A Skoda prepara mais um SUV para a sua gama de modelos, o terceiro para juntar ao Kodiaq e ao Karoq, estando o concept prestes a ser apresentado no Salão de Genebra, em março. Para já, sem nome, a marca checa denominou-o Vision X Concept. Contudo, numa abordagem distinta, este protótipo terá propulsão híbrida para “um estilo de vida urbano”.

A marca aplica, desta forma, os conceitos tradicionais de outros modelos neste novo ‘conjunto’, com proporções mais compactas e linhas horizontais que traçam um carácter muito forte. Sobretudo, quando surge associado a uma cor verde FlexGreen indicativa do seu sistema híbrido. Dispõe de para-choques distintos (na frente com uma abertura bastante larga), teto panorâmico e iluminação bipartida, num traço que é agora comum à Skoda.

O tejadilho com pintura contrastante em Antracite estabelece um visual mais irreverente, embora sejam as jantes de 20 polegadas que oferecem um maior impacto. Todo o desenho deste Vision X Concept teve inspiração no trabalho em vidro da arte checa.

A abordagem de um “crossover moderno” fica completa com um interior de desenho inovador para a Skoda, com um tablier de linhas horizontais, túnel central separado da consola e um ecrã tátil central de grandes dimensões, que permite acesso ao sistema de infoentretenimento. Alguns elementos produzidos em cristal são iluminados, o que associado ao ecrã central oferece iluminação ambiente no habitáculo.

Com este terceiro crossover, a Skoda procura chegar a novos clientes, mais jovens e que queiram uma nova abordagem de requinte. Em 2025, a marca do Grupo Volkswagen pretende ter já diversos veículos Plug-in e elétricos no mercado.


IN:MOTOR