A aviao reportou 37 incidentes com drones em 2017, mais do dobro face a 2016, segundo dados da Autoridade Nacional da Aviao Civil (ANAC), um ano aps a entrada em vigor do regulamento sobre a utilizao destes aparelhos


JusNet 25/2018

O regulamento da ANAC, em vigor desde 13 de janeiro de 2017, probe o voo de drones (veculo areo no tripulado) a mais de 120 metros de altura e nas reas de aproximao e de descolagem dos aeroportos.
Em 2013 e 2014 no h registos deste tipo de incidentes, enquanto em 2015 a ANAC recebeu reportes de cinco ocorrncias, nmero que mais do que triplicou para 17 em 2016.
Dos 37 incidentes reportados em 2017 - 36 pela aviao civil e um por um avio militar nacional -, a maioria aconteceu nas proximidades dos aeroportos de Lisboa e do Porto, onde estes aparelhos violaram o regulamento e apareceram na vizinhana, nos corredores areos de aproximao aos aeroportos ou na fase final de aterragem, a 400, 700, 900 ou a 1.200 metros de altitude, de acordo com alguns dos relatos das tripulaes.
No ano passado registaram-se 22 incidentes com drones nas proximidades do Aeroporto de Lisboa, 11 nas proximidades do Aeroporto do Porto, dois perto do Aerdromo de Cascais, um no Aeroporto da Madeira e houve um avio da Fora Area Portuguesa, um Hrcules C-130, que reportou, em junho, um drone a cerca de 450 metros vertical de Espinho, distrito de Aveiro.
Na resposta enviada agncia Lusa, a ANAC diz ainda que ao longo do ltimo ano instaurou 15 processos de contraordenao e reencaminhou nove queixas para o Ministrio Pblico.
Um dos incidentes de 2017 ocorreu em 10 de setembro, quando um A-320 da Easyjet descolou do Aeroporto do Porto, com destino ao aeroporto de Luton, Londres, reportou um drone no caminho de descolagem, a 750 metros de altitude.
Quatro dias antes, em 06 de setembro, um A-319 da TAP, proveniente de Madrid, cruzou-se com um drone a 430 metros de altitude, no momento em que o Airbus j estava na final para aterrar no Aeroporto de Lisboa.
Na ocasio, fontes aeronuticas disseram Lusa que o drone esteve a cerca de 30 metros da aeronave, na zona de Alcntara, obrigando a tripulao a realizar manobras de evaso para evitar a coliso com o aparelho, descrito pelos pilotos como sendo de dimenses considerveis.
Uma das ocorrncias mais graves verificou-se em 06 de agosto, quando a presena de um drone nas proximidades do Aeroporto de Lisboa obrigou dois voos a abortarem a aterragem, tendo um deles divergido para o Aeroporto do Porto.
Nesse dia, um avio da companhia area Ryanair, proveniente de Marselha, foi instrudo pela torre de controlo a abortar uma primeira aterragem quando j estava na fase final da mesma, tendo aterrado uns minutos depois sem qualquer problema.
O outro avio, da Easyjet, proveniente de Paris, depois de tambm ter abortado a aterragem, no seguimento das instrues dadas pelos controladores areos, optou por divergir para o Aeroporto do Porto.
A NAV Portugal, entidade responsvel pela gesto do trfego areo, acrescentou que as aterragens no Aeroporto de Lisboa estiveram suspensas entre as 18:40 e as 18:52 e que o incidente com o drone atrasou a aterragem de outros cinco voos.
Passado um ano, a ANAC faz um balao positivo da aplicao do regulamento, atendendo ao nmero de solicitaes recebido para realizao de voos, que carecem de autorizao, bem como para a clarificao de dvidas e esclarecimentos, notando um crescimento gradual da consciencializao para a utilizao segura e conforme destes aparelhos.
Neste perodo, o regulador respondeu a 1.479 pedidos de informao/esclarecimentos via email, emitiu 998 autorizaes para a operao de drones e indeferiu outras 64.
(12-1-2018 | Lusa)