• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Iniciante radioamador

David26738

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 21, 2018
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa noite pessoal.
Adquiri recentemente um Baofeng UV-5R, e sei de antemão que é fraco mas já foi o suficiente para despertar o "bichinho".
Queria saber a vossa opinião acerca do que poderei fazer com ele, acerca de equipamentos mais potentes (até 150€ num futuro próximo) e dicas de como me iniciar no mundo do radioamador. Temas como legislação, licenças, dicas de utilização, sites, tudo é bem-vindo porque estou mesmo mesmo mesmo a iniciar e nunca antes tive contacto com isto.

Obrigado.
 

golinho

GF Bronze
Entrou
Jun 7, 2012
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Olá amigo, desde já uma boa tarde, eu fui utilizador da banda do cidadão (Radio CB) durante muitos anos muito tempo antes de aparecer os primeiros telemóveis.
Na altura em que era preciso licença, esta era dada pelo ICP instituto das comunicações de Portugal e era paga 3 em 3 meses.
Agora pelo que sei já não é preciso as tais licenças, mas a maneira melhor de saber é ir a ANACOM e informar-se esta é a que trata agora das rádios comunicações.
Para ser Radio Amador tem que ir fazer exames tanto psicotécnicos como de eletrónica, e o primeiro estatuto (não sei se é um ano ou dois) é só radio escuta não pode falar depois á medida que vai subindo de posto vai poder falar bem como ter permição para outras bandas.
O melhor será começar pelos PMR ou CB depois sim pensar no Radio Amadorismo.
Um abraço cuidado com o bichinho e a vontade de querer chegar mais longe com uns bons lineares, isto é bonito e soudavel.
Numa altura de catástrofe ainda é o que nos safa os velhos CBs.
Abraços.
 
Topo