• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

LNB Unicable SR

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Isto já por andou, mas é necessária mais informação agora que a última geração de receptores DM e Vu+ trazem o novo sintonizador FBC trabalhando no DVB-S2X.

Para se poder obter todo o rendimento deste sintonizador é necessário um LNB Unicable SR, e isto não é barato.

A minha antena orientada para o Hispa possui um LNB Quad que alimenta 4 receptores. Todas as boxes (Vu+) E2 suportam Unicable. Se eu vou adquirir um equipamento com o sintonizador FBC e ligar a esta antena, o que preciso para continuar a servir as outras três sem este sintonizador?

Por outro lado tenho Hot e Astra aqui, também, será necessário LNB Unicable... os Diseq que possuo suportam este tipo de LNB?

Fiquei com um "bichinho" em relação à Uno 4K SE.... mas já estou a ver que a instalação vai ter que ser mexida e não é barato.

DX2 se puderes, sff, dá aqui uma ajuda.
 
Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Em relação ao LNB Unicable, não há muito mais a dizer do que o que já foi dito no tópico que referiste. A única diferença entre este LNB e o que tens é a possibilidade de distribuir o sinal de uma única saída com um único cabo para vários receptores, nada tem a ver com a recepção do DVB-S2X. Para além disso não há nada (ou praticamente nada) a ser emitido nessa modulação nos satélites que tens.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
A futura Uno 4K SE, só com um sintonizador, poderá trabalhar com mais que um canal usando este tipo de LNB. A minha questão é como ligar mais que um receptor a este LNB.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A minha questão é como ligar mais que um receptor a este LNB.
Então, segundo as instruções de instalação, basta ligar a saída Unicable do LNB a um splitter com um número suficiente de saídas para o número de receptores a utilizar. Parece-me simples.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Então, segundo as instruções de instalação, basta ligar a saída Unicable do LNB a um splitter com um número suficiente de saídas para o número de receptores a utilizar. Parece-me simples.

DX2

Tendo então três LNBs SNR (multi satélites) o Diseq será ligado a cada saída do splitter?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Tendo então três LNBs SNR (multi satélites) o Diseq será ligado a cada saída do splitter?
Não sei se o sistema Unicable é compatível com o protocolo DiSEqC, ele foi desenhado apenas para simplificar a distribuição de sinal dum único LNB para vários receptores, eliminando a necessidade de ter cabos individuais desde o LNB até eles. Os firmwares dos receptores geralmente também não permitem a utilização em simultâneo dos dois sistemas.
Num sistema multi-satélite é melhor ter LNB's convencionais com múltiplas saídas e comutadores, porque consegues ter vários satélites num único cabo para cada receptor. Ou seja, o inverso daquilo que o Unicable faz.

DX2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Ok DX2, obrigado. Quando escreves "eliminando a necessidade de ter cabos individuais desde o LNB até eles" subentende-se que se passará a ter individuais para cada receptor a partir do splitter, certo? Então este será colocado algures entre o LNB Unicable e os receptores a que se pretende ligar...

Vou tentar aprofundar saber da compatibilidade ou não do DiSEqC neste sistema, quer a nível da infraestrutura quer de receptores.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Ok DX2, obrigado. Quando escreves "eliminando a necessidade de ter cabos individuais desde o LNB até eles" subentende-se que se passará a ter individuais para cada receptor a partir do splitter, certo? Então este será colocado algures entre o LNB Unicable e os receptores a que se pretende ligar...
Correcto, torna-se mais fácil trazer só um cabo até um ponto mais próximo dos receptores do que 4, 8 ou mais cabos, mas sempre tendo em conta que é apenas 1 LNB/1 satélite para vários receptores.


Vou tentar aprofundar saber da compatibilidade ou não do DiSEqC neste sistema, quer a nível da infraestrutura quer de receptores.
Eu penso que não é compatível e a razão é simples: se vais ligar 3 LNB's Unicable a um único comutador, só terás 1 cabo a vir para vários receptores. Como é que depois vais repartir os sinais para eles? Não pode ser com um splitter porque senão os comandos DiSEqC dos vários receptores misturam-se todos e não consegues comutar nada. Não podes ter um receptor a pedir o sinal da porta A e outro a pedir o sinal da porta B por que o comutador não pode abrir duas portas ao mesmo tempo.

DX2
 
Topo