• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

problema com automatismo portão Proteco

blackbass1685

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jan 27, 2018
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boas !

Tenho um portão de batente com duas folhas já há vários. Sem grandes problemas até á data com excepção de alguns inconvenientes por causa das fotocélulas, porque com lixo ou outras coisas deixavam de dar sinal constantemente. Outro problema é que os pilares não eram de esquadria e os ângulos de abertura não eram os ideiais e começavam as folhas a ficar dessincronizadas com o tempo.

Entretanto esses problemas pioraram no último ano, entretanto consegui resolver o problema dos pilares mas não os das fotocélulas. Resolvi desativar as fotocelulas e cometi o erro de desligar os fios sem tirar uma foto antes e para além disso desprogramei o comando. Entretanto agora consegui pôr os portões a funcionar como queria, o problema é que agora a placa não reconhece os comandos remotos, isto porque também desliguei ,sem saber o que fazia, o módulo receptor de sinal, e deduzo que seja por isso que o sinal não chega. Entretanto não sei como o voltar a ligar

A Central é um modelo Q26a da Proteco, não consigo encontrar manuais on-line para ela mas é muito similar á Q60a. Eu conseguir memorizar o comando, e quan do carrego no botão do comando pisca levemente a led na central mas não há o clic habitual nem qualquer movimento dos motores.


As minhas perguntas são duas :

- Dá para funcionar com os motores sem as fotocelulas certo? é que dão mais trabalho do que o que valem!



- o receptor tem 10 pernos de ligação (2 por cada canal) e mais dois que serão da alimentação. na central para dar sinal para abrir os portões basta unir os pernos 1 e 7. então como seriam as ligações no receptor para dar o sinal. e a alimentação achoq eu antes vinha das fotocélulas! sei que é dificil mas conseguem ajudar-me assim? e ainda faltaria programar o receptor para o comando. será melhor comprar outro? é que não consigo encontrar este modelo na net para perceber como fazer.

anexo esquema da central e foto do receptor.https://www.mhz.pt/wp-content/uploads/2014/10/Manual_Central_Q60A_Proteco.pdf


como podem ver nesse esquema da central , o que faz abrir o portão é conectar o terminal 1 e 8 da central. Então para isso eu teria que conectar esses terminais ao receptor e este serviria de interruptor , certo? e nesse caso ligaria estes dois fios a dois terminais de um dos canais do receptor? e a alimentação do receptor ? a que terminais devo fazer as ligações ? são estas as minhas dúvidas.IMG_20180127_204324.jpg


Obrigado desde já !
 

rsinfopc

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 2, 2018
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Sei que ja vai muito tarde mas pelo que vi no esquema que mandas tens de ter as fotocelulas "chantadas" se não as queres utilizar, ou seja, tens de meter um fio do pino 8 do terminal 2b para o pino 4 e 3 do terminal 2a, que é o mesmo que dizer que tens de ter o sinal das fotocelulas sempre fechado. Penso que isso seja um dos teus problemas, agora quanto ao sinal dos comandos não funcionarem.... só mesmo analizando o caso no local, o que não deve ser muito facil. espero ter ajudado em alguma coisa.
 
Topo