• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Vai comprar carro novo? Sistema ‘eCall’ obrigatório em março

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Está a pensar comprar um carro novo? Se sim, então fique a saber que a partir de 31 de Março todos os veículos novos, vendidos a partir dessa data, têm de vir obrigatoriamente equipados com o eCall – sistema pan-europeu de chamadas de emergência.


Apesar desta decisão já ter sido aprovada em 2013 pela União Europeia, só este ano é que entrará em vigor.


eCall2-720x405.jpg





O que é o sistema de emergência eCall?





O eCall é o sistema pan-europeu de chamadas de emergência. O sistema eCall irá contribuir para a redução do número de vítimas e feridos nas estradas portuguesas. Sempre que seja detetado um acidente, odispositivo eCall, instalado nos veículos efetua uma chamada de emergência que é encaminhada para o Public Safety Answering Point (PSAP) mais adequado, de acordo com os dados recebidos (nomeadamente a localização precisa do veículo).


A chamada para o 112 pode ser desencadeada de forma automática, em caso de acidente grave, graças aos sensores instalados nos veículos, ou manualmente, pelos ocupantes.


eCall-1.jpg



O sistema ‘eCall’ tem que estar obrigatoriamente instalado em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia a partir de 31 de março de 2018. Em Portugal os centros operacionais nacionais do 112 já estão prontos desde novembro do ano passado para receber chamadas ‘eCall’.


Este sistema já está em total funcionamento na Holanda, Eslovénia, Suécia e Finlândia.



logopplware.png
 
Topo