banda baixa, mas se é para o que estou a pensar, pouco interessarão.

DX2

Boa tarde.

Sim, é só hispasat. Em que situação iria captar frequências V e H da banda baixa!?

Obrigado
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Boa tarde.

Sim, é só hispasat. Em que situação iria captar frequências V e H da banda baixa!?

Obrigado
Para captar todas as polaridades e bandas independentemente em cada receptor seria preciso uma de duas coisas: um LNB universal com mais saídas e um combinador Sat/Terrestre para cada receptor (neste caso o LNB já não seria ligado ao amplificador como está no esquema da Televés mas sim aos combinadores depois da fonte de alimentação) ou um LNB Quattro e um multiswitch com saídas suficiente para a quantidade de tomadas existentes.

DX2
 

rfsduarte

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 6, 2015
Mensagens
13
Gostos Recebidos
0
Para captar todas as polaridades e bandas independentemente em cada receptor seria preciso uma de duas coisas: um LNB universal com mais saídas e um combinador Sat/Terrestre para cada receptor (neste caso o LNB já não seria ligado ao amplificador como está no esquema da Televés mas sim aos combinadores depois da fonte de alimentação) ou um LNB Quattro e um multiswitch com saídas suficiente para a quantidade de tomadas existentes.

DX2

Obrigado. Estou mesmo esclarecido. Agora, sim, posso pesquisar preços. E escolher o que melhor eu achar!!!
 
Topo