• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Diseqc para 5 sats

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, tenho 5 satélites: Hispasat 30W, Eutelsat 5W, Eutelsat 9E, Eutelsat 13E e Astra 19E, atualmente tenho num Diseqc 8/1 que comprei no ebay, a cena é que ao mudar de satélites às vezes corta o sinal e tenho de desligar a box durante uns 10 segundos e depois já está a dar. Na dreambox, consigo ver em todos os satélites ainda que haja algumas "interferências", mas por exemplo num recetor da Fransat ou na televisão com sintonizador de satélite só consigo ver no Astra, que está na posição 1.
Há alguma forma de poder configurar os 5 satélites num Diseqc 4/1, de forma a poder utilizar quer na dreambox quer diretamente na tv? Ou num Diseqc 5/1, nem que na tv tenha de esquecer o que está na 5ª posição?
Cumps.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, tenho 5 satélites: Hispasat 30W, Eutelsat 5W, Eutelsat 9E, Eutelsat 13E e Astra 19E, atualmente tenho num Diseqc 8/1 que comprei no ebay, a cena é que ao mudar de satélites às vezes corta o sinal e tenho de desligar a box durante uns 10 segundos e depois já está a dar. Na dreambox, consigo ver em todos os satélites ainda que haja algumas "interferências", mas por exemplo num recetor da Fransat ou na televisão com sintonizador de satélite só consigo ver no Astra, que está na posição 1.
Há alguma forma de poder configurar os 5 satélites num Diseqc 4/1, de forma a poder utilizar quer na dreambox quer diretamente na tv? Ou num Diseqc 5/1, nem que na tv tenha de esquecer o que está na 5ª posição?
Cumps.
Qual é a outra box?
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Uso uma dreambox 7020hd v2 e um aston xena hd twin Fransat e a tv lg com dvb-s2
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Uso uma dreambox 7020hd v2 e um aston xena hd twin Fransat e a tv lg com dvb-s2
Também tenho um LG com DVB-S2 mas nunca fiz uso desse sintonizador... agora fico uma dúvida: podem se ter mais que quatro portas diseq por sintonizador?
 

Silva51

GF Platina
Entrou
Fev 11, 2010
Mensagens
2,928
Gostos Recebidos
50
o diseck 8+1 só dá para uma box - não pode ter as duas box s ligadas ao mesmo diseck
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
o diseck 8+1 só dá para uma box - não pode ter as duas box s ligadas ao mesmo diseck

E nao estão ligadas ao mesmo diseqc, mas a box da Fransat e a tv quando ligadas ao diseqc, uma de cada vez, so tem o Astra a dar que está na posição 1. Pelo que pretendia uma solução que desse para ambas as situações com os 5 sats.
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Boa tarde, tenho 5 satélites: Hispasat 30W, Eutelsat 5W, Eutelsat 9E, Eutelsat 13E e Astra 19E, atualmente tenho num Diseqc 8/1 que comprei no ebay, a cena é que ao mudar de satélites às vezes corta o sinal e tenho de desligar a box durante uns 10 segundos e depois já está a dar. Na dreambox, consigo ver em todos os satélites ainda que haja algumas "interferências", mas por exemplo num recetor da Fransat ou na televisão com sintonizador de satélite só consigo ver no Astra, que está na posição 1.
Há alguma forma de poder configurar os 5 satélites num Diseqc 4/1, de forma a poder utilizar quer na dreambox quer diretamente na tv? Ou num Diseqc 5/1, nem que na tv tenha de esquecer o que está na 5ª posição?
Cumps.

Boas.

Para poder ver os canais de sat. em duas box precisa de Lnb´s Twin ou com mais do que uma saída (duas, Quatro, etc) sendo que a cada saída corresponderá uma box. Aí pode ver os canais que quiser ou, conseguir captar.

Com Lnb simples só pode ver em mais do que uma box se estiver a ver canais do mesmo transponder(verticais ou horizontais).

O Diseqc qualquer que ele seja, tem de ter "pass through em todas as entradas/saídas caso contrário não funciona.

Espero ter ajudado.

Cumps

Feraida
 
Última edição:

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Boas.

Para poder ver os canais de sat. em duas box precisa de Lnb´s Twin ou com mais do que uma saída (duas, Quatro, etc) sendo que a cada saída corresponderá uma box. Aí pode ver os canais que quiser ou, conseguir captar.

Com Lnb simples só pode ver em mais do que uma box se estiver a ver canais do mesmo transponder(verticais ou horizontais).

O Diseqc qualquer que ele seja, tem de ter "pass through em todas as entradas/saídas caso contrário não funciona.

Espero ter ajudado.

Cumps

Feraida

Eu sei, mas o diseqc 8/1 que tenho agora, nao funciona la muito bem, e pretendia colocar antes um diseqc 4/1 ou 5/1, assim na mesma divisão tanto posso usar na box como na tv diretamente, ainda que so possa usar um de cada vez.
A minha duvida é como posso colocar 5 sats de forma a dar numa tv que apenas suporta ate ao diseqc (A a D).
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Pois a questão é essa... quatro portas no receptor. A tv só suporta quatro e os receptores? Aqui nas Vu+ só suportas quatro... acho que tem que ser feito com dois diseqcs... não sei.
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Na dreambox com o modo avançado consegues configurar até 64 LNBs. No caso de usar dois diseqcs depois como procederia para configurar?
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Eu sei, mas o diseqc 8/1 que tenho agora, nao funciona la muito bem, e pretendia colocar antes um diseqc 4/1 ou 5/1, assim na mesma divisão tanto posso usar na box como na tv diretamente, ainda que so possa usar um de cada vez.
A minha duvida é como posso colocar 5 sats de forma a dar numa tv que apenas suporta ate ao diseqc (A a D).

Pode colocar qualquer diseqc 5x1, 8x1 ou outro desde que na box, ou TV, consiga configurar correctamente. Normalmente essas configurações são fáceis de fazer desde que conheça bem o seu receptor.

Para mais de 4 satélites e para várias box costuma fazer-se instalação em cascata.

Aqui pode estudar o problema mais facilmente, ou não. Espero não estar a infringir nenhuma regra do Fórum.

Cumps

Feraida
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
Mais imagens de montagens: b.jpg c.jpgcascata3.jpgdiseq4x2.JPG

Cumps

Feraida
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Penso que será o exemplo da imagem mais à direita... cr373 talvez numa loja física ou mesmo online eles te possam aconselhar que material necessitas....
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
O problema é que a televisão é apenas compatível com Diseqc 1.0, pois com um Diseqc 1.1 8/1 nem as 4 primeiras portas consegue detetar, dando só a 1ª.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
O problema é que a televisão é apenas compatível com Diseqc 1.0, pois com um Diseqc 1.1 8/1 nem as 4 primeiras portas consegue detetar, dando só a 1ª.

Na 3ª imagem fazem referência a 1.0... possivelmente e para não andares sempre a desligar e ligar cabos, LNB quad e Diseqc compatível com os respectivos aparelhos... o problemas é que são muitos cabos...
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Na 3ª imagem fazem referência a 1.0... possivelmente e para não andares sempre a desligar e ligar cabos, LNB quad e Diseqc compatível com os respectivos aparelhos... o problemas é que são muitos cabos...

Assim se usa-se o Diseqc 1.0 a "receber" o Diseqc 1.1, na dreambox dava perfeitamente os 5 satélites, e na tv como no Diseqc 1.1 só consegue receber a 1ª porta, daria sempre para ter 4 satélites, talvez seja a melhor forma, colocava o Hispasat na 2ª porta do Diseqc 1.1 e os outros na 1ª porta do 1.1 e no Diseqc 1.0, uma vez que o Hispasat é o que tem menos canais em aberto.

Para isso precisaria de um Diseqc 1.0 4/1 (onde ligava o Eutelsat 5W, 9E e 13E e o outro diseqc) e um Diseqc 1.1 2/1 (Astra 19.2E e Hispasat 30W), se alguém pudesse indicar onde posso comprar a bom preço/qualidade na net ou em lojas físicas do distrito de Viseu ou Coimbra, agradecia.
Cumps.
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Assim se usa-se o Diseqc 1.0 a "receber" o Diseqc 1.1, na dreambox dava perfeitamente os 5 satélites, e na tv como no Diseqc 1.1 só consegue receber a 1ª porta, daria sempre para ter 4 satélites, talvez seja a melhor forma, colocava o Hispasat na 2ª porta do Diseqc 1.1 e os outros na 1ª porta do 1.1 e no Diseqc 1.0, uma vez que o Hispasat é o que tem menos canais em aberto.

Para isso precisaria de um Diseqc 1.0 4/1 (onde ligava o Eutelsat 5W, 9E e 13E e o outro diseqc) e um Diseqc 1.1 2/1 (Astra 19.2E e Hispasat 30W), se alguém pudesse indicar onde posso comprar a bom preço/qualidade na net ou em lojas físicas do distrito de Viseu ou Coimbra, agradecia.
Cumps.

As lojas "na net" tem que ser nesses dois distritos?
 

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Mensagens
4,161
Gostos Recebidos
2
O problema é que a televisão é apenas compatível com Diseqc 1.0, pois com um Diseqc 1.1 8/1 nem as 4 primeiras portas consegue detetar, dando só a 1ª.

Pois isso é mais complicado. Mas parece haver diseqcs compatíveis com a TV (1.0 e 2.0 parecem ser compatíveis).

Compatibilidade dos diferentes diseqcs:

Abaixo tabela de compatibilidade entre protocolos de receptores e comutadores. (Retirada do site Wikipedia)

Chave 1.0 Chave 1.1 Motor 1.2 Chave 2.0 Chave 2.1 Motor 2.2
Receptor 1.0 Sim Não Não Sim Não Não
Receptor 1.1 Sim Sim Não Sim Sim Não
Receptor 1.2 Sim Sim Sim Sim Sim Sim
Receptor 2.0 Sim Não Não Sim Não Não
Receptor 2.1 Sim Sim Não Sim Sim Não
Receptor 2.2 Sim Sim Sim Sim Sim Sim

Conforme a compatibilidade do receptor, pode-se criar combinações ( “cascata” ) com as chaves Switch 0/12V + Tom 22 kHz + DiSEqC 4×1 + DiSEqC 8×1.

Retirado de outro site:

As variações da chave Diseqc são:

Uma série de variações de DiSEqC existem:

• DiSEqC 1.0 , que permite alternar entre até 4 fontes de satélite

• DiSEqC 1.1, que permite alternar entre até 16 fontes

• DiSEqC 1.2 , que permite alternar entre até 16 fontes e controlar um motor de eixo para a antena parabólica

• DiSEqC 2.0 , que adiciona comunicação bi -direcional para DiSEqC 1.0

• DiSEqC 2.1 , que adiciona comunicação bi -direcional para DiSEqC 1.1

• DiSEqC 2.2 , que adiciona comunicação bi -direcional para DiSEqC 1.2

As quatro primeiras variações foram padronizados em fevereiro de 1998, antes do uso geral da televisão digital por satélite .

As versões posteriores são compatíveis com as revisões mais antigas, mas as revisões mais antigas não são completamente compatíveis com os padrões mais novos, e em que esta informação é importante?

Se você tem um receptor de satélite que só é compatível com Diseqc 1.0, não adianta comprar uma chave Diseqc com padrão 1.1 que não vai funcionar nele.

Mas se você tem um receptor de satélite compatível com Diseqc 1.1 ele vai funcionar com chaves Diseqc 1.0 e 1.1.

Abaixo colocamos uma tabela com a compatibilidade entre os padrões aceitos pelos receptores de satélite e as chaves Diseqc.

a.jpg

Cumps

Feraida
 
Última edição:
Topo