• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Diz-me que garfo usas e dir-te-ei o que vais comer

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
É um dos utensílios mais utilizados desde tempos remotos até aos dias de hoje. Mas as suas especificidades variam, tal como os seus formatos.



Garfos.jpg



Da esquerda para a direita: Garfo de ostras - O tamanho e forma determinam o uso do garfo: este é o mais indicado para retirar a ostra da sua concha; Garfo de cocktail - Também usado para carnes frias, este garfo art déco foi desenhado por Georg Jensen em 1930; Garfo de peixe - Os garfos de peixe e salada são muitas vezes semelhantes, pelo que podem ser utilizados com vários alimentos; Garfo de camarão - Este garfo mais longo permite que as pessoas sentadas à mesa espetem o camarão para o retirar da travessa. Garfo de servir - Os dentes planos e separados ajudam a servir carnes frias ou acompanhamentos fatiados como limões ou pickles. Garfo de sardinhas - Os dentes largos transportam, de forma intacta, os longos e planos filetes de peixe até à boca. Garfo de lagosta - O perfil particular deste garfo é ideal para retirar a carne de lagosta da sua casca. Garfo de polvo - No século XVIII, não se consumia muito polvo, mas os aperitivos de frutos do mar eram populares.






Apesar de os romanos já usaram espigões de metal para retirar os caracóis das carapaças, o garfo só se generalizou no século XVII. No final do século XIX, os faqueiros de luxo chegavam a ter 30 tipos de garfos, com vários modelos para camarão, sardinha, lagosta, vieira ou ostras.“Os americanos enlouqueceram com os garfos e estes tornaram-se indicadores de estatuto social”, diz Sarah Coffin, curadora no Museu de Design Cooper-Hewitt, em Nova Iorque.




Se o leitor encontrar vários garfos sobre a mesa, não tema. A regra básica é: comece com o que está mais distante do lado esquerdo e vá utilizando os que estão mais longe do prato.



NG_logo3.png
 

p.rodrigues

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2007
Mensagens
5,433
Gostos Recebidos
0
Nunca me preocupei com essa "ferramenta"... a característica desta para cada tipo de prato/comida. Aliás quando encontro mais que um agarro logo o mais convencional e outros "arrumo" para o lado. O mesmo com as facas... a que me parecer mais convencional e com melhor capacidade de corte, pois afinal é para isso que uma faca serve, é a escolhida.

É que eu com fome até bifes como!:msnm_com_br007-03:
 
Topo