• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

SatLink

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Boa tarde, alguém sabe onde posso encontrar atualizações para os medidores e listas de satélites atualizadas?
Tenho um Satlink ws-6980.
Cumps.
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0

Sabes o que contém as atualizações, por exemplo se trazem listas de satélites atualizadas, correção de bugs, etc...?

O meu medidor apresenta algo estranho, tenho uma antena regulada e numa frequência tenho 12 dB que equivale a 80%, mas o medidor apresenta valores entre 11 dB e 13.5 dB e a percentagem ou é 67% ou 72%. Ao colocar uma antena, para a regular, assim que encontre algum sinal mostra 44% e conforme afino vai para os 55 e por fim 62 ou 67 ou 72. Será que com alguma atualização corrige isto?
Cumps.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Não encontrei qualquer informação sobre o que é que o software traz de novo e não conheço esse medidor para te responder a essas perguntas. Sorry.

DX2
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Tá aí o video do que eu falava:
[video=youtube;I3GPwAgAFdE]https://www.youtube.com/watch?v=I3GPwAgAFdE[/video]
Com um recetor vejo que o sinal está estável, apenas está assim no medidor.
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
E aqui está um bug ainda mais estranho:
[video=youtube;gneGDt_dNI8]https://www.youtube.com/watch?v=gneGDt_dNI8&feature=youtu.be[/video]
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
O medidor tem o oscilador da banda alta mal configurado: é 10600 MHz e não 10750 MHz. A frequência de downlink (12564) está correcta mas como o oscilador tem um desvio de 150 MHz dá-te essa frequência que não existe (12564 + 150 = 12714) e na frequência certa não tem sinal. : )

DX2
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
O medidor tem o oscilador da banda alta mal configurado: é 10600 MHz e não 10750 MHz. A frequência de downlink (12564) está correcta mas como o oscilador tem um desvio de 150 MHz dá-te essa frequência que não existe (12564 + 150 = 12714) e na frequência certa não tem sinal. : )

DX2

Obrigado pela tua resposta, mas quanto à questão de o sinal (dB) num recetor estar estável e no medidor estar a variar e não fazer a correta correspondencia entre os dB e a percentagem?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
Obrigado pela tua resposta, mas quanto à questão de o sinal (dB) num recetor estar estável e no medidor estar a variar e não fazer a correta correspondencia entre os dB e a percentagem?
Duvido muito que o receptor te dê o valor do MER. Eu pelo menos não conheço nenhum que dê essa informação. No exemplo do vídeo a instabilidade do MER poderia ser devido ao facto do oscilador da banda alta estar errado. Já experimentaste medir de novo com o valor do oscilador correcto?
Não percebi a parte de correspondência entre os dB e a percentagem. Quais dB e qual percentagem?

DX2
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Duvido muito que o receptor te dê o valor do MER. Eu pelo menos não conheço nenhum que dê essa informação. No exemplo do vídeo a instabilidade do MER poderia ser devido ao facto do oscilador da banda alta estar errado. Já experimentaste medir de novo com o valor do oscilador correcto?
Não percebi a parte de correspondência entre os dB e a percentagem. Quais dB e qual percentagem?

DX2

Já coloquei o oscilador de banda alta como disseste e acontece o mesmo.
A correspondencia de dB e percentagem que me refiro é por exemplo 12 dB é 80% de qualidade, o medidor apresenta 14.6dB correspondendo a 76%.
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
A correspondencia de dB e percentagem que me refiro é por exemplo 12 dB é 80% de qualidade, o medidor apresenta 14.6dB correspondendo a 76%.
Esses valores vêm nalguma tabela do próprio medidor ou derivam da tua observação? É que o MER nada tem a ver, nem tem qualquer relação, com a qualidade. O BER e o SNR é que têm mas esse medidor não me parece ter indicação do SNR.
Como é que esses valores se comportam quando medes outras frequências do mesmo satélite (da banda baixa, por exemplo) ou de outros satélites?

DX2
 

cr373

GF Prata
Entrou
Jul 10, 2014
Mensagens
415
Gostos Recebidos
0
Esses valores vêm nalguma tabela do próprio medidor ou derivam da tua observação? É que o MER nada tem a ver, nem tem qualquer relação, com a qualidade. O BER e o SNR é que têm mas esse medidor não me parece ter indicação do SNR.
Como é que esses valores se comportam quando medes outras frequências do mesmo satélite (da banda baixa, por exemplo) ou de outros satélites?

DX2

No manual de utilizador, numa imagem mostra a "Intensidade - 51 , PWR - 62 dByV , CN - 11.4dB" e "Qualidade - 80 , BER - 1.0E-9 , MER - 12.0dB".
Noutras frequências e noutros satélites funciona mais ou menos de forma idêntica.
Agora surgiu-me uma dúvida, quando num recetor (dreambox) tenho 78% de sinal (12.5dB), no medidor o MER apresenta valores entre 11.7dB e 13.2 dB e qualidade diz 76. Há alguma relação entre os valores do recetor e do medidor? No que consistem afinal os PWR, CN, BER, MER, SNR e que ligação têm com a intensidade e qualidade de sinal?
 

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Mensagens
5,504
Gostos Recebidos
2
No manual de utilizador, numa imagem mostra a "Intensidade - 51 , PWR - 62 dByV , CN - 11.4dB" e "Qualidade - 80 , BER - 1.0E-9 , MER - 12.0dB".
Ah, ok. Lá porque nessa imagem aparece assim não quer dizer que esses valores tenham qualquer relação entre eles. O sinal de cada transponder tem características próprias e o facto de eles terem valores diferentes não quer dizer que haja qualquer problema com o medidor. Ao afinar uma antena com uma determinada frequência deve-se tentar obter os valores máximos que essa frequência der e não uns quaisquer valores pré-definidos.

Agora surgiu-me uma dúvida, quando num recetor (dreambox) tenho 78% de sinal (12.5dB), no medidor o MER apresenta valores entre 11.7dB e 13.2 dB e qualidade diz 76. Há alguma relação entre os valores do recetor e do medidor? No que consistem afinal os PWR, CN, BER, MER, SNR e que ligação têm com a intensidade e qualidade de sinal?
Não há qualquer relação entre os valores do medidor e do receptor, excepto eventualmente no BER. Geralmente os receptores indicam um valor igual. Os 12.5dB que a Dreambox indica não dizem respeito ao MER - só o medidor é que tem capacidade de medir esse parâmetro do sinal digital, portanto não os podes comparar - e sinceramente, a qualidade medida em percentagens não me diz nada. O valor que um equipamento indica não tem qualquer relação com a verdadeira qualidade do sinal nem com o valor indicado por outro equipamento. Só porque a Dreambox indica 78% e o medidor indica 76% isso não quer dizer que um dos dois esteja a medir mal.

Em termos gerais, PWR, CN, SNR, BER, MER são:
- PWR: Ganho do sinal ou valor de amplificação do LNB.
- CN: Nunca consegui perceber o que é que isto indica mas tudo leva a crer que é apenas o SNR com outra designação.
- SNR: Signal-To-Noise-Ratio. Indica a relação entre o sinal e o ruído. Quanto maior é o valor em dB's, menor é o ruído. Este é um dos parâmetros que se deve ter sempre em conta, juntamente com o BER, porque são os que têm maior influência na qualidade do sinal.
- BER: Bit Error Rate. Indica a taxa de bits errados da transmissão em relação a uma determinada quantidade de bits correctos durante um determinado intervalo de tempo. Por exemplo, o valor 1.0E-9 que o teu medidor indica quer dizer que o sinal tem 1 bit errado por cada 1 bilião de bits correctos e é quase de certeza o valor do Post-BER (valor depois da correccção feita pelo medidor ou receptor). O valor do Pre-BER, o BER real do sinal, é em geral muito inferior, entre os 04 e os 06. O algarismo no final indica o número de zeros da unidade de medida de bits correctos: 09 = 1.000.000.000, 08 = 100.000.000, 07 = 10.000.000, 06 = 1.000.000, 05 = 100.000, 04 = 10.000 e por aí fora.
- MER: Modulation Error Ratio. Este parâmetro é uma espécie de SNR da modulação (QPSK ou 8PSK) e pouca influência tem no resultado final, é apenas indicativo. Se o SNR for bom, o MER também é bom.

DX2
 
Topo